PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM ANÁLISE

entre desafios e limites

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14689

Palavras-chave:

EJA. Alfabetização. Ensino remoto.

Resumo

Este artigo busca refletir sobre uma prática de alfabetização para a EJA ofertada, por um sistema público de ensino, no contexto da pandemia da Covid-19. O pressuposto deste trabalho parte da afirmação de que uma prática de alfabetização na relação com a EJA deve partir dos sujeitos contextualizados pela sua história. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo e quantitativo, com base em uma pesquisa bibliográfica e em fontes documentais, realizada em duas escolas da rede pública de ensino. Foi aplicado um questionário junto a professores e alunos dos Ciclos I e II da EJA. A organização e o tratamento dos dados fundamentam-se na análise de conteúdo. Os dados indicam que os professores se deparam com limites nas atividades de alfabetização no formato remoto: acompanhar o desempenho educacional por meio das atividades de leitura e de escrita, manter o isolamento social e não ter acesso a outros recursos tecnológicos. Sobre os alunos, a precariedade no uso de dados para acompanhamento das aulas, a ausência do professor para o apoio pedagógico e a dificuldade para manusear o celular são desafios da oferta do ensino remoto. De um modo geral, o isolamento social produz efeitos preocupantes na frágil relação entre o direito à educação e os sujeitos da EJA. Na história da educação brasileira, embora os progressos na relação entre EJA e alfabetização, é impossível, tanto na prática quanto na teoria, ignorar os dados coletados nesta investigação, os quais destacam os efeitos preocupantes das práticas de alfabetização ofertadas na modalidade remota ou híbrida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Antonio de Pontes Costa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Educação/UFF. Mestre em Ciências (Fiocruz). Formação e Licenciatura em Psicologia/UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa Educacional, Formação e Infância – estudos sobre classes populares e educação pública.

Daniela da Silva Gomes, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora da Educação Infantil da Rede Privada de Ensino. Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba, Campus João Pessoa. Membro do Grupo de Pesquisa Educacional, Formação e Infância – estudos sobre classes populares e educação pública. 

Referências

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia. Alfabetizar sem "bá-bé-bi-bó-bu": uma prática possível? In: LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges (org.). Desafios da educação de jovens e adultos: construindo práticas de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 89-108.

ARROYO, Miguel González. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Lino Gomes (org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 19-52.

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo. A construção da identidade de alfabetizadoras em formação. In: LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges (org.). Desafios da educação de jovens e adultos: construindo práticas de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 49-70.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular na escola cidadã. São Paulo: Cortez, 2002.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CEB nº 11/2000. Brasília: CNE, CEB, 10 maio 2000. Disponível em: http://www.deja.pr.gov.br/arquivos/File/ PCB11_2000.pdf. Acesso em: 07 jun. 2021.

CUNHA JÚNIOR, Adenilson Souza et al. Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da pandemia de Covid-19: cenários e dilema em municípios baianos. Encantar: Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-22, jan./dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/9357. Acesso em: 13 out. 2021.

CUNHA, Alessandra Sampaio; NEVES, Joana d’Darc Vasconcelos; COSTA, Nívia Maria Vieira. A EJA em tempos de pandemia de Covid-19: reflexões sobre os direitos e políticas educacionais na Amazônia Bragantina. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. ix, n. 1, p. 23-35, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v9i1.10026. Acesso em: 13 out. 2021.

ESPINOSA, Tobias. Reflexões sobre o engajamento de estudantes no Ensino Remoto Emergencial. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciência, Belo Horizonte, v. 23, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172021230122. Acesso em: 10 nov. 2021.

FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HADDAD, Sérgio. Educação de Jovens e Adultos, direito humano e desenvolvimento humano. In: CATELLI JUNIOR, Roberto (org.). Formação e práticas na educação de jovens e adultos. São Paulo: Ação Educativa, 2017. p. 23-42.

HOLFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Série Idéias, FDE, São Paulo, n. 22, p. 51-59, 1994. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/int_a.php?t=008. Acesso em: 20 out. 2021.

MORAIS, Felippie Anthonio Fediuk de; BRITO, Glaucia da Silva. Alunos e a reconfiguração da presencialidade em tempos de cibercultura: análise de relatos em redes sociais sobre as dificuldades no ensino remoto em tempos de pandemia. Artes de Educar, São Gonçalo, v. 6, n. especial II, p. 392-415, 2020. Disponível em: https://10.12957/riae.2020.52233. Acesso em: 20 de set. 2021.

PAIVA, Jane. Direito à educação: permanecer na escola é um problema público? In: CARMO, Gerson Tavares do (org.). Sentidos da permanência na educação: o anúncio de uma construção coletiva. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2016. p. 99-118.

PARAÍBA. Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba. Resolução nº 160/2020. Altera as Resoluções 120/2020 e 140/2020 e estabelece novas normas que orientam o regime especial de ensino no que tange à reorganização das atividades curriculares […]. João Pessoa: SEECTP, 20 ago. 2020. Disponível em: https://www.cee.pb.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/Re160-2020-Normativa-Altera-Re120-2020-e-Re140-2020.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.

PERES, Marcos Augusto de Castro. Velhice e analfabetismo, uma relação paradoxal: a exclusão educacional em contextos rurais da região Nordeste. Sociedade e Estado., Brasília, v. 26, n. 3, p. 631-662, dez. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-69922011000300011. Acesso em: 11 set. 2022.

PIRES, Luciene Lima de Assis.; LIMA, Walkíria dos Reis; SOUZA, Paulo Henrique de. A Educação de Jovens e adultos: o educando e o contexto da pandemia. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 16, n. 1, p. 01–20, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rir.v16i1.65616. Acesso em: 11 nov. 2021.

RIBEIRO, Vera Masagão. A promoção do analfabetismo em programas de educação de jovens e adultos. In: RIBEIRO, Vera Masagão (org.). Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. Campinas: Mercado das Letras; São Paulo: Ação Educativa, 2001. p. 45-64.

RODRIGUES, Vanessa Elisabete Raue; MOREIRA, Jandire Bregonde. Educação de Jovens e Adultos: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social. Momento: diálogos em educação, Rio Grande, v. 29, n. 1, p. 295-314, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.8686. Acesso em: 10 mar. 2022.

SANTOS, Patrícia dos; REIS, Dyane Brito. Reflexões sobre permanência escolar e o movimento por educação “do” e “no” campo. In: CARMO, Gerson Tavares do (org.). Sentidos da permanência na educação: o anúncio de uma construção coletiva. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2016. p. 143-152.

SILVA, Alexsandro; ANDRADE, Eliane Nascimento. O diagnóstico como instrumento de acompanhamento das aprendizagens dos alunos e como subsídio para a organização do trabalho pedagógico do professor-alfabetizador. In: LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges (org.). Desafios da educação de jovens e adultos: construindo práticas de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 131-150.

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

de Pontes Costa, E. A., & da Silva Gomes, D. . (2023). PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM ANÁLISE: entre desafios e limites. Momento - Diálogos Em Educação, 32(02), 440–462. https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14689