INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

uma análise das pesquisas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.17269

Palavras-chave:

Pessoa com Deficiência, Inclusão Escolar, Modalidades de ensino

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a produção acadêmico-científica sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência (PcD) na Educação Profissional no Brasil, em especial, nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Para tal, a partir de uma pesquisa nas plataformas de busca, foram analisados 54 trabalhos, que versavam sobre a inclusão de PcD na Educação Profissional Técnica de nível médio. Além do mapeamento quantitativo da produção, identificamos e compreendemos qualitativamente como as pesquisas têm problematizado metodologicamente a relação entre as políticas públicas de inclusão na Educação Profissional e as ações inclusivas para PcD desenvolvidas nas instituições de ensino. Sendo assim, explicitamos as principais abordagens temáticas apreciadas nos estudos, discutindo suas concepções analíticas em eixos temáticos. Destacamos, através da análise das pesquisas publicadas, um crescimento na proposição de políticas públicas para a inclusão de PcD na Educação Profissional, porém enfatizamos a necessidade de implementação efetiva dessas políticas, não apenas sua proposição. Observamos ainda, por meio das pesquisas, a persistência de problemas estruturais, formativos e sociais que funcionam como barreiras à inclusão, exigindo um esforço conjunto de todos os agentes da educação para superá-las.

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Biografia do Autor

Rafael Arruda Nocêra, Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Ensino de Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Londrina. Professor de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso – Campus Sorriso. E-mail de contato: rflarruda@gmail.com.

Silmara de Oliveira Gomes Papi, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - Departamento de Educação, com atuação no Programa de Pós Graduação em Educação. E-mail: silmarapapi@gmail.com.

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Publicado

2024-07-18

Como Citar

Nocêra, R. A., & Papi, S. de O. G. (2024). INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: uma análise das pesquisas brasileiras. Momento - Diálogos Em Educação, 33(2), 207–232. https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.17269