ROLE PLAYING GAME NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14135

Palavras-chave:

Educação, Práticas de Ensino, Jogos de Simulação

Resumo

O presente estudo representa uma revisão sistemática da literatura acerca do uso do Role-Playing-Game (RPG) na educação brasileira enquanto ferramenta de ensino e intervenção. Os artigos coletados foram classificados levando em consideração as características dos participantes dos estudos e ambiente de aprendizagem, variáveis independentes e dependentes e, por fim, resultados e fatores relacionados. A partir dos resultados obtidos, discutem-se as potencialidades do RPG enquanto forma de intervir em processos de ensino e do desenvolvimento de habilidades específicas. Além disso, são apresentadas e discutidas as limitações da ferramenta, principalmente com relação a aplicabilidade pedagógica. São levantadas hipóteses e interpretações com relação aos dados apresentados, tendo como base a teoria sócio-histórica.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Matias Marques Gomes, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestrando em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas.

Angelina Nunes de Vasconcelos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professora Doutora pela Universidade Federal de Alagoas.

Marcel de Lima Correia, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Discente da graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

Matias Marques Gomes, P. H., Nunes de Vasconcelos, A. ., & de Lima Correia, . M. . (2023). ROLE PLAYING GAME NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: uma revisão sistemática. Momento - Diálogos Em Educação, 32(02), 307–334. https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14135