Vol. 32 No. 01 (2023): Dossiê Temático: INFÂNCIA, GLOBALIZAÇÃO E NATUREZA: pesquisas, reflexões e cuidados às gerações futuras no presente de desigualdades e injustiças sociais, ambientais e climáticas

					View Vol. 32 No. 01 (2023): Dossiê Temático: INFÂNCIA, GLOBALIZAÇÃO E NATUREZA: pesquisas, reflexões e cuidados às gerações futuras no presente de desigualdades e injustiças sociais, ambientais e climáticas

A primeira edição deste ano conta com a publicação do dossiê intitulado Infância, globalização e natureza: pesquisas, reflexões e cuidados às gerações futuras no presente de desigualdades e injustiças sociais, ambientais e climáticas, organizado pelo professor Carlos Machado, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e pelas professoras Maria José Araújo, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, e Solana González Pensado, da Universidad de la República. Além disso, a edição conta com a publicação de 10 artigos na sessão de fluxo contínuo, os quais, imbricados nos convidam a continuar problematizando o campo educacional sob diferentes nuances.

Published: 2023-04-10

Apresentação

Dossiê temático

  • AS CRIANÇAS E O VENTO incursões no mundo da fantasia em prol do ambiente

    Maria José Araújo, Hugo Monteiro
    33-48
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.15026
  • “THAT PLACE HERE IS THE ISLAND” CHILDREN'S PERSPECTIVES ON FIELD SCHOOL BELONGING TO LITTORAL CONTEXT

    Gabrielle Lopes das Neves, Narjara Mendes Garcia
    49-73
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.15030
  • ESTUDO DO MEIO COMO ESPAÇO DE IMPLICAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL prospeções e propostas curriculares, organizacionais e políticas

    Pedro Duarte Pereira, Ana Isabel Moreira
    74-94
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.15021
  • CITY, CHILDREN AND ANIMALS Bad luck is not loving black kittens!

    Vânia Alves Martins Chaigar, Andriara Nunes Nunes
    95-115
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.15051
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL brinquedos e materiais para bebês e crianças bem pequenas

    Carolina Machado Castelli, Ana Cristina Coll Delgado
    116-145
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14995
  • EDUCAÇÃO BÁSICA reflexões no impedimento no ensino de ciências sobre a abordagem da experimentação

    Jany Fabia Ferreira, Lucilene da Silva Paes
    146-161
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.15062
  • A ESCOLA DA PÓS-MODERNIDADE E AS CRIANÇAS uma reflexão sob a óptica da educação ambiental e da revolução estética para o pós-pandemia

    Wagner Valente dos Passos
    162-182
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.15003
  • RESENHA: FEMINISMO PARA OS 99%

    Tainara Fernandes Machado
    183-187
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.15067

Artigos de fluxo contínuo

  • THEMATIC REPRESENTATION OF STUDIES ON SCIENCE EDUCATION possiblilities of interpretations from keywords in Zipf’ Law

    Deisiré Amaral Lobo, Regina Barwaldt
    188-214
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14051
  • DIALOGUE IN DIGITAL SOCIAL NETWORKS FOR EDUCATION an analysis based on Paulo Freire's reflections

    Maria Fernanda Moretti Schneider, Dilmeire Sant'anna Ramos Vosgerau, Luana Fonseca Duarte Fernandes
    215-238
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14173
  • RESTAURATIVE PRACTICES: peace building circles with and for the school community to address violence.

    Doriele Andrade Duvernoy, Gildo Lopes de Souza
    266-286
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14388
  • Português Português

    Jessica Alves da Costa, Português
    287-314
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14466
  • RELIGIOSITY, DISCIPLINE AND CONTROL IN SPACES OF FORMAL EDUCATION the production of docility of bodies by the school achitecture

    Victória Louise de Paula Santos Carminatti, Patrícia Gräff, Camila Caracelli Scherma
    287-314
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14425
  • ENTRE O DITO E O NÃO DITO Percepções e prática com leitura-escrita na pré-escola

    Leide Daiana Marques Silva, Sinara Almeida da Costa
    315-338
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14561
  • PLAYFULNESS, LITERACY AND LITERACY IN ELEMENTARY EDUCATION

    Sabrina Plá Sandini, Ketlyn Dessordi Paz
    339-363
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14404
  • TURMA MULTISSERIADA a cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensino

    Denise Reis, Nilvania Silva
    364-387
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14843
  • A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ARTICULADORA NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA

    Sandro de Castro Pitano, Julsemina Zilli Polesello
    388-409
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14625
  • Linguística e educação o ato de provocar para ensinar e aprender

    Valdeci Scaliante de Santana, Daniele
    410-424
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14479