RELIGIOSIDADE, DISCIPLINA E CONTROLE EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL

a produção da docilidade dos corpos pela arquitetura escolar

Autores

  • Victória Louise de Paula Santos Carminatti Universidade Federal da Fronteira Sul https://orcid.org/0000-0002-6829-5672
  • Patrícia Gräff Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Camila Caracelli Scherma Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14425

Palavras-chave:

Espaço Escolar. Arquitetura Escolar. Disciplinamento. Controle. Políticas Educacionais.

Resumo

A partir da análise da arquitetura e da organização do espaço escolar, este artigo busca problematizar a disciplina e a religiosidade como estratégias de controle sobre os discentes que integram instituições públicas de Educação Básica e de Educação Superior. Para tanto, através da fotografia de cinco instituições de educação formal, pesquisa os espaços escolares e constrói, junto a autores que estudam a escola, a religiosidade, o poder disciplinar e o discurso compreensões sobre a produção da docilidade do corpo dos escolares. Por meio das imagens, mostra espaços planejados para exercer limites, regras de condutas, hierarquia e vigilância excessiva. Nas instituições pesquisadas circulam discursos verbais e não-verbais que auxiliam na manutenção da ordem das coisas e atuam na produção do poder disciplinar. O corpo útil e obediente que o poder disciplinar fabrica é muito semelhante ao indivíduo eficiente e resiliente que a globalização econômica incentiva atualmente. As conclusões indicam que a instituição escolar apresenta dificuldades de se afastar da especificidade religiosa que a criou, atualmente voltando a explicitar interesses religiosos defendidos na agenda educacional.

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Biografia do Autor

Victória Louise de Paula Santos Carminatti, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul. E-mail de contato: carminattii.victoria@gmail.com 

Patrícia Gräff, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal da Fronteira Sul. E-mail de contato: patricia.graff@uffs.edu.br

Camila Caracelli Scherma, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Graduada em Letras - Português e Inglês, pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal da Fronteira Sul. E-mail de contato: camila.scherma@uffs.edu.br

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

de Paula Santos Carminatti, V. L., Gräff, P., & Caracelli Scherma, C. (2023). RELIGIOSIDADE, DISCIPLINA E CONTROLE EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL: a produção da docilidade dos corpos pela arquitetura escolar. Momento - Diálogos Em Educação, 32(01), 287–314. https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14425