A ambientalização do currículo em escolas próximas à unidades de conservação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11456

Palavras-chave:

ambientalização, educação ambiental, educação do campo, currículo

Resumo

O objetivo foi identificar e compreender as questões que agem em prol da ambientalização do currículo e as que que se constituem como desafios para esse processo. O estudo ocorreu em uma escola do campo situada próximo ao Parque Estadual de Itapuã, RS. Utilizou-se uma abordagem etnográfica, com análise a partir de triangulação das fontes consultadas. Os resultados mostram que o engajamento dos professores com as questões ambientais, a gestão escolar, o espaço físico e as práticas pedagógicas podem contribuir com a ambientalização do currículo. As principais dificuldades estão relacionadas aos recursos financeiros e à mobilização dos estudantes para a preocupação ambiental e para a valorização do lugar. Environmentalization of the curriculum in schools near conservation areas The objective of this study was to identify and understand actions in favour of the environmentalization of the curriculum, and issues that constitute challenges for this process. The study took place in a rural school located near the Itapuã State Park, RS, Brazil. An ethnographic approach was applied, with analysis based on the triangulation of the sources consulted. The results show that the engagement of teachers with environmental issues, school management, physical space and pedagogical practices can contribute to the environmentalization of the curriculum. The main difficulties are related to financial resources, and engaging students with environment awareness and appreciation of the place. Keywords: Environmentalization. Environmental Education. Rural education. Curriculum.

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Biografia do Autor

Taís Cristine Ernst Frizzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e Doutora em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018). Desde 2007, é professora efetiva do Departamento de Ciências Exatas e da Natureza, Colégio de Aplicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Ernst Frizzo, T. C. (2020). A ambientalização do currículo em escolas próximas à unidades de conservação. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(2), 50–72. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11456

Edição

Seção

Dossiê: Pesquisas e Práticas em Educação Ambiental e Educação do Campo