Diretrizes para autores
1. Os artigos, resenhas e entrevistas serão apresentados à revista Ambiente & Educação exclusivamente por meio do sistema eletrônico.
2. A utilização do modelo de template é OBRIGATÓRIA para submissão do arquivo, clique aqui para template.
3. O artigo é INÉDITO (português, espanhol ou inglês) e deve possuir no mínimo 15 e no máximo 25 laudas, contando com as referências. Deve contar com título em português, espanhol e inglês, e resumo também em português, espanhol e inglês. O resumo deve ter no máximo 10 linhas, e deve-se indicar de 4 a 5 palavras-chave (que também devem ser apresentadas em português, espanhol e inglês), sendo uma delas preferencialmente "Educação Ambiental" (ou desdobramentos, como "Educação Ambiental Crítica").
4. O texto deve ser configurado para papel A4, alinhamento justificado, com margens superior/inferior/esquerda/direita 3,0 cm. O início de parágrafos deve contar com afastamento de 1,15 (USAR TEMPLATE).
5. A fonte utilizada é times new roman. Título principal em negrito, em letras minúsculas, tamanho 14. Resumo e palavras-chave em tamanho 10 e espaçamento simples. Títulos em língua espanhola e inglesa (quando a língua principal for a portuguesa) em tamanho 12 e fonte em negrito, em minúsculas. Corpo do texto em tamanho 12, com espaçamento entre linhas 1,5 cm. Não utilizar espaçamento entre parágrafos.
6. As citações diretas e indiretas seguem as normas da ABNT.
6.1 Nas citações diretas longas (a partir de quatro linhas), o recuo é de 4 cm da margem esquerda, o espaçamento é simples e a fonte, tamanho 10. Não devem ser utilizadas aspas, nem fonte em itálico (salvo para palavras previstas nas normas da ABNT, como em latim, em língua estrangeira, etc.) ou negrito.
7. Os títulos e subtítulos devem ser adequados à abordagem epistemológica-metodológica do trabalho. Todos títulos e subtítulos devem estar em fonte times new roman tamanho 12, em negrito, com exceção do título principal que deve estar em fonte 14, conforme item n. 5 destas diretrizes.
8. Usar apenas itálico (e não negrito) para destaques de palavras, frases ou títulos de obras ao longo do texto.
9. As notas de rodapé, quando existirem, devem ser numeradas automaticamente em algarismos arábicos em ordem crescente; devem ter caráter unicamente explicativo, não devem ser inseridas referências, inclusive links de páginas da internet nas notas. As notas de rodapé devem ser com fonte Times New Roman, tamanho 10, e alinhamento justificado.
10. Todas as figuras, imagens ou ilustrações presentes no texto devem conter legenda acima, na seguinte ordem: palavra designativa, como desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Essa legenda (título) deve estar centralizada, sem nenhuma marcação como negrito ou itálico (salvo casos especiais: palavras estrangeiras, etc.), em fonte Times New Roman tamanho 12. Abaixo da ilustração, na parte inferior, deve-se indicar a fonte consultada e ano de produção da ilustração (elementos obrigatórios, mesmo que a produção seja das pessoas autoras do artigo que está sendo submetido), com fonte Times New Roman tamanho 10 e alinhamento centralizado. A ilustração deve ser citada no corpo do texto e deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.
11. Toda a documentação citada no corpo do texto, incluindo sítios eletrônicos, mensagens de e-mail, postagens em redes sociais, documentos oficiais e legislações, entre outros, devem ser referenciadas de acordo com as normas da ABNT e precisam constar nas Referências.
12. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) deverão estar ativos e prontos para serem acessados.
13. As referências devem conter exclusivamente autores (as) e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, com espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.
14. Quando citadas no corpo do texto, as referências deverão seguir o seguinte exemplo, em citações diretas ou indiretas: Silva (2000) ou Silva (2000, p. 84); (Silva, 2000) ou (Silva, 2000, p. 84).
15. Escrever o nome completo da(s) pessoa(s) autora(s) e das pessoas tradutoras nas referências, e não abreviar o nome apenas com a letra inicial.
16. Em caso de dúvidas quanto à formatação, seguir as normas atualizadas da ABNT.
17. A submissão de textos em resposta às chamadas abertas da revista para dossiês temáticos e números especiais deve indicar à qual chamada se refere o texto em Comentários ao Editor.
18. Sobre Resenhas:
18.1 Devem ser originais, não publicadas em outros periódicos e de obras que tenham sido publicadas há, no máximo, 24 meses.
18.2 Para essa seção serão aceitas resenhas de obras (livros, capítulos, artigos e outros) que tenham relação com o debate acerca da Educação Ambiental;
18.3 Devem seguir as mesmas regras de formatação dos artigos (formatação, fonte e etc).
18.4 A resenha deve ter no mínimo 5 e no máximo oito (8) páginas e não deve conter resumo e palavras-chave no texto (apenas no sistema - metadados, conforme Condições para submissão).
18.5 As informações sobre a obra resenhada devem estar inseridas como nota de rodapé no título;
18.6 É necessário que se realize uma relação entre a obra resenhada e a Educação Ambiental. Trazendo elementos para o debate, pesquisa, ensino e extensão dentro da área.
18.7 Fazer uma nova submissão para a seção Resenhas.
19. Caso o artigo (resenha) tenha sido aprovado, mas com necessidade de alterações para publicação, as pessoas autoras devem encaminhar o texto indicando em cor vermelha e com comentários no corpo do texto onde estão as alterações. Em caso de não atendimento à orientação o artigo será rejeitado.
20. As pessoas autoras são responsáveis pela exatidão das referências e a sua respectiva inserção nos metadados.
21. A revisão linguística e o conteúdo dos textos aprovados para publicação na Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental são de inteira responsabilidade das pessoas autoras.
Alguns exemplos de referências (indicamos sempre consultar normas atualizadas da ABNT):
Livro
STRATHERN, Marilyn. O gênero da dádiva: problemas com as mulheres e problemas com a sociedade na Melanésia. Campinas: Ed. UNICAMP, 2006.
GOMES, Artur Cláudio; VECHI, Carlos Alberto. Estática romântica: textos doutrinários comentados. Tradução: Maria Antônia Simões Nunes, Duílio Colombini. São Paulo: Atlas, 1992. 186 p.
Trabalhos acadêmicos (TCC, dissertação e tese)
BARETTA, Jocyane Ricelly. Uma arqueologia do inferno. Misoginia e feminização através do aparato material da Ditadura em Porto Alegre/RS (1964/1985). 2020. 213f. Tese (Doutorado em Antropologia: Área de Concentração em Arqueologia) – Departamento de Antropologia – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.
E-books
BAVARESCO, Agemir; BARBOSA, Evandro; ETCHEVERRY, Katia Martin (org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http ://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdeflosofa.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.
Parte de livro/documento
SCHMITZ, Pedro; NAUE, Guilherme; BECKER, Ítala. Os aterros dos campos do Sul: a Tradição Vieira. In: SCHMITZ, Pedro (org.). Pré-História do Rio Grande do Sul: Arqueologia do Rio Grande do Sul, Brasil. Instituto Anchietano de Pesquisas - UNISINOS, São Leopoldo, 2006, p. 101-124.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In: SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Entendendo o meio ambiente. São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente, 1999. v. 1. Disponível em: http://www.bdt.org.br/sma/ /atual.htm. Acesso em: 8 mar. 1999.
Artigo de periódico
GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 92, n. 93, p. 69-82, jan/jun. 1988.
COSTA, Célia. Educação Ambiental Patrimonial: um conceito em construção. RELACult: Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, Foz do Iguaçu, v. 5, Edição Especial. p. 01-09, mai. 2019. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1565/1025 Acesso em: 20 jan.2020.
Trabalhos em anais
FAZENDA, Ivani Catarina A. O desafio de formar pesquisadores interdisciplinares. In: XII Congresso Nacional de Educação-EDUCERE, 12., 2015, Curitiba – PR. Anais [...] Curitiba: PUCPR, 2015, p. 27.213-27.223.
Legislação
RIO GRANDE DO SUL. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 4. ed.atual. Porto Alegre: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 1995.