ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
experiências formativas em escola pública municipal da Amazônia bragantina
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16235Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Ensino Fundamental – 1ª a 4ª, Escola Pública, Formação docenteResumo
Este trabalho visa analisar experiências formativas desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental em escola pública municipal da Amazônia bragantina. O percurso teórico-metodológico está baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, estruturado em quatro etapas: orientação de estágio; investigação do contexto escolar; coparticipação em práticas pedagógicas; e regência em sala de aula. Os resultados desvelam: necessidade de melhoria de estrutura física para oferta de educação com qualidade; formação humana e escolar a partir de Temas Geradores de Paulo Freire, com fundamentos na participação da comunidade escolar; relação profícua entre lendas amazônicas e conhecimentos escolares, como os pertencentes aos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Conclui-se que o estágio supervisionado proporcionou experiências formativas significativas por meio da pesquisa, do diálogo e da reflexão, além de experiências basilares para constituição de identidade docente no nível de Ensino Fundamental.
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