Vol. 32 No. 02 (2023): Dossiê Temático: REDES FEMINISTAS EM ABYA YALA: educação, desafios e imaginações transformadoras

					View Vol. 32 No. 02 (2023): Dossiê Temático: REDES FEMINISTAS EM ABYA YALA: educação, desafios e imaginações transformadoras

Este dossiê é o resultado do diálogo de experiências em torno da formação de Redes de Ação Feministas em Abya Yala. O projeto de conectar duas redes feministas de pesquisa-ação (uma delas do Brasil e outra do México) por meio de uma proposta de estágio de pós-doutorado em 2022 derivou, entre resultados que incluem a amizade feminista, na importância de problematizar, estendendo-se a outras vozes que ecoam na América Latina.

Estão reunidos nove artigos, com 21 pesquisadoras de 4 países: Argentina, Brasil, Colômbia e México. Todas aqui são mulheres e feministas comprometidas com as lutas para um novo mundo. Salientamos que estão aqui representadas 3 das 5 regiões do Brasil, sendo estas: Sul, Sudeste e Nordeste. Também contamos com 17 instituições de Ensino e Pesquisa.
Sigamos em rede!

 

Published: 2023-09-22

Apresentação

  • Apresentação do Dossiê

    25-30
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15993

Dossiê temático

  • FEMINIST NETWORKS FOR TRANSFORMATIVE EDUCATION

    Amanda Motta Castro, Sara Amelia Espinosa Islas, Desirée Pires
    31-45
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15705
  • SAN CRISTÓBAL DE LAS CASAS first knot to weave the network ‘feminism(s), culture and power. Dialogues from the South’

    Mónica Inés Cejas, María Teresa Garzón Martínez, Merarit Viera Alcazar
    46-70
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15675
  • BLACK WOMEN'S NETWORKS plural Black voices

    Lucineia Chrispim Pinho Micaela, Elisabete Figueroa dos Santos, Nima Imaculada Spigolon
    71-88
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15677
  • FEMINIST PEDAGOGY OR EDUCATING FOR VIRTUE

    Selen Arango
    89-105
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15676
  • INTERNETED ARTISTIC PRACTICES strategies, networks, affects

    María Laura Ise, Minerva Ante Lezama
    106-132
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15667
  • BETWEEN KNOTS, BREAKS AND LINKS Feminist networks between the unexpected and the calculation of instituted power

    Gabriela Bard Wigdor
    133-151
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15666
  • POLITICAL HISTORY, WOMEN AND BLACK FEMINISM IN MOVEMENT: the Lélia Gonzalez Group in Brazil

    Ana Lúcia Silva, Raylene Barbosa Moreira
    152-167
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15653
  • WOMEN'S STRIKE IN ABYA YALA CHALLENGES FOR TRANSFORMATIVE MOBILIZATION

    Cristiane Troina Ferreira, Livian Lino Netto, Aline Accorssi
    168-182
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15652
  • CRITICAL FEMINIST PEDAGOGIES IN THE UNIVERSITY. NETWORKS FOR CHANGE ACTION redes para ações de mudanças

    Paola Bonavitta, María Eugenia Gastiazoro
    183-197
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15519

Artigos de fluxo contínuo

  • JUDICIALIZATION IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN THE CITY OF RIO GRANDE AND ITS EFFECTS ON THE EDUCATION OF CHILDREN FROM 0 TO 3 YEARS OLD

    Raquel Lempek Trindade, Maria Renata Alonso Mota
    198-220
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.15660
  • EXPERIENCES OF A RESIDENT IN THE PEDAGOGICAL RESIDENCY PROGRAM IN A RURAL SCHOOL A CRITICAL-REFLEXIVE ANALYSIS

    Márcia Gomes Anjos, Maricleide Pereira de Lima Mendes, Idalina Souza Mascarenhas Borghi
    221-243
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14082
  • PERCEPTION OF THE BIOLOGY DISCIPLINE BY THE COMMUNITY OF THE TECHNICAL COURSE IN BUILDINGS/PROEJA/IFMT

    Paulino Ferreira Filho, Rosilene Paula da Silva, Helena Amaral da Fontoura
    244-264
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14334
  • PARADIDATIC BOOKS IN QUILOMBOLA SCHOOL EDUCATION: place of identity and ethnic behavior

    Thays Emanuelly Alves de Araújo, Maria Fernanda dos Santos Alencar, Cinthya Torres Melo
    265-288
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14391
  • IMAGINARY IN THE APPREHENSION OF THE AMAZON REALITY IN THE TALE "A FEITICEIRA" OF INGLÊS DE SOUSA

    Geovane Alves de Paiva, Raquel Aparecida Dal Cortivo, Pedro Manoel Monteiro
    289-306
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14482
  • Role Playing Game in the brazilian education a systematic review

    Pedro Henrique Matias Marques Gomes, Angelina Nunes de Vasconcelos, Marcel de Lima Correia
    307-334
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14135
  • TEACHING VALUATION IN ACADEMIC WORK literature review from 2000 to 2020

    Danyela Medeiros, Shirleide Pereira da Silva Cruz, Maira Vieira Amorim Franco
    335-357
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14322
  • CIRCLES OF CONVERSATION AS A LENS OF TEACHING REALITY IN THE SCHOOL ENVIRONMENT

    Josemar Moreira Campos Barbosa, Denise Rocha Corrêa Lannes
    358-385
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14891
  • REFLECTIONS ON THE CHALLENGES OF BASIC EDUCACTION TEACHERS IN REMOTE EDUCATION

    Oscar Pérez Portales, Andressa Wiebusch
    386-405
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14154
  • THE TEACHING IN COVID-19 PANDEMIC: setback in the inclusive process of university students with visual impairment

    Lady Maria Quitéria, Lady Neiza
    406-425
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14576
  • THE COVID-19 PANDEMIC IN BRAZIL AND THE RELATIONSHIPS WITH BEHAVIORAL DISORDERS IN EDUCATORS an integrative literature review

    Silvia Adriao, Denise De Micheli
    426-439
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14763
  • THE PRACTICE OF ADULT LITERACY IN ANALYSIS between challenges and limits

    Eduardo Antonio de Pontes Costa, Daniela da Silva Gomes
    440-462
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14689