Vol. 31 No. 03 (2022): Dossiê Temático: A PESQUISA EM EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES METODOLÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS

					View Vol. 31 No. 03 (2022): Dossiê Temático: A PESQUISA EM EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES METODOLÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS

A pesquisa na educação tem sido um movimento singular em relação aos avanços de estudos educacionais. Por isso, propomos neste dossiê estabelecer diálogos sobre estas perspectivas da pesquisa em educação e suas interfaces metodológica e epistemológica. Assim, os textos que o compõe remetem as abordagens de pesquisa, instrumentos de produção de dados, técnicas de análise de dados entre outras reflexões relacionadas ao tema.

Nesse Dossiê, buscamos disseminar as produções resultantes de estudos e pesquisas realizadas em contexto educacional (nacional e internacional) que visam a reconfiguração da pesquisa em educação. Versa sobre a pesquisa e suas interfaces, dando visibilidade às perspectivas metodológicas e epistemológicas no campo da Educação. As discussões aqui propostas dialogam sobre investigações diversas, considerando as especificidades de cada interface apresentada e sua contribuição no campo de pesquisas quer seja metodologicamente quer seja epistemologicamente.

Published: 2022-11-26

Dossiê temático

Artigos

  • THE VERBO GRAMMATICAL CATEGORY AND NORMATIVE ISSUES INVOLVING BRAZILIAN PORTUGUESE

    Sheila Fabiana de Pontes Casado, Edmilson Luiz Rafael
    219-236
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.13943
  • WHITENESS AND PRIVILEGE

    Janete Santos da Silva Monteiro de Camargo, Eliane Rose Maio, Teresa Kazuko Teruya
    237-254
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.13993
  • THE CONSEQUENCES OF THE PANDEMIC IN TEACHING PRACTICE: ANALYZING TEACHERS OF A PEDAGOGY PROGRAM

    Francisco Elionardo de Melo Nascimento , Grazielly Stefany Pinto Fontinele, Laís Raiane Feitosa Melo Paulino
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14061
  • BEYOND THE CLASSROOM challenges and (im)possibilities of remote teaching

    Robson Lima de Arruda, Robéria Nádia Araújo Nascimento
    278-297
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14067
  • REFLEXOS NEOLIBERAIS discursos sobre o trabalho em coleções didáticas de Projeto de Vida do Novo Ensino Médio

    Francisco Vieira da Silva, Edvânia Batista de Morais
    298-315
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14120
  • INTERDISCIPLINARY FORMACION THROUGH RESEARCH IN TEACHING IN PEDAGOGICAL RESIDENCE: perceptions of undergraduates in nature sciences.

    Maycon dos Santos Souza, Gisele Soares Lemos Shaw
    317-341
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14143
  • STATE OF THE ART OF MEMES in search of new investigative paths for the teaching of Portuguese Language

    Luisyane de Maria Carlos Terrado, Marize Barros Rocha Aranha
    342-366
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14179
  • O LUGAR DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL um estado do conhecimento das produções entre os anos de 2013 e 2022

    Carolina dos Santos Espindola, Juliane de Oliveira Alves Silveira
    366-390
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14972
  • ROUND BODIES AND POLYESTERS Manifestations by a 5th grade teacher of the Elementary School

    Wagner Marcelo Pommer, Gabriela Amorim Araújo Duruix
    391-411
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14182

Resenha

  • THE UNIVERSITY OUT OF THE CLOSET Educational Inclusion and Academic Stress

    Suzaneide Oliveira Medrado
    412-415
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.13989