Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista. No ato da submissão, @s autor@s deverão indicar a modalidade do documento. Na ausência do comunicado, a equipe editorial tomará a decisão.
  • A submissão deve possuir, no máximo, 3 autor@s, entre os quais, no mínimo, um/a deve ter título de doutor/a.
  • Os arquivos para submissão deverão estar em extensão .doc ou .docx (Word for Windows).
  • A identificação de autoria do trabalho deverá ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo, desta forma, o critério de sigilo exigido para o processo de avaliação, por pares, às cegas.
  • Por política editorial, a publicação de artigos d@ mesm@ autor/a deve obedecer ao intervalo de dois anos.
  • Sobre endogenia: visando atender aos critérios de avaliação dos periódicos científicos adotados pelas bases indexadoras mais conceituadas, a Revista Momento − Diálogos em Educação limita-se a publicar, anualmente, 15% do número de artigos cujos autor@s ou co-autor@s sejam vinculados à FURG.
  • Para submissão de artigos na Revista Momento − Diálogos em Educação, É NECESSÁRIO O PREENCHIMENTO DE TODOS OS CAMPOS SOLICITADOS. Submissões com campos deixados em branco não serão avaliados. No formulário de submissão, é imprescindível preencher os campos “URL”, indicando link para o currículo Lattes, o “ORCID” (o registro pode ser feito, acessando https://orcid.org/), a “Instituição/Afiliação” (entre 3 e 5 linhas), o “Resumo da biografia” (constando a formação e a titulação, em até 5 linhas) e a “Mensagem à Equipe Editorial” (informando a modalidade a qual destina-se o documento).
  • Os artigos, as entrevistas e as resenhas submetidas à Revista Momento − Diálogos em Educação deverão ser configuradas para papel A4, observando as seguintes orientações: margem direita/superior/inferior 2,5 cm; margem esquerda 3,0 cm; fonte Times New Roman no corpo 12, com espaçamento entre linhas 1,5 cm. Não deve ser utilizado espaçamento entre parágrafos.
  • O artigo INÉDITO, redigido em português, inglês ou espanhol, deve possuir entre 35.000 e 60.000 caracteres, com espaço, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências. Deve apresentar título em português, espanhol e inglês, além de um resumo, também em português, espanhol e inglês, que deve possuir entre 100 e 250 palavras, com indicação de três a cinco palavras-chave, que constem no Thesaurus Brasileiro da Educação.
  • A resenha crítica de livro deve apresentar a apreciação acerca de uma obra recente ou de um clássico do campo da Educação, com destaque para sua contribuição e relevância. O texto deve conter até 12.000 caracteres, com espaços, e apresentar referência completa da obra.
    A resenha e a entrevista devem ser configuradas para papel A4, observando as seguintes orientações: margem direita/superior/inferior 2,5 cm; margem esquerda 3,0 cm; fonte Times New Roman no corpo 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm. Não deve ser utilizado espaçamento entre parágrafos.
  • A entrevista poderá ser realizada com pesquisador/a reconhecid@ no campo da Educação, no Brasil ou exterior. Poderá ser apresentada em português, espanhol ou inglês. Sugere-se que sejam realizadas entre 5 e 8 questões, no máximo.
  • O título do trabalho deve estar em letras maiúsculas. Se houver subtítulo, após o uso de dois pontos ":", deve ser utilizado, apenas, letras minúsculas. Os subtítulos “Introdução”, “Fundamentação”, “Metodologia”, “Resultados e discussão” e “Considerações finais” poderão ser substituídos por outros equivalentes ou mais adequados à abordagem epistemológica-metodológica do trabalho. No entanto, é fundamental que, independente do subtítulo, o artigo explicite a Abordagem Metodológica, os Objetivos e a justificativa, e inclua, ao final, o subtítulo “Referências”.
  • Os artigos escritos, em português, devem, obrigatoriamente, respeitar as normas da ABNT para a elaboração das “Referências” e citações, no corpo do artigo. Os artigos escritos, em espanhol ou em inglês, podem utilizar as normas da APA.
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) devem estar ativos e prontos para clicar. A data de acesso deve ser indicada.
  • As figuras, quadros e tabelas devem ser incorporados ao texto, com as respectivas legendas.
  • A elaboração dos textos, em inglês e espanhol, é de responsabilidade d@s autor@s, cabendo à autoria a revisão do uso formal da língua.
  • Nas citações (a partir de quatro linhas), o recuo é de 4 cm da margem esquerda, o espaçamento é simples e a fonte é 11.
  • As menções de autor@s nos textos escritos em português subordinar-se-ão às Normas Técnicas da ABNT − NBR 10520, agosto 2002. Exemplos:

    Citação Direta: (GARCIA, 2001, p. 73); Garcia (2001, p. 68).

    Citação Indireta: (GARCIA, 2001); Garcia (2001).
  • As notas devem ter caráter, unicamente, explicativa e constar como nota de rodapé, em Times New Roman, tamanho 10.
  • Deve-se registrar, nas referências, SOMENTE, @s autor@S citad@s no corpo do texto. Arrolar somente as referências citadas no texto.
  • As referências, no final do texto, precisam obedecer às Normas Técnicas da ABNT, NBR 6023, de novembro de 2018.
  • Antes do envio para @s avaliador@s, o artigo deverá estar em consonância com o que prescreve estas normas da revista para submissão de documentos.
  • O processo de avaliação e publicação

    Os artigos, as resenhas e as entrevistas submetidas passam por três fases:
    1) a primeira consiste na triagem realizada pela Equipe de Edição, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista, às normas de publicação, bem como à contribuição e qualidade do artigo para a revista, e ao potencial de publicação; 2) verificação de todos os trabalhos com software antiplágio CopySpider (versão gratuita). Os quesitos referentes @s autor@s, também serão considerados. Nesta etapa, a situação da submissão no sistema é “Aguardando designação”. Trabalhos considerados inadequados são rejeitados nesta etapa. Na segunda fase, os trabalhos que passaram pela triagem inicial, sem serem rejeitados, são encaminhados para a avaliação por pares, às cegas. Nesta etapa, a situação da submissão no sistema é “Em avaliação”. Após o parecer d@s avaliador@s, a decisão final volta à Equipe Editorial.

    Três decisões são possíveis:

    A. a submissão é rejeitada e fundamentada com o parecer d@s avaliador@s;

    B. a submissão é aceita, sem correções;

    C. são solicitadas correções, que devem ser atendidas em determinado prazo, e serão, novamente, avaliadas para aceite ou rejeição definitivos.
    Os trabalhos aceitos no processo de avaliação passam à etapa de edição, para os ajustes finais da publicação. Com o sistema duplo-cego (blind review), os nomes d@s pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se, também, os nomes d@s autor@s. Portanto, ao submeter o artigo no sistema, é indispensável o anonimato de autoria. Em hipótese alguma, o/a(s) autor(es/as) pode(m) se identificar no corpo do texto.

    Caso necessário, o artigo aprovado será submetido a pequenas correções visando à melhoria do texto.
    No caso de artigo rejeitado, por não atender ao Foco e Escopo ou às Normas da Revista, este será arquivado.
  • Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais, assinada pelos autores.
  • Verificar se o artigo atende a todas as normas exigidas por esta revista.
  • Certificar-se de estão completas as informações de legendas das figuras e tabelas.
  • Incluir o nome da agência financiadora e o número do processo.
  • Indicar se o artigo é baseado em tese/dissertação, colocando o título, o nome da instituição e o ano de defesa, em nota de rodapé.
  • Enviar cópia do parecer do Comitê de Ética, quando se aplicar o caso.
  • Verificar se as referências estão citadas no texto.
  • Incluir permissão de editores para reprodução de figuras ou tabelas publicadas.
  • Os autores estão cientes e de acordo que, em alguns casos, é de sua responsabilidade providenciar uma versão em inglês do artigo, conforme as normas da Revista.

Diretrizes para Autores

O artigo deve ser submetido, conforme o modelo ou template, disponível no arquivo que segue. É obrigatório seu uso para a adequação às normas da Revista. MODELO DE ARTIGO PARA SUBMISSÃO Normas editoriais para publicação na Revista Momento − Diálogos em Educação nas modalidades: Artigos de fluxo contínuo. Dossiês temáticos. Resenhas. Entrevistas. Como parte do processo de submissão, ficam @s autor@s responsabilizad@s por verificar a conformidade da submissão, em relação ao Foco, ao Escopo da Revista e aos critérios expressos no item Processo de Avaliação pelos Pares. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão arquivadas automaticamente.

Expediente

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Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.