Indexadores
Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista. No ato da submissão, os/as autores/as deverão indicar a modalidade do documento. Na ausência do comunicado, a equipe editorial tomará a decisão.
- A submissão deve possuir, no máximo, 3 autores/as. Salvo exceções, mediante justificativa no momento da submissão.
- No mínimo um(a) dos(as) autores deve possuir o título de doutor(a).
-
Os arquivos para submissão deverão estar em extensão .doc ou .docx (Word for Windows).
- A identificação de autoria do trabalho deverá ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo, desta forma, o critério de sigilo exigido para o processo de avaliação, por pares, às cegas. Em hipótese alguma, os/as autores/as podem se identificar no corpo do texto.
- Por política editorial, a publicação de artigos do/a mesmo/a autor/a deve obedecer ao intervalo de dois anos.
- Sobre endogenia: visando atender aos critérios de avaliação dos periódicos científicos adotados pelas bases indexadoras mais conceituadas, a Revista Momento − Diálogos em Educação limita-se a publicar, anualmente, 15% do número de artigos cujos autores/as ou coautores/as sejam vinculados à FURG.
- Para submissão de artigos na Revista Momento − Diálogos em Educação, é necessário o preenchimento de todos os campos solicitados. Submissões com campos deixados em branco não serão avaliados.
- No formulário de submissão, é imprescindível preencher os campos: nome completo, e-mail, país, link do Currículo Lattes, link do ORCID ID (o registro pode ser feito acessando https://orcid.org/), instituição e afiliação (por extenso e sigla). No resumo da biografia dos(as) autores(as) deve constar apenas: titulação máxima, graduação, instituição, grupo de pesquisa (se houver) e e-mail de contato, totalizando no máximo 4 linhas. Lembrando que pelo menos um dos/as autores/as deve possuir o título de doutor/a.
- Incluir o nome da agência financiadora e o número do processo, quando se aplicar ao caso.
- Se o artigo for aprovado para ser publicado, indicar se é baseado em tese/dissertação, colocando o título, o nome da instituição e o ano de defesa, em nota de rodapé.
- Enviar cópia do parecer do Comitê de Ética, quando se aplicar ao caso.
- Os artigos, as entrevistas e as resenhas submetidas para a Revista Momento − Diálogos em Educação deverão ser configuradas para papel A4, observando as seguintes orientações: margem direita/superior/inferior 2,5 cm; margem esquerda 3,0 cm; fonte Times New Roman no corpo 12, com espaçamento entre linhas 1,5 cm. Não deve ser utilizado espaçamento entre parágrafos.
- O artigo inédito, redigido em português, inglês ou espanhol, deve possuir entre 35.000 e 60.000 caracteres com espaço, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências. Deve apresentar título em português, espanhol e inglês, além de um resumo, também em português, espanhol e inglês, que deve possuir entre 100 e 250 palavras, com indicação de três a cinco palavras-chave, que constem no Thesaurus Brasileiro da Educação.
- A elaboração dos resumos, em inglês e espanhol, é de responsabilidade dos/as autores/as, sendo da responsabilidade dos mesmos a revisão do uso formal da língua.
- A resenha crítica de livro deve apresentar a apreciação acerca de uma obra recente ou de um clássico do campo da Educação, com destaque para sua contribuição e relevância. O texto deve conter até 12.000 caracteres, com espaços, apresentar referência completa da obra e não deve apresentar resumo.
- A entrevista poderá ser realizada com pesquisador/a reconhecid@ no campo da Educação, no Brasil ou exterior. Poderá ser apresentada em português, espanhol ou inglês. Sugere-se que sejam realizadas entre 5 e 8 questões, no máximo.
- O título dos artigos, das resenhas e das entrevistas devem estar em letras maiúsculas. Se houver subtítulo, após o uso de dois pontos ":", deve estar em letras minúsculas.
- Os subtítulos “Introdução”, “Fundamentação”, “Metodologia”, “Resultados e discussão” e “Considerações finais” poderão ser substituídos por outros equivalentes ou mais adequados à abordagem epistemológica-metodológica do trabalho. No entanto, é fundamental que, independente do subtítulo, o artigo explicite a Abordagem Metodológica, os objetivos e a justificativa, e inclua, ao final, o subtítulo “Referências”.
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Os artigos devem obrigatoriamente respeitar as normas vigentes da ABNT ou APA para citações e referências, organizados de acordo com o template da revista.
A revista disponibiliza os seguintes template:
Template para artigos (ABNT)
Template para resenhas (ABNT)
Template para entrevistas (ABNT)
Template para artigos (APA)
Template para resenhas (APA)
Template para entrevistas (APA)
- As figuras, quadros e tabelas devem ser incorporados ao texto, com as respectivas legendas, observando a formatação conforme o template da revista.
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O processo de avaliação
Os artigos, as resenhas e as entrevistas submetidas passam por uma revisão inicial (check-list) realizada pela Equipe de Edição que consiste em verificar:
A. A adequação do trabalho à linha editorial da revista, às normas de publicação, bem como à contribuição e qualidade do artigo para a revista e potencial de publicação.
B. Todos os trabalhos com software antiplágio CopySpider.
C. Os quesitos referentes aos/as autores/as (conforme item 7)
Nesta etapa, a situação da submissão no sistema é “Aguardando designação”. Trabalhos considerados inadequados serão rejeitados e arquivados mediante devida justificativa.
Os trabalhos que passaram pela triagem inicial, sem serem rejeitados, são encaminhados para a avaliação por pares, às cegas. Nesta etapa, a situação da submissão no sistema é “Em avaliação”. Após o parecer dos/as avaliadores/as, a decisão final retorna à Equipe Editorial.
Três decisões são possíveis:
A. a submissão é rejeitada e fundamentada com o parecer dos/as avaliadores/as;
B. a submissão é aceita, sem correções;
são solicitadas correções, que devem ser atendidas em determinado prazo, e serão, novamente, avaliadas para aceite ou rejeição definitivos.
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O processo de publicação
Os trabalhos aceitos no processo de avaliação passam à etapa de edição, para os ajustes finais da publicação. Com o sistema duplo-cego (blind review), os nomes dos/as pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se, também, os nomes dos/as autores/as.
Os/as autores/as devem preencher as declarações de direitos autorais, de responsabilidade pela revisão linguística e de responsabilidade pela tradução, anexando os arquivos na etapa de edição de texto.
- A Revista Momento incentiva os/as autores/as a publicar a versão do artigo em inglês. Cada versão do artigo publicado receberá um DOI. Os autores estão cientes e de acordo que é de sua responsabilidade providenciar a tradução do artigo.
- No caso de publicação da versão em inglês os/as autores/as ou tradutores/as devem preencher a declaração de responsabilidade pela tradução.
- Sugerimos que os/as autores/as que tenham interessem em publicar na revista leiam atentamente as normas e o template disponível. Caso permaneçam de dúvidas em relação ao processo de submissão: revistamomento@furg.br.
Declaração de Direito Autoral
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, no tocante a todo tipo de publicação vinculado a ela. Sendo assim, cabe aos autores responsabilizarem-se pela revisão linguística e ortográfica, bem como tradução para as línguas estrangeiras.
Após aprovado, junto a versão final do artigo (etapa de edição de texto), devem ser enviadas as seguintes declarações:
Declaração de concordância com a publicação
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.