EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

brinquedos e materiais para bebês e crianças bem pequenas

Autores

  • Carolina Machado Castelli Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) https://orcid.org/0000-0002-4643-1338
  • Ana Cristina Coll Delgado Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC )

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14995

Palavras-chave:

Criança da Primeira Infância. Educação da Primeira Infância. Prática de Educação Ambiental.

Resumo

Este texto discute a proposição de materiais e brinquedos no contexto da creche, considerando preocupações ambientais e a importância de uma maior aproximação entre infância e educação infantil com a natureza. O referencial teórico do estudo se sustentou na filosofia de Espinosa, na Psicologia Histórico-Cultural pelos estudos de Vigotski, e de autores que discutem a relação entre crianças e natureza. Foi desenvolvida uma pesquisa de campo inspirada na proposta de investigação com crianças em contexto de Graue e Walsh (2003), também atenta aos princípios da etnografia e da abordagem da pesquisa qualitativa. Evidenciou-se que, além da possibilidade de brincar na e com a natureza cotidianamente, a aproximação entre bebês e crianças bem pequenas com a natureza pode ser materializada de diversas formas no que tange às propostas desenvolvidas, como por meio da escolha e proposição de brinquedos e materiais. Pelas análises desenvolvidas, entendeu-se que materiais ou brinquedos não estruturados, da natureza, carregam, além de proximidade com princípios da educação ambiental, uma maior abertura em termos de sua utilização e até mesmo na criação de outros brinquedos. E a natureza, irrepetível na sua apresentação, nutre as ações das crianças com possibilidades de exploração e criação.

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Biografia do Autor

Carolina Machado Castelli, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Pedagoga na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Participante do Grupo de Pesquisa Crianças, Infâncias e Culturas – CIC. E-mail: m.carolinacastelli@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/8232213854803410

Ana Cristina Coll Delgado, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC )

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC e professora aposentada da UFPel. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Crianças, Infâncias e Culturas – CIC. E-mail: anacoll@uol.com.br

http://lattes.cnpq.br/2435682042060684

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Machado Castelli, C., & Coll Delgado, A. C. (2023). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: brinquedos e materiais para bebês e crianças bem pequenas. Momento - Diálogos Em Educação, 32(01), 116–145. https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14995