Sobre la revista

A Revista  Momento - Diálogos em Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), há mais de 30 anos contribui para a disseminação do conhecimento, no campo da educação, publicação de textos em formato digital e com periodicidade quadrimestral. As produções devem ser inéditas e podem ser redirecionadas em português, espanhol ou inglês. Admite-se a submissão de propostas resultantes de pesquisas empíricas, provas teóricas, revisões e entrevistas na área da educação. Dessa forma, a revista busca fortalecer as redes de pesquisa nacionais e internacionais, promovendo e qualificando o debate educacional. Além disso, o periódico conta com uma política de acesso gratuito ao seu conteúdo e licença Creative Commonsdois artigos, seguindo o princípio de disponibilização, gratuitamente, de conhecimento científico e proporcionando maior democratização do conhecimento. Está inserido nas áreas de Educação e Formação, sendo referendado, no Qualis Periódicos 2017-2020 como A4. 

 

Avisos

Chamada para submissão de artigos para o dossiê "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: “NOVO” PARADIGMA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES?"

2024-08-13

Chamada para submissão de artigos para o dossiê "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: “NOVO” PARADIGMA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES?" organizado pelas professoras Vera Lucia Martiniak (UEPG), Elaine Constant Pereira de Souza (UFRJ) e Maria Teresa Esteban do Valle (UFF).

Este dossiê pretende aprofundar o impacto de políticas de padronização curricular e da cultura da avaliação sobre a formação de professores, considerando os conceitos de “habilidades e competências”. Este tema vem se constituindo como objeto de estudo, logo, fonte de análise, por parte de um grupo de pesquisadores, nacionais e internacionais, em especial, diante da definição de novas políticas educacionais, tem influenciado a formação continuada de professores e a partir das competências e habilidades, assumem perspectivas meritocráticas tanto com os estudantes como com os professores. Atualmente, há muitas normatizações curriculares, dentre os quais podem ser citadas: diretrizes, parâmetros, orientações de documentos municipais e estaduais, entre outros, que enfatizam a necessidade dos professores para lidar com o desenvolvimento de habilidades e competências, bem como incluí-los como eixo norteador do currículo escolar. Da mesma forma, estes conceitos vêm sendo colocados como princípios formativos na formação de professores e são interpretados por formulários de políticas como essenciais para gerir “ambientes de aprendizagem” e o desempenho profissional.
Assim sendo, este dossiê propõe como analise a formação proposta para um “professor do futuro”, considerando políticas públicas em movimento, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil, observando os processos de apropriação, ressignificação e (re)interpretação gerados por professores envolvidos por esta política e outras igualmente significativas. Assim, este dossiê se inscreve na perspectiva de análises em respeito às concepções e perspectivas didático-pedagógicas presentes em políticas públicas educacionais, observando as representações docentes sobre estas propostas. Diferente de outros estudos, o dossiê privilegiará as análises sobre a criação de um paradigma formativo e seus possíveis impactos e desdobramentos sobre a docência e avaliação.

Os artigos vinculados ao dossiê serão recebidos até 21.10.2024.
A submissão deverá ser feita na plataforma da revista na aba do dossiê correspondente:

https://periodicos.furg.br/momento/about/submissions

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Vol. 33 Núm. 2 (2024): Dossiê: “Políticas de Educação Especial e inclusão escolar em transversalidade às modalidades de ensino na Educação básica - Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação do Campo”
					Ver Vol. 33 Núm. 2 (2024): Dossiê: “Políticas de Educação Especial e inclusão escolar em transversalidade às modalidades de ensino na Educação básica - Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação do Campo”
Publicado: 2024-07-26

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