About the Journal

The Revista Momento - Diálogos em Educação, which is linked to the Post-graduate Program in Education (PPGEDU) at the Universidade Federal do Rio Grande (FURG), has contributed to disseminate knowledge in the field of Education for about 30 years by publishing digital texts quarterly. Research papers must be original and may be written in Portuguese, Spanish or English. The journal accepts the submission of proposals which result from empirical studies, theoretical essays, reviews and interviews in the field of Education. Thus, the journal aims at strengthening national and international research networks and encouraging and qualifying educational debates. Besides, the journal gives full access to its content and publishes Creative Commons-licensed papers in order to spread scientific knowledge and enable democratization of knowledge. It is inserted in the fields of Education and Teaching and its evaluation is B2 (Education) and B3 (Teaching) in Qualis 2016.       

 

Announcements

Chamada para submissão de artigos para o dossiê "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: “NOVO” PARADIGMA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES?"

2024-08-13

Chamada para submissão de artigos para o dossiê "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: “NOVO” PARADIGMA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES?" organizado pelas professoras Vera Lucia Martiniak (UEPG), Elaine Constant Pereira de Souza (UFRJ) e Maria Teresa Esteban do Valle (UFF).

Este dossiê pretende aprofundar o impacto de políticas de padronização curricular e da cultura da avaliação sobre a formação de professores, considerando os conceitos de “habilidades e competências”. Este tema vem se constituindo como objeto de estudo, logo, fonte de análise, por parte de um grupo de pesquisadores, nacionais e internacionais, em especial, diante da definição de novas políticas educacionais, tem influenciado a formação continuada de professores e a partir das competências e habilidades, assumem perspectivas meritocráticas tanto com os estudantes como com os professores. Atualmente, há muitas normatizações curriculares, dentre os quais podem ser citadas: diretrizes, parâmetros, orientações de documentos municipais e estaduais, entre outros, que enfatizam a necessidade dos professores para lidar com o desenvolvimento de habilidades e competências, bem como incluí-los como eixo norteador do currículo escolar. Da mesma forma, estes conceitos vêm sendo colocados como princípios formativos na formação de professores e são interpretados por formulários de políticas como essenciais para gerir “ambientes de aprendizagem” e o desempenho profissional.
Assim sendo, este dossiê propõe como analise a formação proposta para um “professor do futuro”, considerando políticas públicas em movimento, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil, observando os processos de apropriação, ressignificação e (re)interpretação gerados por professores envolvidos por esta política e outras igualmente significativas. Assim, este dossiê se inscreve na perspectiva de análises em respeito às concepções e perspectivas didático-pedagógicas presentes em políticas públicas educacionais, observando as representações docentes sobre estas propostas. Diferente de outros estudos, o dossiê privilegiará as análises sobre a criação de um paradigma formativo e seus possíveis impactos e desdobramentos sobre a docência e avaliação.

Os artigos vinculados ao dossiê serão recebidos até 21.10.2024.
A submissão deverá ser feita na plataforma da revista na aba do dossiê correspondente:

https://periodicos.furg.br/momento/about/submissions

Read more about Chamada para submissão de artigos para o dossiê "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: “NOVO” PARADIGMA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES?"

Current Issue

Vol. 33 No. 2 (2024): Dossiê: “Políticas de Educação Especial e inclusão escolar em transversalidade às modalidades de ensino na Educação básica - Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação do Campo”
					View Vol. 33 No. 2 (2024): Dossiê: “Políticas de Educação Especial e inclusão escolar em transversalidade às modalidades de ensino na Educação básica - Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação do Campo”
Published: 2024-07-26

Apresentação

Dossiê temático

Artigos de fluxo contínuo

  • BIOETHICS IN BIOLOGY TEACHING teaching meaning about this emerging perspective

    Alisson Carlos Avelino Santos, Eliana De Sousa Alencar Marques
    262-286
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.15835
  • SUPERVISED INTERNSHIP IN ELEMENTARY EDUCATION living and formative experiences in a municipal public school in the bragantina Amazon

    Antonio Matheus do Rosário Corrêa, Larissa Fernanda Alves Conde, Maria Gorete Rodrigues Cardoso
    287-314
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16235
  • TEACHER TRAINING IN GENDER AND SEXUALITY IN BASIC EDUCATION an integrative review

    Tiago Zeferino dos Santos, Luciano Daudt da Rocha, Natanael de Medeiros
    315-336
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16437
  • PROFESSIONAL IDENTITY CONSTITUTION OF LITERACY TEACHERS an overview of literature

    Francisco Marcos Pereira Soares, Antonia Edna Brito, Joelson de Sousa Morais
    337-363
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.15697
  • LEARNING STRATEGIES AND SELF-REGULATED LEARNING OF TEACHERS IN PRACTICE a systematic literature review

    Isabele Candiotto Sacilotto, Evely Boruchovitch
    364-385
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16383
  • CURRICULUM From the theoretical debate of the approximations and tensions of traditional theories to post-critical theories

    Alexandre Paulo Loro, Jonny Alex Guimarães, Júlia Carolina Vizzotto de Conto
    386-403
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16673
  • ENVIRONMENTAL EDUCATION AS NA EXPERESSION OF CULTURE IN THE CONTEXT OS RURAL EDUCATION

    Patrícia Spinassé Borges, Gabriel Carvalho Bungenstab
    404-420
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.15980
  • BULLYING IN THE SCHOOL CONTEXT AND CULTURAL ARTEFACTS an analysis of the animation "The Adventures of Peabody e Sherman”

    Tuany Barbosa Meneses, Joanalira Corpes Magalhães
    421-446
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16253
View All Issues