Processo de avaliação pelos pares
Após a submissão, as contribuições passam por uma avaliação prévia, realizada pela equipe editorial, em que são analisados todos os itens exigidos, bem como o bom preenchimento dos metadados. É nesta fase que os manuscritos são submetidos a programas como FAREJADOR DE PLÁGIOS 10.1 e COPYSPIDER e buscas de trechos no Google para cumprimento de nossa política antiplágio. Os trabalhos que não se adequarem às exigências de formatação, preenchimento de dados no sistema, diretrizes para submissões ou conteúdo adequado ao foco e escopo da revista são rejeitados nessa etapa.
A seguir, os manuscritos adequados às exigências são encaminhados a duas pessoas pareceristas ad hoc designadas para avaliação às cegas - sistema duplo-cego (double blind peer review) - e de forma voluntária. Com o sistema duplo-cego, os nomes das pessoas pareceristas permanecerão em sigilo, como, também, os nomes das pessoas autoras não estarão disponíveis para as pareceristas. Por isso, ao submeter o artigo no sistema, é indispensável o anonimato de autoria. Em hipótese alguma, a(s) pessoa(s) pode(m) se identificar no corpo do texto. Considera-se quebra de anonimato qualquer referência explícita de autoria - citação de nome das pessoas autoras ou referência nomeada a artigos em autoria ou em coautoria em trabalhos anteriores. É importante revisar as Propriedades do arquivo, a fim de que não conste neste item os nomes da autoria.
As pessoas avaliadoras darão seus pareceres (favoráveis ou não) à publicação a partir da pertinência do texto em relação ao perfil da revista, da qualidade do material e da observância das diretrizes. Em caso de trabalhos que recebam pareceres contraditórios ou insuficientes, será solicitada a avaliação de outra pessoa parecerista, prevalecendo a opinião majoritária, devidamente fundamentada. A decisão final cabe à Equipe Editorial, com base nos pareceres emitidos.
Os textos serão avaliados e o parecer será emitido com uma das seguintes recomendações:
- Aceitar: a submissão é aceita sem correções (ou com correções mínimas indicadas por pareceristas ou Equipe Editorial).
- Correções obrigatórias: a submissão é aceita, porém sua publicação apenas se realizará ante a devolutiva de arquivo com as correções indicadas nos pareceres; essas correções devem ser atendidas em um prazo determinado. Uma vez processadas as revisões/correções (ou devidamente justificadas as argumentações presentes no artigo submetido), o texto é aprovado para publicação. Fica condicionado à avaliação por parte dos editores a aprovação do artigo após as correções, ou seja, caberá à equipe editorial verificar se as modificações sugeridas foram efetivadas ou devidamente justificadas.
- Submeter novamente para avaliação: as pessoas pareceristas indicam que o artigo, da forma como está escrito, não apresenta condições de ser corrigido para uma eventual revisão. Assim, diante das considerações realizadas na avaliação, caso deseje, a pessoa autora poderá fazer alterações e submetê-lo novamente à revista. Para tanto, é necessário iniciar uma nova submissão do artigo.
- Submeter a outra revista: durante a avaliação por pares, fica caracterizada a inadequação da temática ou tipo de discussão tratada para o periódico, e/ou sua maior pertinência a outro periódico cujas definições editoriais estejam mais de acordo com o manuscrito.
- Rejeitar: a rejeição do artigo significa que o artigo não será novamente avaliado, ainda que a pessoa autora faça alterações/revisões em seu conteúdo.
Após o processo de aceite e antes da publicação, o trabalho será devolvido às pessoas autoras em uma versão de prova para últimos ajustes antes da publicação final. Solicitamos, geralmente, uma resposta em até 15 dias. A ausência de retorno da versão de prova implicará na impossibilidade de alterações posteriores e poderá acarretar no atraso da publicação deste em relação à previsão inicial, informada em contato entre equipe editorial e autoras.
As pessoas pareceristas designadas para avaliação dos manuscritos geralmente são docentes e pesquisadores (as) atuantes na temática do artigo e são pessoas externas e alheias à equipe editorial. O corpo de avaliadores do periódico procura abarcar diversidade regional, internacional e de instituições. As modificações no texto, quando sugeridas por pareceristas, serão encaminhadas às pessoas autoras para consideração. Da mesma forma, será avisado às pessoas autoras, via OJS (sistema de submissões), quando o texto for recusado.
Para artigos desclassificados/rejeitados por qualquer critério previsto conforme Diretrizes para Autores, os mesmos poderão ser novamente submetidos à revista, desde que atendam às normas e diretrizes, caso as pessoas autoras tenham interesse.