Announcements
Para informação sobre submissão de artigo clique em notícias na página inicial.-
2024-12-13
-
Chamada para cadastro de novos avaliadores
2024-12-12A Revista Momento: diálogos em Educação, periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), está cadastrando novos avaliadores. Para tanto, é necessário ter o título de doutor.
Sua contribuição é essencial para garantir a qualidade e a excelência das publicações.
Read more about Chamada para cadastro de novos avaliadores
Os interessados em fazer parte da nossa lista de pareceristas, favor preencher o formulário, para que possamos realizar o cadastro em nosso sistema através do link: https://encurtador.com.br/OHaj9 -
Chamada para submissão de artigos para o dossiê "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: “NOVO” PARADIGMA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES?"
2024-08-13Chamada para submissão de artigos para o dossiê "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: “NOVO” PARADIGMA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES?" organizado pelas professoras Vera Lucia Martiniak (UEPG), Elaine Constant Pereira de Souza (UFRJ) e Maria Teresa Esteban do Valle (UFF).
Este dossiê pretende aprofundar o impacto de políticas de padronização curricular e da cultura da avaliação sobre a formação de professores, considerando os conceitos de “habilidades e competências”. Este tema vem se constituindo como objeto de estudo, logo, fonte de análise, por parte de um grupo de pesquisadores, nacionais e internacionais, em especial, diante da definição de novas políticas educacionais, tem influenciado a formação continuada de professores e a partir das competências e habilidades, assumem perspectivas meritocráticas tanto com os estudantes como com os professores. Atualmente, há muitas normatizações curriculares, dentre os quais podem ser citadas: diretrizes, parâmetros, orientações de documentos municipais e estaduais, entre outros, que enfatizam a necessidade dos professores para lidar com o desenvolvimento de habilidades e competências, bem como incluí-los como eixo norteador do currículo escolar. Da mesma forma, estes conceitos vêm sendo colocados como princípios formativos na formação de professores e são interpretados por formulários de políticas como essenciais para gerir “ambientes de aprendizagem” e o desempenho profissional.
Assim sendo, este dossiê propõe como analise a formação proposta para um “professor do futuro”, considerando políticas públicas em movimento, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil, observando os processos de apropriação, ressignificação e (re)interpretação gerados por professores envolvidos por esta política e outras igualmente significativas. Assim, este dossiê se inscreve na perspectiva de análises em respeito às concepções e perspectivas didático-pedagógicas presentes em políticas públicas educacionais, observando as representações docentes sobre estas propostas. Diferente de outros estudos, o dossiê privilegiará as análises sobre a criação de um paradigma formativo e seus possíveis impactos e desdobramentos sobre a docência e avaliação.Os artigos vinculados ao dossiê serão recebidos até 21.10.2024.
A submissão deverá ser feita na plataforma da revista na aba do dossiê correspondente:https://periodicos.furg.br/momento/about/submissions
Read more about Chamada para submissão de artigos para o dossiê "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: “NOVO” PARADIGMA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES?" -
[PRORROGAÇÃO] Chamada para submissão de artigos para o dossiê "A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana"
2024-06-04Chamada para submissão de artigos para o dossiê "A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana" organizado pelas professoras Fabiana Celente Montiel (IFSul), Danielle Müller de Andrade (IFSul) e Diana Paula Salomão de Freitas (UFPEL).
Este dossiê busca contemplar estudos e pesquisas no campo das ciências humanas, área da educação, que tenham como premissa uma educação sensível e transformadora, pautada em práticas que promovam a reflexão a partir do contexto vivido, e o equilíbrio entre razão e emoção, a partir da perspectiva teórica de Paulo Freire e Pablo René Estévez.
Constituem os objetivos e eixos do dossiê:
1. Oferecer uma visão geral acerca de uma educação transformadora em termos de uma formação humanizante e humanizada, a partir de uma educação sensível, abordando fundamentos, saberes e práticas pedagógicas desenvolvidas em contextos escolares e não escolares.
2. Enfatizar a relevância e o significado de uma educação sensível em termos da formação integral humana para o enfrentamento da atual crise social e ambiental.
3. Destacar a relevância e a viabilidade de uma educação sensibilizadora pautada na sustentabilidade da condição humana.
4. Evidenciar a contribuição e o protagonismo de pesquisadores/as e acadêmicos/as de diferentes regiões do Brasil e de Cuba, como agentes promotores de uma educação sensível.Os artigos vinculados ao dossiê serão recebidos até 07.07.2024.
A submissão deverá ser feita na plataforma da revista na aba do dossiê correspondente:https://periodicos.furg.br/momento/about/submissions
Read more about [PRORROGAÇÃO] Chamada para submissão de artigos para o dossiê "A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana" -
[PRORROGAÇÃO] Chamada para submissão de artigos para o dossiê " Políticas de educação especial e inclusão escolar em transversalidade às modalidades de ensino na educação básica- educação de jovens e adultos, educação profissional, educação indígena, educação quilombola e educação do campo"
2024-05-17Chamada para submissão de artigos para o dossiê " Políticas de educação especial e inclusão escolar em transversalidade às modalidades de ensino na educação básica- educação de jovens e adultos, educação profissional, educação indígena, educação quilombola e educação do campo", organizado pelas professoras Dra. Clarissa Haas (UFRGS) e Dra. Rosimar Serena Siqueira Esquinsani (UPF).
Este dossiê tem como objetivo central ampliar o debate no campo da pesquisa em educação sobre a dimensão da transversalidade da educação especial em relação às modalidades de ensino da educação básica, destacadas a seguir: Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação do Campo.
Assim, constituem os principais eixos temáticos de discussão:
- O direito à educação elaborado como justiça social aos estudantes público-alvo da Educação Especial cujos contextos singulares de vida os inscrevem como demandantes das modalidades de ensino da educação básica em evidência neste dossiê;
- A identificação do público-alvo da educação especial nas respectivas modalidades de ensino da educação básica em uma dimensão interseccional;
- A configuração política e pedagógica das modalidades de ensino em transversalidade à educação especial envolvendo distintos contextos escolares, sistemas e redes de ensino;
- Os desafios, tensões e perspectivas em relação à inclusão escolar do público-alvo da educação especial na Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação do Campo.Os artigos vinculados ao dossiê serão recebidos até 31.05.2024.
A submissão deverá ser feita na plataforma da revista na aba do dossiê correspondente:https://periodicos.furg.br/momento/about/submissions
Read more about [PRORROGAÇÃO] Chamada para submissão de artigos para o dossiê " Políticas de educação especial e inclusão escolar em transversalidade às modalidades de ensino na educação básica- educação de jovens e adultos, educação profissional, educação indígena, educação quilombola e educação do campo" -
Chamada para submissão de artigos para o dossiê "A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana"
2024-04-02Chamada para submissão de artigos para o dossiê "A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana" organizado pelas professoras Fabiana Celente Montiel (IFSul), Danielle Müller de Andrade (IFSul) e Diana Paula Salomão de Freitas (UFPEL).
Este dossiê busca contemplar estudos e pesquisas no campo das ciências humanas, área da educação, que tenham como premissa uma educação sensível e transformadora, pautada em práticas que promovam a reflexão a partir do contexto vivido, e o equilíbrio entre razão e emoção.
Constituem os objetivos e eixos do dossiê:
1. Oferecer uma visão geral acerca de uma educação transformadora em termos de uma formação humanizante e humanizada, a partir de uma educação sensível, abordando fundamentos, saberes e práticas pedagógicas desenvolvidas em contextos escolares e não escolares.
2. Enfatizar a relevância e o significado de uma educação sensível em termos da formação integral humana para o enfrentamento da atual crise social e ambiental.
3. Destacar a relevância e a viabilidade de uma educação sensibilizadora pautada na sustentabilidade da condição humana.
4. Evidenciar a contribuição e o protagonismo de pesquisadores/as e acadêmicos/as de diferentes regiões do Brasil e de Cuba, como agentes promotores de uma educação sensível.Os artigos vinculados ao dossiê serão recebidos até 15.06.2024.
A submissão deverá ser feita na plataforma da revista na aba do dossiê correspondente:https://periodicos.furg.br/momento/about/submissions
Read more about Chamada para submissão de artigos para o dossiê "A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana" -
Chamada para submissão de artigos para o dossiê "Políticas de educação especial e inclusão escolar"
2024-03-20Chamada para submissão de artigos para o dossiê " Políticas de educação especial e inclusão escolar em transversalidade às modalidades de ensino na educação básica- educação de jovens e adultos, educação profissional, educação indígena, educação quilombola e educação do campo", organizado pelas professoras Dra. Clarissa Haas (UFRGS) e Dra. Rosimar Serena Siqueira Esquinsani (UPF).
Este dossiê tem como objetivo central ampliar o debate no campo da pesquisa em educação sobre a dimensão da transversalidade da educação especial em relação às modalidades de ensino da educação básica, destacadas a seguir: Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação do Campo.
Assim, constituem os principais eixos temáticos de discussão:
- O direito à educação elaborado como justiça social aos estudantes público-alvo da Educação Especial cujos contextos singulares de vida os inscrevem como demandantes das modalidades de ensino da educação básica em evidência neste dossiê;
- A identificação do público-alvo da educação especial nas respectivas modalidades de ensino da educação básica em uma dimensão interseccional;
- A configuração política e pedagógica das modalidades de ensino em transversalidade à educação especial envolvendo distintos contextos escolares, sistemas e redes de ensino;
- Os desafios, tensões e perspectivas em relação à inclusão escolar do público-alvo da educação especial na Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação do Campo.Os artigos vinculados ao dossiê serão recebidos até 20.05.2024.
A submissão deverá ser feita na plataforma da revista na aba do dossiê correspondente:https://periodicos.furg.br/momento/about/submissions
Read more about Chamada para submissão de artigos para o dossiê "Políticas de educação especial e inclusão escolar" -
Resultado Final do Edital de Propostas de dossiês temáticos (2024-2025)-Revista Momento
2023-12-12A Revista Momento-Diálogos em Educação agradece profundamente o envio das propostas de dossiês pela comunidade. Ao todo, recebemos 7 propostas de dossiês, das quais 6 foram aprovadas. Dada a qualidade das propostas enviadas, o Comitê Editorial decidiu por aceitar um número superior ao que estava previsto no edital uma vez que atenderam aos critérios previstos no Edital de chamada pública.
O resultado pode ser consultado abaixo.
Atenciosamente,
Editoras
Carol Braga Michel
Magda de Abreu Vicente
-
Retificação - Resultado da propostas de dossiê temático
2023-12-06O resultado das propostas de dossiê temático será divulgado pelo site da Revista Momento: diálogos em Educação até o dia 12 de dezembro de 2023.
Serão selecionadas 5 propostas, cujas publicações acontecerão nos volumes únicos, do ano de 2024 e 2025, de acordo com a ordem de classificação do processo seletivo.
Acesse o edital completo: https://periodicos.furg.br/momento/libraryFiles/downloadPublic/166
Read more about Retificação - Resultado da propostas de dossiê temático -
Prorrogação de prazo para envio de propostas de Dossiê Temático (2024/2025)
2023-11-01A proposta de dossiê temático deve ser encaminhada pelo site da Revista Momento – Diálogos em Educação, por meio da opção “Dossiê Temático” até o dia 30 de novembro de 2023. O resultado será divulgado pelo site da Revista Momento: diálogos em Educação até o dia 05 de dezembro de 2023.
Serão selecionadas 5 propostas, cujas publicações acontecerão nos volumes únicos, do ano de 2024 e 2025, de acordo com a ordem de classificação do processo seletivo.
Acesse o edital completo: https://periodicos.furg.br/momento/libraryFiles/downloadPublic/166
Read more about Prorrogação de prazo para envio de propostas de Dossiê Temático (2024/2025) -
Aberto o edital de seleção de propostas de dossiê para 2024/2025
2023-09-22A Revista Momento – Diálogos Educação publica o edital de seleção de propostas de dossiê temático.
Serão selecionadas 5 propostas, cujas publicações acontecerão nos volumes únicos, do ano de 2024 e 2025, de acordo com a ordem de classificação do processo seletivo.
A proposta de dossiê temático deve ser submetida no sistema da revista até o dia 06 de novembro de 2023, por meio da opção “Dossiê Temático”.
Acesse o edital completo:
Edital de propostas de dossiê -
Submissões abertas
2023-05-30A Revista Momento - Diálogos em Educação está com submissões abertas para artigos, resenhas e entrevistas com publicação prevista para o ano de 2024.
Para mais informações sobre as diretrizes de submissão, visite nosso site: https://periodicos.furg.br/momento
Read more about Submissões abertas -
Resultado Final do Edital de Seleção de Propostas de Dossiê
2023-04-03O conselho editorial da Revista Momento - Diálogos em Educação, torna público o resultado final do Edital de Seleção de Propostas de Dossiê para o ano de 2023.
Read more about Resultado Final do Edital de Seleção de Propostas de Dossiê -
Resultado Preliminar do Edital de Seleção de Propostas de Dossiê
2023-03-27O conselho editorial da Revista Momento - Diálogos em Educação, torna público o resultado preliminar do Edital de Seleção de Propostas de Dossiê para o ano de 2023.
-
RETIFICAÇÃO DO EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE DOSSIÊ PARA A REVISTA MOMENTO: DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO
2023-03-21A Revista Momento - Diálogos em Educação, retifica o Edital de Seleção de Propostas de Dossiê do ano de 2023.
No item: 1. DIRETRIZES GERAIS
Onde se lê:
1.5 O resultado será divulgado pelo site da Revista Momento: diálogos em Educação até o dia 20 de março de 2023.
Leia-se:
1.5 O resultado será divulgado pelo site da Revista Momento: diálogos em Educação até o dia 27 de março de 2023.
Read more about RETIFICAÇÃO DO EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE DOSSIÊ PARA A REVISTA MOMENTO: DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO -
Prorrogação de prazo para envio de prospostas de Dossiê Temático
2023-01-30A proposta de dossiê temático deve ser encaminhada pelo site da Revista Momento – Diálogos em Educação, por meio da opção “Dossiê Temático” até o dia 01 de março de 2023. O resultado será divulgado pelo site da Revista Momento: diálogos em Educação até o dia 20 de março de 2023.
Serão selecionadas 6 propostas, cujas publicações acontecerão nos volumes únicos, do ano de 2023 e 2024, de acordo com a ordem de classificação do processo seletivo.
Acesse o edital completo: https://periodicos.furg.br/momento/libraryFiles/downloadPublic/136
-
Desejamos um ótimo natal e feliz ano novo!
2022-12-23 -
SUBMISSÕES SUSPENSAS
2022-12-05 -
ABERTO O EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE DOSSIÊ PARA 2023/2024
2022-12-05A Revista Momento – Diálogos Educação publica o edital de seleção de propostas de dossiê temático.
Serão selecionadas 6 propostas, cujas publicações acontecerão nos volumes únicos, do ano de 2023 e 2024, de acordo com a ordem de classificação do processo seletivo.
A proposta de dossiê temático deve ser submetida na plataforma da revista até o dia 30 de janeiro de 2023, por meio da opção “Dossiê Temático”.
Acesse o edital completo: https://periodicos.furg.br/momento/libraryFiles/downloadPublic/129
-
Aberto período de submissão de artigos (fluxo contínuo) para publicação em 2022
2021-11-22 -
Resultado da seleção das propostas de dossiê - próxima semana
2021-05-01Informamos que o resultado das propostas dos dossiês aprovados, será divulgado na próxima semana por email aos responsáveis pela proposta. Desde já agradecemos a atenção.
Read more about Resultado da seleção das propostas de dossiê - próxima semana -
CALL FOR SUBMISSION OF THEMATIC DOSSIER PROPOSALS
2021-01-091 GENERAL GUIDELINES
Read more about CALL FOR SUBMISSION OF THEMATIC DOSSIER PROPOSALS
1.1 Thematic dossier proposals should be submitted to the site of the journal Momento -
Diálogos em Educação before March 30th, 2021 (use the link “Dossiê Temático”).
1.2 The format of the dossier should be either .doc or .docx.
1.3 After submission, proposals will go through a selection process organized and coordinated
by the Editorial Board of the journal Momento - Diálogos em Educação and by a guest editor.
1.4 Three proposals will be selected. They will be published in the 2021 issues in the
classification order of the selection process.
1.5 Results will be published in the site of the journal Momento - Diálogos em Educação before
April 15th, 2021.
1.6 Manuscript due dates will be informed to the dossier organizers after results are published.
The deadline of the manuscripts that will be published in the first issue is 30 days after result
publication. -
A Revista Momento - Diálogos em Educação, é avaliada pelo sistema Periódicos Qualis (quadriênio 2013-2016)
2017-07-07A Revista Momento - Diálogos em Educação é sediada no Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Ela tem como principal foco promover a discussão de temáticas relativas à formação de professoras/es e o cotidiano de instituições educacionais, a exemplo de escolas, universidades e movimentos sociais e populares, contribuindo para que o debate nestes específicos campos seja ampliado. A revista se insere nas áreas de Educação e Ensino. E-ISSN: 2316-3100 | Ano de criação: 1983 | Área do conhecimento: Ensino/Educação | Qualis: B2 (Educação) B3 (Ensino) A Revista Momento - Diálogos em Educação não realiza cobranças para submissão de artigos, bem como para sua publicação. Read more about A Revista Momento - Diálogos em Educação, é avaliada pelo sistema Periódicos Qualis (quadriênio 2013-2016)