Sobre a Revista

A Revista  Momento - Diálogos em Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), há mais de 30 anos contribui para a disseminação do conhecimento, no campo da educação, publicação de textos em formato digital e com periodicidade quadrimestral. As produções devem ser inéditas e podem ser redirecionadas em português, espanhol ou inglês. Admite-se a submissão de propostas resultantes de pesquisas empíricas, provas teóricas, revisões e entrevistas na área da educação. Dessa forma, a revista busca fortalecer as redes de pesquisa nacionais e internacionais, promovendo e qualificando o debate educacional. Além disso, o periódico conta com uma política de acesso gratuito ao seu conteúdo e licença Creative Commonsdois artigos, seguindo o princípio de disponibilização, gratuitamente, de conhecimento científico e proporcionando maior democratização do conhecimento. Está inserido nas áreas de Educação e Formação, sendo referendado, no Qualis Periódicos 2017-2020 como A4. 

 

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Chamada para submissão de artigos para o dossiê "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: “NOVO” PARADIGMA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES?"

2024-08-13

Chamada para submissão de artigos para o dossiê "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: “NOVO” PARADIGMA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES?" organizado pelas professoras Vera Lucia Martiniak (UEPG), Elaine Constant Pereira de Souza (UFRJ) e Maria Teresa Esteban do Valle (UFF).

Este dossiê pretende aprofundar o impacto de políticas de padronização curricular e da cultura da avaliação sobre a formação de professores, considerando os conceitos de “habilidades e competências”. Este tema vem se constituindo como objeto de estudo, logo, fonte de análise, por parte de um grupo de pesquisadores, nacionais e internacionais, em especial, diante da definição de novas políticas educacionais, tem influenciado a formação continuada de professores e a partir das competências e habilidades, assumem perspectivas meritocráticas tanto com os estudantes como com os professores. Atualmente, há muitas normatizações curriculares, dentre os quais podem ser citadas: diretrizes, parâmetros, orientações de documentos municipais e estaduais, entre outros, que enfatizam a necessidade dos professores para lidar com o desenvolvimento de habilidades e competências, bem como incluí-los como eixo norteador do currículo escolar. Da mesma forma, estes conceitos vêm sendo colocados como princípios formativos na formação de professores e são interpretados por formulários de políticas como essenciais para gerir “ambientes de aprendizagem” e o desempenho profissional.
Assim sendo, este dossiê propõe como analise a formação proposta para um “professor do futuro”, considerando políticas públicas em movimento, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil, observando os processos de apropriação, ressignificação e (re)interpretação gerados por professores envolvidos por esta política e outras igualmente significativas. Assim, este dossiê se inscreve na perspectiva de análises em respeito às concepções e perspectivas didático-pedagógicas presentes em políticas públicas educacionais, observando as representações docentes sobre estas propostas. Diferente de outros estudos, o dossiê privilegiará as análises sobre a criação de um paradigma formativo e seus possíveis impactos e desdobramentos sobre a docência e avaliação.

Os artigos vinculados ao dossiê serão recebidos até 21.10.2024.
A submissão deverá ser feita na plataforma da revista na aba do dossiê correspondente:

https://periodicos.furg.br/momento/about/submissions

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Edição Atual

v. 33 n. 2 (2024): Dossiê: “Políticas de Educação Especial e inclusão escolar em transversalidade às modalidades de ensino na Educação básica - Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação do Campo”
					Visualizar v. 33 n. 2 (2024): Dossiê: “Políticas de Educação Especial e inclusão escolar em transversalidade às modalidades de ensino na Educação básica - Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação do Campo”
Publicado: 2024-07-26

Edição completa

Apresentação

Dossiê temático

Artigos de fluxo contínuo

  • BIOÉTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA significação docente sobre essa perspectiva emergente

    Alisson Carlos Avelino Santos, Eliana De Sousa Alencar Marques
    262-286
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.15835
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL experiências formativas em escola pública municipal da Amazônia bragantina

    Antonio Matheus do Rosário Corrêa, Larissa Fernanda Alves Conde, Maria Gorete Rodrigues Cardoso
    287-314
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16235
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA uma revisão integrativa

    Tiago Zeferino dos Santos, Luciano Daudt da Rocha, Natanael de Medeiros
    315-336
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16437
  • CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA PROFISSIONAL DOCENTE DE ALFABETIZADORES um sobrevoo pela literatura

    Francisco Marcos Pereira Soares, Antonia Edna Brito, Joelson de Sousa Morais
    337-363
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.15697
  • ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E APRENDIZAGEM AUTORREGULADA DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO uma revisão sistemática de literatura

    Isabele Candiotto Sacilotto, Evely Boruchovitch
    364-385
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16383
  • APROXIMAÇÕES E TENSÕES DO CURRÍCULO ESCOLAR das teorias tradicionais às teorias pós-críticas

    Alexandre Paulo Loro, Jonny Alex Guimarães, Júlia Carolina Vizzotto de Conto
    386-403
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16673
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO EXPRESSÃO DA CULTURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

    Patrícia Spinassé Borges, Gabriel Carvalho Bungenstab
    404-420
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.15980
  • O BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR E OS ARTEFATOS CULTURAIS uma análise da animação “As aventuras de Peabody e Sherman”

    Tuany Barbosa Meneses, Joanalira Corpes Magalhães
    421-446
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16253
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