A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ARTICULADORA NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14625

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica, Pedagogia de Projetos, Interdisciplinaridade, Ensino Fundamental, Formação continuada

Resumo

O artigo aborda o papel da coordenação pedagógica na implementação de políticas educacionais na escola. Por meio de entrevista coletiva, analisa a atuação das coordenadoras junto à rede municipal de educação de Nova Prata (RS), visando compreender como se processa a articulação com os professores, os desafios, os limites e as possibilidades para a implementação da Pedagogia de Projetos. Na fundamentação teórica, amparou-se em autores como Gallon, Rocha Filho e Machado (2017), Celestino (2013), Araújo e Ribeiro (2016) e Araújo, Martins e Rodrigues (2019), com ênfase no papel da coordenação pedagógica na escola, dialogando, também, com reflexões de Nóvoa (2002), Saviani (2006), Libâneo (2004) e Pimenta (1997).  Constatou-se a dificuldade de atuação interdisciplinar por parte dos professores, a necessidade de planejamento coletivo e de espaços e tempos destinados à formação como subsídio ao papel da coordenação. A função articuladora, assumida como hipótese de trabalho, confirmou-se ao longo da pesquisa, afirmando a coordenação como uma referência para a prática pedagógica dos professores diante dos desafios emergentes no cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Sandro de Castro Pitano, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Lider do Grupo de Pesquisa/CNPq Educação e pesquisa na América Latina: convergências teóricas e metodológicas. E-mail: scpitano@gmail.com.

Julsemina Zilli Polesello, Universidade de Caxias do Sul-UCS

Mestra em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), licenciada em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), professora da Rede Municipal de Educação de Nova Prata-RS. E-mail: jzpolesello1@ucs.br

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

de Castro Pitano, S., & Zilli Polesello, J. (2023). A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ARTICULADORA NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA. Momento - Diálogos Em Educação, 32(01), 388–409. https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14625