LUDICIDADE, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14404Palavras-chave:
Alfabetização, Ensino Fundamental, LudicidadeResumo
O objetivo desta pesquisa é elucidar a importância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento no Ensino Fundamental. Considerando que diferentes estudos já foram realizados a partir desta temática, entre os quais podemos destacar os trabalhos de Kishimoto (2011; 2014) e Dinello (1984), para complementar este trabalho, contamos com os escritos de Soares e Batista (2005; 2010), Cagliari (1982) e Emília Ferreiro (2017), os quais se dedicam a pensar os processos de alfabetização e letramento. Nos baseando nos princípios epistemológicos desses autores é possível sustentar que as práticas lúdicas, em contexto escolar, podem contribuir com o processo de alfabetização tornando o mesmo mais prazeroso e significativo, levando em consideração sua complexidade. Imbuindo-nos em tais teorias, o estudo faz a reflexão sobre qual a percepção dos professores (as) alfabetizadores (as) em relação às contribuições da ludicidade para o processo de alfabetização e letramento. Esta pesquisa possui um caráter exploratório e descritivo, caracterizada como uma pesquisa qualitativa, utilizando um questionário destinado aos (às) professores (as) de turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. A partir dos resultados obtidos, foi possível observar que por meio da inserção da ludicidade na prática cotidiana, a aprendizagem dos alunos se tornaealmente significativa e prazerosa, proporcionando um desenvolvimento integral aos mesmos. Porém, estas práticas demandam mais tempo do (a) professor (a) para planejá-las, confeccioná-las e aplicá-las, fatores que dificultam sua utilização, mas que são imprescindíveis mesmo que usadas poucas vezes.
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