Entre a educação ambiental e a agroecologia:um olhar sobre Escolas Famílias Agrícolas (EFAs)
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11546Palavras-chave:
Alternância, Agroecologia, Educação Ambiental, Educação do Campo, Desenvolvimento rural sustentável.Resumo
Buscamos, neste artigo, compreender como a Educação Ambiental (EA) é abordada nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), a partir da revisão bibliográfica de dissertações e teses brasileiras sobre a temática. A análise de 8 dissertações sobre as EFAs, que possuíam a EA como categoria central no título ou resumo, nos permitiu constatar que a práxis dessas escolas, consideradas como um dos braços do movimento da Educação do campo, pode ser relacionada diretamente com a EA Crítica, que pressupõe a implicação dos sujeitos com o meio e sua transformação/reorientação para modelos mais sustentáveis de sociedade. A Agroecologia apareceu como importante caminho ao questionar o modelo hegemônico da agricultura industrial e oferecer alternativas aos/às camponeses/as. Between environmental education and agroecology: a glance at Family Agricultural Schools In this article, we seek to understand how Environmental Education (EE) is approached in Agricultural Family Schools (EFAs, in Brazil), based on the bibliographic review of Brazilian dissertations and theses. The analysis of 8 dissertations on EFAs, which had EE as a central category in the title or abstract, allowed us to see that the praxis of these schools, considered as one of the branches of the Rural Education movement, can be directly related to Critical EE , which presupposes the subjects' involvement with the environment and its transformation/reorientation towards more sustainable models of society. Agroecology appeared as an important path when questioning the hegemonic model of industrial agriculture and offering alternatives to peasants. Keywords: Alternation. Agroecology. Environmental Education. Rural Education. Sustainable rural development.Downloads
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