LUDICIDADE, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14404

Palavras-chave:

Alfabetização, Ensino Fundamental, Ludicidade

Resumo

O objetivo desta pesquisa é elucidar a importância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento no Ensino Fundamental. Considerando que diferentes estudos já foram realizados a partir desta temática, entre os quais podemos destacar os trabalhos de Kishimoto (2011; 2014) e Dinello (1984), para complementar este trabalho, contamos com os escritos de Soares e Batista (2005; 2010), Cagliari (1982) e Emília Ferreiro (2017), os quais se dedicam a pensar os processos de alfabetização e letramento.  Nos baseando nos princípios epistemológicos desses autores é possível sustentar que as práticas lúdicas, em contexto escolar, podem contribuir com o processo de alfabetização tornando o mesmo mais prazeroso e significativo, levando em consideração sua complexidade. Imbuindo-nos em tais teorias, o estudo faz a reflexão sobre qual a percepção dos professores (as) alfabetizadores (as) em relação às contribuições da ludicidade para o processo de alfabetização e letramento. Esta pesquisa possui um caráter exploratório e descritivo, caracterizada como uma pesquisa qualitativa, utilizando um questionário destinado aos (às) professores (as) de turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. A partir dos resultados obtidos, foi possível observar que por meio da inserção da ludicidade na prática cotidiana, a aprendizagem dos alunos se tornaealmente significativa e prazerosa, proporcionando um desenvolvimento integral aos mesmos. Porém, estas práticas demandam mais tempo do (a) professor (a) para planejá-las, confeccioná-las e aplicá-las, fatores que dificultam sua utilização, mas que são imprescindíveis mesmo que usadas poucas vezes.

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Biografia do Autor

Sabrina Plá Sandini, UNICENTRO/ PUCPR

 Professoraa do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/Paraná. Doutora em Ciências de La Educación (UNLP/Argentina) e Mestre em Educação (UEPG). Membro do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do professor e Representações Sociais (POFORS-PUCPR) e  do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil da UNICENTRO-GEPEDIN. E-mail de contato: sabrinapla@gmail.com

Ketlyn Dessordi Paz, UNICENTRO

Professora da educação básica na escola Rural Municipal Santa Lúcia no município de Coronel Vivida. Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO/PR. Membro do grupo de estudos e pesquisa em educação infantil - GEPEDIN. 

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Plá Sandini, S., & Dessordi Paz, K. (2023). LUDICIDADE, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Momento - Diálogos Em Educação, 32(01), 339–363. https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14404