A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ARTICULADORA NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14625Palavras-chave:
Coordenação Pedagógica, Pedagogia de Projetos, Interdisciplinaridade, Ensino Fundamental, Formação continuadaResumo
O artigo aborda o papel da coordenação pedagógica na implementação de políticas educacionais na escola. Por meio de entrevista coletiva, analisa a atuação das coordenadoras junto à rede municipal de educação de Nova Prata (RS), visando compreender como se processa a articulação com os professores, os desafios, os limites e as possibilidades para a implementação da Pedagogia de Projetos. Na fundamentação teórica, amparou-se em autores como Gallon, Rocha Filho e Machado (2017), Celestino (2013), Araújo e Ribeiro (2016) e Araújo, Martins e Rodrigues (2019), com ênfase no papel da coordenação pedagógica na escola, dialogando, também, com reflexões de Nóvoa (2002), Saviani (2006), Libâneo (2004) e Pimenta (1997). Constatou-se a dificuldade de atuação interdisciplinar por parte dos professores, a necessidade de planejamento coletivo e de espaços e tempos destinados à formação como subsídio ao papel da coordenação. A função articuladora, assumida como hipótese de trabalho, confirmou-se ao longo da pesquisa, afirmando a coordenação como uma referência para a prática pedagógica dos professores diante dos desafios emergentes no cotidiano escolar.
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