O IMAGINÁRIO NA APREENSÃO DA REALIDADE AMAZÔNICA NO CONTO “A FEITICEIRA” DE INGLÊS DE SOUSA
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14482Palavras-chave:
Palavras-chave: Inglês de Sousa. Contos. A feiticeira. Imaginário Amazônico.Resumo
A representação da realidade amazônica na literatura é, historicamente, permeada pela força do imaginário seja dos primeiros europeus que atravessaram a região, seja dos locais na sua forma de interagir com o espaço e com a natureza. Desse modo, fosse por falta de vocabulário para descrever o desconhecido, fosse com a intenção de demarcar a diferença entre o “civilizado” e o “selvagem”, histórias extraordinárias, seres lendários e animais fantásticos povoaram os primeiros escritos sobre as terras e o homem amazônico. Nessa perspectiva, abordaremos o conto “A Feiticeira” de Inglês de Sousa, tecendo considerações sobre a literatura amazônica e a forma de representação do imaginário que tanto aponta para dualidades do tipo cidade/campo, centro/periferia e civilizado/selvagem. Assim, ultrapassada a fase do olhar estrangeiro e da apreensão por via do exotismo, outras histórias se seguem, incorporando o elemento imaginário à narração ambientada na região de forma a evidenciar certa cosmovisão na qual a realidade é permeável aos elementos da imaginação e suscetível a eles. Portanto, tal característica não é restrita à expressão de certa regionalidade, embora possa ser assim compreendida, pelo contrário, pode representar a força dessa literatura como expressão genuína do Brasil profundo.
Downloads
Referências
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Inglês de Sousa: biografia. Disponível em: https://www.academia.org.br/academicos/ingles-de-sousa. Acesso em 15. jun. 2022.
AIRES, Romário dos Anjos. Literatura brasileira de expressão amazônica: perspectivas e concepções. Macapá, v. 5, n. 1, 1º semestre, 2015
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos : ensaio sobre a imaginação da matéria. Tradução Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BOAS, Franz. Museums of Ethnology and Their Classification. Science 9: 1987. pp 587-589.
COELHO. Davi de Barros. Amazônia Animada: A representação da região amazônica no cinema de animação brasileiro. In:______. A Amazônia entre o real e o imaginário. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes e Design, 2012. 293 f. cap. 3, p. 49-122.
COSTA, Jaqueline Gomes da. Identidade e cultura amazônica em obras da literatura infantojuvenil. Dissertação (Mestrado em Letras) Fundação Universidade Federal de Rondônia / UNIR. Porto velho, Rondônia, 2016. 131f.
FARES, Josebel Akel. O não lugar das vozes literárias da amazônia na escola. Universidade do Estado do Pará – UEPA. Revista Cocar. Belém, vol. 7, n.13, p.82-90/ jan-jul 2013.
FERNANDES, José Guilherme dos Santos. Literatura brasileira de expressão amazônica, literatura da amazônia ou literatura amazônica?. Revista da Pós-Graduação em Letras – UFPB. João Pessoa, Vol 6., N. 2/1, 2004 – p. 111-116.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. Belém: CEJUP, 1995.
MENDES, Francielle Maria Modesto. Imaginário na Amazônia: os diálogos entre história e literatura. – Rio Branco: Edufac, 2016. 198 p.
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SCHWAMBORN, Núbia Litaiff Moriz, COSTA, Veronica Prudente. Literatura Pan-Amazônica. Manaus: UEA Edições, 2019.
SOUSA, Inglês. Contos Amazônicos. 2. ed. Jundiaí: Cadernos do Mundo Inteiro, 2018.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Trad. Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Momento - Diálogos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.