Anúncios
Para informação sobre submissão de artigo clique em notícias na página inicial.-
2024-12-13
-
Chamada para cadastro de novos avaliadores
2024-12-12A Revista Momento: diálogos em Educação, periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), está cadastrando novos avaliadores. Para tanto, é necessário ter o título de doutor.
Sua contribuição é essencial para garantir a qualidade e a excelência das publicações.
Saiba mais sobre Chamada para cadastro de novos avaliadores
Os interessados em fazer parte da nossa lista de pareceristas, favor preencher o formulário, para que possamos realizar o cadastro em nosso sistema através do link: https://encurtador.com.br/OHaj9 -
Chamada para submissão de artigos para o dossiê "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: “NOVO” PARADIGMA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES?"
2024-08-13Chamada para submissão de artigos para o dossiê "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: “NOVO” PARADIGMA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES?" organizado pelas professoras Vera Lucia Martiniak (UEPG), Elaine Constant Pereira de Souza (UFRJ) e Maria Teresa Esteban do Valle (UFF).
Este dossiê pretende aprofundar o impacto de políticas de padronização curricular e da cultura da avaliação sobre a formação de professores, considerando os conceitos de “habilidades e competências”. Este tema vem se constituindo como objeto de estudo, logo, fonte de análise, por parte de um grupo de pesquisadores, nacionais e internacionais, em especial, diante da definição de novas políticas educacionais, tem influenciado a formação continuada de professores e a partir das competências e habilidades, assumem perspectivas meritocráticas tanto com os estudantes como com os professores. Atualmente, há muitas normatizações curriculares, dentre os quais podem ser citadas: diretrizes, parâmetros, orientações de documentos municipais e estaduais, entre outros, que enfatizam a necessidade dos professores para lidar com o desenvolvimento de habilidades e competências, bem como incluí-los como eixo norteador do currículo escolar. Da mesma forma, estes conceitos vêm sendo colocados como princípios formativos na formação de professores e são interpretados por formulários de políticas como essenciais para gerir “ambientes de aprendizagem” e o desempenho profissional.
Assim sendo, este dossiê propõe como analise a formação proposta para um “professor do futuro”, considerando políticas públicas em movimento, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil, observando os processos de apropriação, ressignificação e (re)interpretação gerados por professores envolvidos por esta política e outras igualmente significativas. Assim, este dossiê se inscreve na perspectiva de análises em respeito às concepções e perspectivas didático-pedagógicas presentes em políticas públicas educacionais, observando as representações docentes sobre estas propostas. Diferente de outros estudos, o dossiê privilegiará as análises sobre a criação de um paradigma formativo e seus possíveis impactos e desdobramentos sobre a docência e avaliação.Os artigos vinculados ao dossiê serão recebidos até 21.10.2024.
A submissão deverá ser feita na plataforma da revista na aba do dossiê correspondente:https://periodicos.furg.br/momento/about/submissions
Saiba mais sobre Chamada para submissão de artigos para o dossiê "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: “NOVO” PARADIGMA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES?" -
[PRORROGAÇÃO] Chamada para submissão de artigos para o dossiê "A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana"
2024-06-04Chamada para submissão de artigos para o dossiê "A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana" organizado pelas professoras Fabiana Celente Montiel (IFSul), Danielle Müller de Andrade (IFSul) e Diana Paula Salomão de Freitas (UFPEL).
Este dossiê busca contemplar estudos e pesquisas no campo das ciências humanas, área da educação, que tenham como premissa uma educação sensível e transformadora, pautada em práticas que promovam a reflexão a partir do contexto vivido, e o equilíbrio entre razão e emoção, a partir da perspectiva teórica de Paulo Freire e Pablo René Estévez.
Constituem os objetivos e eixos do dossiê:
1. Oferecer uma visão geral acerca de uma educação transformadora em termos de uma formação humanizante e humanizada, a partir de uma educação sensível, abordando fundamentos, saberes e práticas pedagógicas desenvolvidas em contextos escolares e não escolares.
2. Enfatizar a relevância e o significado de uma educação sensível em termos da formação integral humana para o enfrentamento da atual crise social e ambiental.
3. Destacar a relevância e a viabilidade de uma educação sensibilizadora pautada na sustentabilidade da condição humana.
4. Evidenciar a contribuição e o protagonismo de pesquisadores/as e acadêmicos/as de diferentes regiões do Brasil e de Cuba, como agentes promotores de uma educação sensível.Os artigos vinculados ao dossiê serão recebidos até 07.07.2024.
A submissão deverá ser feita na plataforma da revista na aba do dossiê correspondente:https://periodicos.furg.br/momento/about/submissions
Saiba mais sobre [PRORROGAÇÃO] Chamada para submissão de artigos para o dossiê "A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana" -
[PRORROGAÇÃO] Chamada para submissão de artigos para o dossiê " Políticas de educação especial e inclusão escolar em transversalidade às modalidades de ensino na educação básica- educação de jovens e adultos, educação profissional, educação indígena, educação quilombola e educação do campo"
2024-05-17Chamada para submissão de artigos para o dossiê " Políticas de educação especial e inclusão escolar em transversalidade às modalidades de ensino na educação básica- educação de jovens e adultos, educação profissional, educação indígena, educação quilombola e educação do campo", organizado pelas professoras Dra. Clarissa Haas (UFRGS) e Dra. Rosimar Serena Siqueira Esquinsani (UPF).
Este dossiê tem como objetivo central ampliar o debate no campo da pesquisa em educação sobre a dimensão da transversalidade da educação especial em relação às modalidades de ensino da educação básica, destacadas a seguir: Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação do Campo.
Assim, constituem os principais eixos temáticos de discussão:
- O direito à educação elaborado como justiça social aos estudantes público-alvo da Educação Especial cujos contextos singulares de vida os inscrevem como demandantes das modalidades de ensino da educação básica em evidência neste dossiê;
- A identificação do público-alvo da educação especial nas respectivas modalidades de ensino da educação básica em uma dimensão interseccional;
- A configuração política e pedagógica das modalidades de ensino em transversalidade à educação especial envolvendo distintos contextos escolares, sistemas e redes de ensino;
- Os desafios, tensões e perspectivas em relação à inclusão escolar do público-alvo da educação especial na Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação do Campo.Os artigos vinculados ao dossiê serão recebidos até 31.05.2024.
A submissão deverá ser feita na plataforma da revista na aba do dossiê correspondente:https://periodicos.furg.br/momento/about/submissions
Saiba mais sobre [PRORROGAÇÃO] Chamada para submissão de artigos para o dossiê " Políticas de educação especial e inclusão escolar em transversalidade às modalidades de ensino na educação básica- educação de jovens e adultos, educação profissional, educação indígena, educação quilombola e educação do campo" -
Chamada para submissão de artigos para o dossiê "A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana"
2024-04-02Chamada para submissão de artigos para o dossiê "A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana" organizado pelas professoras Fabiana Celente Montiel (IFSul), Danielle Müller de Andrade (IFSul) e Diana Paula Salomão de Freitas (UFPEL).
Este dossiê busca contemplar estudos e pesquisas no campo das ciências humanas, área da educação, que tenham como premissa uma educação sensível e transformadora, pautada em práticas que promovam a reflexão a partir do contexto vivido, e o equilíbrio entre razão e emoção.
Constituem os objetivos e eixos do dossiê:
1. Oferecer uma visão geral acerca de uma educação transformadora em termos de uma formação humanizante e humanizada, a partir de uma educação sensível, abordando fundamentos, saberes e práticas pedagógicas desenvolvidas em contextos escolares e não escolares.
2. Enfatizar a relevância e o significado de uma educação sensível em termos da formação integral humana para o enfrentamento da atual crise social e ambiental.
3. Destacar a relevância e a viabilidade de uma educação sensibilizadora pautada na sustentabilidade da condição humana.
4. Evidenciar a contribuição e o protagonismo de pesquisadores/as e acadêmicos/as de diferentes regiões do Brasil e de Cuba, como agentes promotores de uma educação sensível.Os artigos vinculados ao dossiê serão recebidos até 15.06.2024.
A submissão deverá ser feita na plataforma da revista na aba do dossiê correspondente:https://periodicos.furg.br/momento/about/submissions
Saiba mais sobre Chamada para submissão de artigos para o dossiê "A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana" -
Chamada para submissão de artigos para o dossiê "Políticas de educação especial e inclusão escolar"
2024-03-20Chamada para submissão de artigos para o dossiê " Políticas de educação especial e inclusão escolar em transversalidade às modalidades de ensino na educação básica- educação de jovens e adultos, educação profissional, educação indígena, educação quilombola e educação do campo", organizado pelas professoras Dra. Clarissa Haas (UFRGS) e Dra. Rosimar Serena Siqueira Esquinsani (UPF).
Este dossiê tem como objetivo central ampliar o debate no campo da pesquisa em educação sobre a dimensão da transversalidade da educação especial em relação às modalidades de ensino da educação básica, destacadas a seguir: Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação do Campo.
Assim, constituem os principais eixos temáticos de discussão:
- O direito à educação elaborado como justiça social aos estudantes público-alvo da Educação Especial cujos contextos singulares de vida os inscrevem como demandantes das modalidades de ensino da educação básica em evidência neste dossiê;
- A identificação do público-alvo da educação especial nas respectivas modalidades de ensino da educação básica em uma dimensão interseccional;
- A configuração política e pedagógica das modalidades de ensino em transversalidade à educação especial envolvendo distintos contextos escolares, sistemas e redes de ensino;
- Os desafios, tensões e perspectivas em relação à inclusão escolar do público-alvo da educação especial na Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação do Campo.Os artigos vinculados ao dossiê serão recebidos até 20.05.2024.
A submissão deverá ser feita na plataforma da revista na aba do dossiê correspondente:https://periodicos.furg.br/momento/about/submissions
Saiba mais sobre Chamada para submissão de artigos para o dossiê "Políticas de educação especial e inclusão escolar" -
Resultado Final do Edital de Propostas de dossiês temáticos (2024-2025)-Revista Momento
2023-12-12A Revista Momento-Diálogos em Educação agradece profundamente o envio das propostas de dossiês pela comunidade. Ao todo, recebemos 7 propostas de dossiês, das quais 6 foram aprovadas. Dada a qualidade das propostas enviadas, o Comitê Editorial decidiu por aceitar um número superior ao que estava previsto no edital uma vez que atenderam aos critérios previstos no Edital de chamada pública.
O resultado pode ser consultado abaixo.
Atenciosamente,
Editoras
Carol Braga Michel
Magda de Abreu Vicente
-
Retificação - Resultado da propostas de dossiê temático
2023-12-06O resultado das propostas de dossiê temático será divulgado pelo site da Revista Momento: diálogos em Educação até o dia 12 de dezembro de 2023.
Serão selecionadas 5 propostas, cujas publicações acontecerão nos volumes únicos, do ano de 2024 e 2025, de acordo com a ordem de classificação do processo seletivo.
Acesse o edital completo: https://periodicos.furg.br/momento/libraryFiles/downloadPublic/166
Saiba mais sobre Retificação - Resultado da propostas de dossiê temático -
Prorrogação de prazo para envio de propostas de Dossiê Temático (2024/2025)
2023-11-01A proposta de dossiê temático deve ser encaminhada pelo site da Revista Momento – Diálogos em Educação, por meio da opção “Dossiê Temático” até o dia 30 de novembro de 2023. O resultado será divulgado pelo site da Revista Momento: diálogos em Educação até o dia 05 de dezembro de 2023.
Serão selecionadas 5 propostas, cujas publicações acontecerão nos volumes únicos, do ano de 2024 e 2025, de acordo com a ordem de classificação do processo seletivo.
Acesse o edital completo: https://periodicos.furg.br/momento/libraryFiles/downloadPublic/166
Saiba mais sobre Prorrogação de prazo para envio de propostas de Dossiê Temático (2024/2025) -
Aberto o edital de seleção de propostas de dossiê para 2024/2025
2023-09-22A Revista Momento – Diálogos Educação publica o edital de seleção de propostas de dossiê temático.
Serão selecionadas 5 propostas, cujas publicações acontecerão nos volumes únicos, do ano de 2024 e 2025, de acordo com a ordem de classificação do processo seletivo.
A proposta de dossiê temático deve ser submetida no sistema da revista até o dia 06 de novembro de 2023, por meio da opção “Dossiê Temático”.
Acesse o edital completo:
Edital de propostas de dossiê -
Submissões abertas
2023-05-30A Revista Momento - Diálogos em Educação está com submissões abertas para artigos, resenhas e entrevistas com publicação prevista para o ano de 2024.
Para mais informações sobre as diretrizes de submissão, visite nosso site: https://periodicos.furg.br/momento
Saiba mais sobre Submissões abertas -
Resultado Final do Edital de Seleção de Propostas de Dossiê
2023-04-03O conselho editorial da Revista Momento - Diálogos em Educação, torna público o resultado final do Edital de Seleção de Propostas de Dossiê para o ano de 2023.
Saiba mais sobre Resultado Final do Edital de Seleção de Propostas de Dossiê -
Resultado Preliminar do Edital de Seleção de Propostas de Dossiê
2023-03-27O conselho editorial da Revista Momento - Diálogos em Educação, torna público o resultado preliminar do Edital de Seleção de Propostas de Dossiê para o ano de 2023.
-
RETIFICAÇÃO DO EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE DOSSIÊ PARA A REVISTA MOMENTO: DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO
2023-03-21A Revista Momento - Diálogos em Educação, retifica o Edital de Seleção de Propostas de Dossiê do ano de 2023.
No item: 1. DIRETRIZES GERAIS
Onde se lê:
1.5 O resultado será divulgado pelo site da Revista Momento: diálogos em Educação até o dia 20 de março de 2023.
Leia-se:
1.5 O resultado será divulgado pelo site da Revista Momento: diálogos em Educação até o dia 27 de março de 2023.
Saiba mais sobre RETIFICAÇÃO DO EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE DOSSIÊ PARA A REVISTA MOMENTO: DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO -
Prorrogação de prazo para envio de prospostas de Dossiê Temático
2023-01-30A proposta de dossiê temático deve ser encaminhada pelo site da Revista Momento – Diálogos em Educação, por meio da opção “Dossiê Temático” até o dia 01 de março de 2023. O resultado será divulgado pelo site da Revista Momento: diálogos em Educação até o dia 20 de março de 2023.
Serão selecionadas 6 propostas, cujas publicações acontecerão nos volumes únicos, do ano de 2023 e 2024, de acordo com a ordem de classificação do processo seletivo.
Acesse o edital completo: https://periodicos.furg.br/momento/libraryFiles/downloadPublic/136
-
Desejamos um ótimo natal e feliz ano novo!
2022-12-23 -
SUBMISSÕES SUSPENSAS
2022-12-05 -
ABERTO O EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE DOSSIÊ PARA 2023/2024
2022-12-05A Revista Momento – Diálogos Educação publica o edital de seleção de propostas de dossiê temático.
Serão selecionadas 6 propostas, cujas publicações acontecerão nos volumes únicos, do ano de 2023 e 2024, de acordo com a ordem de classificação do processo seletivo.
A proposta de dossiê temático deve ser submetida na plataforma da revista até o dia 30 de janeiro de 2023, por meio da opção “Dossiê Temático”.
Acesse o edital completo: https://periodicos.furg.br/momento/libraryFiles/downloadPublic/129
-
Aberto período de submissão de artigos (fluxo contínuo) para publicação em 2022
2021-11-22 -
Resultado da seleção das propostas de dossiê - próxima semana
2021-05-01Prezados
Informamos que o resultado das propostas dos dossiês aprovados, será divulgado na próxima semana por email aos responsáveis pela proposta. Desde já agradecemos a atenção.
Saiba mais sobre Resultado da seleção das propostas de dossiê - próxima semana -
EDITAL DE SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE DOSSIÊ TEMÁTICO - PRORROGADO ATÉ DIA 15 DE ABRIL
2021-01-091 DIRETRIZES GERAIS
1.1 A proposta de dossiê temático deve ser encaminhada pelo site da Revista Momento – Diálogos em Educação até o dia 15 de abril de 2021, por meio da opção “Dossiê Temático”.
1.2 O documento deve estar em formato .doc ou .docx.
1.3 As propostas submetidas passarão por processo seletivo organizado e coordenado pela Comissão Editorial da Revista Momento – Diálogos em Educação e pel@ editor/a convidad@.
1.4 Serão selecionadas 3 propostas, cujas publicações acontecerão nos volumes únicos, do ano de 2021, de acordo com a ordem de classificação do processo seletivo.
1.5 O resultado será divulgado pelo site da Momento – Diálogos em Educação até o dia 30 de abril de 2021.
1.6 O Calendário de submissão dos textos que compõem os dossiês aprovados será informado aos organizador@s, após a publicação do resultado. O prazo para submissão dos textos referentes ao primeiro número se extenderá por 30 dias, a contar da data de publicação do resultado.
Saiba mais sobre EDITAL DE SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE DOSSIÊ TEMÁTICO - PRORROGADO ATÉ DIA 15 DE ABRIL -
A Revista Momento - Diálogos em Educação, é avaliada pelo sistema Periódicos Qualis (quadriênio 2013-2016)
2017-07-07A Revista Momento - Diálogos em Educação é sediada no Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Ela tem como principal foco promover a discussão de temáticas relativas à formação de professoras/es e o cotidiano de instituições educacionais, a exemplo de escolas, universidades e movimentos sociais e populares, contribuindo para que o debate nestes específicos campos seja ampliado. A revista se insere nas áreas de Educação e Ensino. E-ISSN: 2316-3100 | Ano de criação: 1983 | Área do conhecimento: Ensino/Educação | Qualis: B2 (Educação) B3 (Ensino) A Revista Momento - Diálogos em Educação não realiza cobranças para submissão de artigos, bem como para sua publicação. Saiba mais sobre A Revista Momento - Diálogos em Educação, é avaliada pelo sistema Periódicos Qualis (quadriênio 2013-2016)