v. 25 n. 2 (2020)

					Visualizar v. 25 n. 2 (2020)
Publicado: 2020-08-31

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Carlos da Revista Roberto Machado, Gisleine da Cruz Portugal, Sérgio Botton Barcellos
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11866

Dossiê: Pesquisas e Práticas em Educação Ambiental e Educação do Campo

  • Apresentação do "Dossiê: Pesquisas e Práticas em Educação Ambiental e Educação do Campo"

    Vanessa Andreoli, Marcelo Gules Borges
    3-18
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11874
  • Práticas educativas de introdução a agroecologia nas escolas itinerantes do campo no Paraná

    Valter de Jesus Leite, Luiz Arthur Conceição
    19-49
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11529
  • A ambientalização do currículo em escolas próximas à unidades de conservação

    Taís Cristine Ernst Frizzo
    50-72
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11456
  • A educação ambiental nas práticas pedagógicas dos professores em escola do campo de um município da região metropolitana de Curitiba

    Maria Helena Costa Nascimento, Maria Arlete da Rosa, Josmaria Lopes de Morais
    73-103
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11535
  • A educação ambiental e a educação do campo diante das interferências do agronegócio: compreensões de professores de escolas públicas

    Carolina Borghi Mendes, Jorge Sobral da Silva Maia
    104-126
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11500
  • As repercussões da educação ambiental numa escola do campo capixaba

    Ramofly Bicalho, Rainei Rodrigues Jadejiski
    127-150
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11278
  • A Escola Família Agrícola Belo Monte e a pedagogia da alternância em uma educação para a sustentabilidade da vida

    Janinha Gerke, Simone Ferreira Angelo, Edson Moreno Canchilheri
    151-175
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11508
  • O trabalho como princípio educativo ambiental

    Emilio Romanini Netto
    176-206
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11505
  • Práticas de educação ambiental em escolas ribeirinhas de Porto Velho, RO

    Clarides Henrich de Barba, Mathêus Sampaio da Silva Lima, Renata da Silva Nobre
    207-232
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11548
  • O movimento dos atingidos por barragens e o enfrentamento de desastre ambiental: uma aproximação prática da educação ambiental e do campo

    Diógenes Valdanha Neto, Pedro Roberto Jacobi
    233-261
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11385
  • Fundamentos para a educação ambiental crítica nos cursos de licenciatura em educação do campo: a experiência da UFBA

    Magno da Conceição Peneluc, Edilson Fortuna de Moradillo, Rafael Moreira Siqueira
    262-288
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11412
  • Produção textual em educação do campo no PIBID interdisciplinar em educação ambiental: a formação de intelectuais transformadores

    Silvana do Nascimento Silva, Viviane Pereira Santos
    289-309
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11419
  • Educação ambiental, educação do campo e ambientalização escolar: diálogos entre diversas paisagens escolares

    Yanina Micaela Sammarco, Ivan Borroto Rodriguez, Carina Catiana Foppa
    310-340
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11521
  • O currículo do Projovem Campo-MT e o diálogo com a educação ambiental: desafios entre políticas e práticas camponesas

    Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, Michele Tomoko Sato, Imara Pizzato Quadros
    341-368
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11200
  • Entre a educação ambiental e a agroecologia:um olhar sobre Escolas Famílias Agrícolas (EFAs)

    Mariana Petri, Alexandre Brasil Fonseca
    369-392
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11546
  • O que dizem as políticas e pesquisas brasileiras (2015 -2020) em educação ambiental e educação do campo?

    Mariana de Oliveira Tozato
    393-416
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11295
  • Educação ambiental dialógico-crítica e educação do campo: buscando caminhos contra hegemônicos

    Caroline Lins Ribeiro Ferreira, Kelci Anne Pereira, Amadeu Montagnini Logarezzi
    417-447
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11517
  • A relação da Educação Ambiental com a Educação do Campo: aspectos identificados a partir de publicações em periódicos de Educação Ambiental

    Jonielton Oliveira Dantas, Maria José Nascimento Soares, Marília Barbosa dos Santos
    448-480
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11328

Estudo sobre o perfil dos egressos do PPGEA - FURG

Artigos

  • Pescadores e botos: histórias de uma conexão em rede

    Elisa Berlitz Ilha, Camila Thiesen Rigon, Dandara Rodrigues Dorneles, Yuri Roxo de Camargo, Eunice Aita Isaia Kindel, Ignacio Benites Moreno
    512-535
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8536
  • Atividade prática de educação ambiental em espaço não formal: aspectos da bacia hidrográfica como tema gerador

    Benjamin Carvalho Teixeira Pinto, Geysa da Silva Camilo
    536-558
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8212
  • Proposta de uma Trilha Interpretativa no Parque Estadual do Itacolomi como Recurso para Promoção da Educação Ambiental

    Laressa Pereira Silva, Talita Valadares, Josâne Geralda Barbosa, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
    559-580
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8479
  • Acontece de tudo lá no quintal da escola

    Hildegard Susana Jung, Patrícia Rodrigues de Almeida, Charlene Bitencourt Soster Luz
    581-600
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.9694
  • Análise dos programas de educação ambiental no licenciamento de atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural

    Leonardo Oliveira Da Silva, Jucicleide Gomes da Silva Souza, Rosane Manhães Prado
    601-617
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8558
  • As representações sociais de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável nas pesquisas em ensino de ciências: uma avaliação das publicações em periódicos nacionais de 1996 a 2018

    Diogo de Souza Lindenmaier, Maria Rosa Chitolina
    617-643
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.9666
  • Elementar meu caro ...

    Luís Carlos Araújo Moraes
    644-662
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.10884
  • Participação em atividades de educação ambiental: indícios de sua qualificação a partir de uma investigação-ação no arquipélago de Fernando de Noronha - PE

    Vivian Battaini, Isabela Kojin Peres, Marcos Sorrentino
    663-693
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.9076
  • A percepção ambiental de professores do ensino fundamental sobre o tráfico e a proteção à fauna em três municípios do Rio Grande do Sul, Brasil

    Emerson Strack Skrabe, Paulo Guilherme Carniel Wagner, Walter Nisa Castro Neto
    694-724
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8660
  • A inserção da educação ambiental no contexto do ensino fundamental

    Marciano Coleta Leal, Paulo de Souza Danelichen
    725-744
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.7960
  • Ambientalização curricular: análise crítica dos projetos pedagógicos em diferentes cursos de formação de professores

    Flávio Lourenço de Oliveira, Lívia Poliana Santana Cavalcante, Maiane Lima Teles
    745-771
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8655