Educação ambiental dialógico-crítica e educação do campo: buscando caminhos contra hegemônicos
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11517Palavras-chave:
Educação ambiental. Educação ambiental dialógico-crítica. Educação do campo. Sociedades sustentáveisResumo
Neste artigo, parte de uma pesquisa de doutorado, objetivamos compreender as categorias educação ambiental e educação do campo contextualizadas na referência epistemológica e filosófica do materialismo histórico, identificando algumas de suas aproximações. Partimos da seleção, revisão bibliográfica e síntese de obras que sistematizam macrotendências e matrizes destas duas categorias, utilizando a leitura crítica como principal procedimento. Como resultado, verificamos que as categorias se articulam sob a discussão relacional sociedade-ambiente e apresentam dilemas comuns no desafio contra-hegemônico de constituir sociedades sustentáveis. Dialogica-critical environmental education and rural education: searching pathways against hegemonics This article is part of a doctoral research and aimed to understand the categories: environmental education and rural education, contextualized in the epistemological and philosophical reference of historical materialism, identifying some of its main approaches. We start with the selection and bibliographic review of some of the main works that systematize macro trends and matrices of these two categories, using critical reading as the main procedure. As a result, we find that the categories are articulated under the relational societyenvironment discussion and present common dilemmas in the hegemonic challenge of constituting sustainable societies. Keywords: Environmental education. Dialogical-critical Environmental Education. Rural Education. Sustainable societiesDownloads
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