A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PESQUISA QUALITATIVA

práticas de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas do município de Cordeiros-Bahia

Autores

  • Zenaura Sousa Sobrinho Pessoa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Nilma Margarida de Castro Crusoé Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB https://orcid.org/0000-0002-0610-8237

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14305

Palavras-chave:

Palavras-chave: Técnica, Análise de Conteúdo, Pesquisa qualitativa.

Resumo

Neste artigo objetivamos evidenciar a técnica de Análise de Conteúdo que utilizamos para analisarmos os dados da pesquisa qualitativa “práticas de formação continuada para as coordenadoras do município de Cordeiros-Bahia”.  Como a pesquisa exige um caminho robusto para que o investigador tenha êxito na obtenção das respostas para suas indagações e na busca por alcançar os objetivos propostos, sentimos a necessidade de iniciarmos esse trabalho expondo o tipo de pesquisa e sua estruturação para a compreensão do processo investigativo para depois descrevermos o caminho que percorremos para analise dos dados. Como aporte teórico, respaldamos nos escritos de Amado (2017), Creswell (2010), Crusoé (2014), Bardin (2011), Bogdan e Biklin (1994), Gil (2002), Lakatos e Marconi (2010), Martins e Bicudo (1994), Minayo (1994; 2001 e 2002) e Triviños (1987). Os resultados apontam que a Análise de Conteúdo configura-se como uma metodologia que segue uma organização específica a qual permite ao pesquisador um passo-a-passo (caminho) a seguir para a realização de sua investigação. Além disso, foi possível perceber que essa técnica produz resultados significativos na pesquisa de abordagem qualitativa, no campo das ciências sociais.

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Biografia do Autor

Zenaura Sousa Sobrinho Pessoa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestra em Educação pelo  Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd/UESB). Graduada em Geografia. Especialista em Coordenação Pedagógica. Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Municipal Lindolfo Cordeiro Landi de Cordeiros. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Praticas Curriculares e Educativas. 

Nilma Margarida de Castro Crusoé, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Plena do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), na mesma instituição. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Praticas Curriculares e Educativas.

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Publicado

2022-11-26

Como Citar

Sousa Sobrinho Pessoa, Z., & Margarida de Castro Crusoé, N. . (2022). A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PESQUISA QUALITATIVA: práticas de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas do município de Cordeiros-Bahia. Momento - Diálogos Em Educação, 31(03), 161–178. https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14305