MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO

um diálogo para pesquisa sobre a qualidade de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14100

Palavras-chave:

materialismo histórico-dialético, método de pesquisa, qualidade de vida

Resumo

Este texto apresenta um diálogo possível entre o método do Materialismo Histórico-Dialético (MHD) com o fenômeno da qualidade de vida. Analisar o mundo sob a ótica do MHD seria o mesmo que entender seus fenômenos a partir de um determinismo econômico que está sempre em um plano nuclear. Desse contexto todo o resto se derivaria. Assim, o materialismo acaba por dividir os homens em classes antagônicas, a de quem tem propriedade sobre os meios de produção e a de quem só possui a sua força de trabalho para sobreviver. Essa filosofia se prestaria então para a compreensão das construções teóricas que envolvem as pesquisas com o tema da qualidade de vida. Nesse sentido, propõe-se a reflexão de que este método, em prática, assegura a possibilidade de interpretar estes fenômenos na perspectiva do profissional da Educação Superior. O texto propõe esse diálogo como possível e necessário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welton Cardoso Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Advogado e Médico. Pós-graduado em Neurologia pela Santa Casa de Belo Horizonte-MG e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná. Mestrando em Educação pela Universidade Estadual da Bahia- UESB- PPGEd. Diretor Clínico do Instituto de Neurologia e Radiodiagnóstico de Guanambi - Bahia. 

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do Grupo de Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT). Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. 

Berta Leni Costa Cardoso, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Sudoeste da Bahia – PPGED/UESB. Doutora em Educação Física pela UCB. Pós-doutora em Educação pela UESB. Líder da NEPEAF e Membro do DIFORT. 

Referências

ALVES, Alvaro M. O método materialista histórico dialético: alguns apontamentos sobre a subjetividade. Revista de Psicologia da UNESP, São Paulo, v. 9, 2010.

CARDOSO JÚNIOR., Welton; CARDOSO, Berta Leni Costa; SANTOS, Alcir Rocha; NUNES, Claúdio Pinto. Jornadas de trabalho, estilo de vida e desempenho docente no ensino jurídico atual. Acta Scientiarum. Education, v. 40(3), e.40411, 2018. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/acta. Acesso em: 24 out. 2020

DEJOURS, Christophe. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. Trad. Ana Isabel Paraguay e Lúcia Leal Ferreira. 5ª. ed. São Paulo: Cartaz – Oboré, 1992.

DONIZETI, Luciano. Sartre e o marxismo: Humanismo radical e materialismo dialético. Dois pontos, volume 13, número 1, p. 129-149, abril de 2016, Curitiba, v. 13, p. 129-149, abril 2016.

ELIAS, Nobert. A sociedade dos indivíduos. 1ª ed. Jorge Zahar. Rio de Janeiro.1984

ENGELS, Friederich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Tradução B. A. Schumann. São Paulo: Boitempo, 1988.

ENGELS, Friederich. Dialética da Natureza. São Paulo: Boitempo, 1883.

FERNANDES, Florestan (org). K. Marx, F. Engels. História. 2ª. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1984.

FONTES, Virgínia. Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho. Marx e o Marxismo - Revista do NIEP-Marx. Niterói, v. 5(8), p.45-67, 2017.

FREUD, Sigmund. Formulações sobre os dois princípios do funcionamento psíquico. In: FREUD, Sigmund. 1856-1939 Observações psicoanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia: (“O caso Schreber”): artigos sobre técnica e outros textos (1911-1913) / Sigmund Freud; Tradução e notas Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

GILL, Thomas M.; FEINSTEIN, Alvan R. A critical appraisal of the quality of quality-of-life measurements. JAMA, v. 272, p. 619-626, Agosto 1994. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jama/article-abstract/378367 . Acesso em: 02 Jul. 2021.

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

JESUS, Saul N. Psicologia da Saúde e Bem- Estar. Psicologia da Saúde, Algarve, v. 14, p. 126-135, jul-dez 2006.

LOSCOCCO, K.A.; ROCHELLE, A.R. Influences on the Quality of Work and Nonwork life: Two Decades in Review. Journal of Vocation Behavior, 1991. p. 182-225.

LUKÁCS, Georg. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. 3ª ed. São Paulo. Ed. WMF Martins Fontes, 2003.

MARX, Karll. O 18 Brumário de Lúis Bonaparte. São Paulo. Ed. Boitempo, 1852.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política. Livro I: o processo de produção do capital [1867] (trad. Rubens Enderle). São Paulo: Boitempo, 1985.

MARX, Karl. Contribuição para a crítica da economia política. Tradução e introdução de Florestan Fernandes.~2.ed. - São Paulo : Expressão Popular, 2008.

MASETTO, Marcos T. Competência pedagógica do professor universitário. Summus: São Paulo, 2003.

MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; FREITAS, Léia Gonçalves; LOPES, Raquel da Silva; PARENTE, Francilene de Aguiar. Ensino Remoto Emergencial e o Isolamento Social: a precarização da escola pública e do trabalho docente. In: UCHOA, Antônio Marcos da conceição; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza; GONÇALVES, Maria Elizabeth (orgs.) Dialógos críticos. Volume 3. Porto Alegre: Editora Fi, 2020. p. 88-123. Disponível em: file:///C:/Users/berta/Downloads/013%20-%20Di%C3%A1logos%20cr%C3%ADticos,%20volume%203.pdf . Acesso em: 10 jun. 2021.

NAHAS, Marcus V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 7ª. ed. Florianópolis, Ed. do Autor, 2017.

NUNES, Cláudio Pinto; OLIVEIRA, Dalila A. Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.43, n.1, p.65-80, jan./mar. 2017.

OMS, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Constituição. Genebra: [s.n.]. 1948.

PAULA, João A. D. A Produção do Conhecimento em Marx. Revista Temporalis Caderno Abess, São Paulo, v. 5, n. Cortez, p. 17-42, 1992.

SANTOS, Sheila D. M. D. A precarização do trabalho docente no Ensino Superior: dos impasses às possibilidades de mudanças. Educar em Revista, Curitiba, v. 46, n. UFPR, p. 229-244, out/dez 2012.

SANTOS, Tatiane Araújo; SANTOS, Anderson Silva; MASCARENHAS, Nildo Batista; MELO, Cristina Maria Meira. O MATERIALISMO DIALÉTICO E A ANÁLISE DE DADOS. Texto Contexto de Enfermagem, Salvador, 2018. 27(4) :e0480017.

SCLIAR, Moacyr. História do Conceito de Saúde. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, p. 29-41, mar 2007.

SELYE, H. Confusion and controversy in the stress field. J Human Stress, v. 2, p. 37-44, 1975.

SILVA, Amanda M. D. Trabalho Docente no Brasil. Uma tendência de precarização no século XXI. Trabalho Necessário, v. 17, set-dez 2019.

WHOQOL. Study protocol for the World Health Organization project to develop a Quality of Life assessment instrument (WHOQOL). Quality of life research., v. 2, p. 153-159, 1993.

Downloads

Publicado

2022-11-26

Como Citar

Cardoso Júnior, W., Pinto Nunes, C., & Costa Cardoso, B. L. . (2022). MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO: um diálogo para pesquisa sobre a qualidade de vida. Momento - Diálogos Em Educação, 31(03), 179–200. https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14100