ESTADO DA ARTE DOS MEMES

Em busca de novos caminhos investigativos para o ensino de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14179

Palavras-chave:

Estado da Arte. Ensino de Língua Portuguesa. Memes.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer um inventário das produções científicas relativas ao trabalho com memes de internet nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, segue uma abordagem qualitativa utilizando-se uma metodologia de revisão de literatura do tipo estado da arte, a fim de sistematizar o que tem sido pesquisado e disseminado sobre o tema em 15 publicações em revistas e 11 dissertações. Dentre as produções, artigos científicos publicados em revistas nacionais e dissertações localizadas no Google Acadêmico, periódicos da CAPES, portais de congressos, Bibliotecas Digitais, e outras, na última década no Brasil. Todo o compilado foi analisado através da leitura do título, resumo e das palavras-chave, bem como qual tem sido a contribuição dos memes para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Como principais resultados apontamos algumas reflexões e a indicação de algumas lacunas que acreditamos serem passíveis de investigações mais aprofundadas futuramente.

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Biografia do Autor

Luisyane Terrado, Universidade Federal do Maranhão - UFM

Mestre em Ciências  Sociais pela Universidad de Los Lagos (Chile). Esp. em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Piauí. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Ensino de Línguas e Discurso - GruPELD da Universidade Federal do Maranhão. 

Marize Aranha, Universidade Federal do Maranhão - UFM

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente dos Programas de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Letras - PGLetras e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB (Mestrado Profissional). E-mail de contato: aranha.marize@ufma.br

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Publicado

2022-11-26

Como Citar

Carlos Terrado, L. de M., & Barros Rocha Aranha, M. . (2022). ESTADO DA ARTE DOS MEMES: Em busca de novos caminhos investigativos para o ensino de Língua Portuguesa. Momento - Diálogos Em Educação, 31(03), 342–366. https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14179