A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PESQUISA QUALITATIVA
práticas de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas do município de Cordeiros-Bahia
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14305Mots-clés :
Palavras-chave: Técnica, Análise de Conteúdo, Pesquisa qualitativa.Résumé
Neste artigo objetivamos evidenciar a técnica de Análise de Conteúdo que utilizamos para analisarmos os dados da pesquisa qualitativa “práticas de formação continuada para as coordenadoras do município de Cordeiros-Bahia”. Como a pesquisa exige um caminho robusto para que o investigador tenha êxito na obtenção das respostas para suas indagações e na busca por alcançar os objetivos propostos, sentimos a necessidade de iniciarmos esse trabalho expondo o tipo de pesquisa e sua estruturação para a compreensão do processo investigativo para depois descrevermos o caminho que percorremos para analise dos dados. Como aporte teórico, respaldamos nos escritos de Amado (2017), Creswell (2010), Crusoé (2014), Bardin (2011), Bogdan e Biklin (1994), Gil (2002), Lakatos e Marconi (2010), Martins e Bicudo (1994), Minayo (1994; 2001 e 2002) e Triviños (1987). Os resultados apontam que a Análise de Conteúdo configura-se como uma metodologia que segue uma organização específica a qual permite ao pesquisador um passo-a-passo (caminho) a seguir para a realização de sua investigação. Além disso, foi possível perceber que essa técnica produz resultados significativos na pesquisa de abordagem qualitativa, no campo das ciências sociais.
Téléchargements
Références
Referências:
AMADO, João. (org.). Manual de investigação qualitativa em educação. 3.ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
AMADO, João; FERREIRA, Sónia. A entrevista na invéstigação em educação. In: AMADO, João (org). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Imprensa da Universidade de Coimbra: 2 edição, Outubro 2017.
AMADO, João; COSTA, Antônio Ped.; CRUSOÉ, N.M.C. A Técnica da Análise de Conteúdo. In: AMADO, João (org). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Imprensa da Universidade de Coimbra: 2 edição, Outubro 2017.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora Ltda, 1994.
CÉZAR, Isamary Roberta Ferreira. Práticas Pedagógicas Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental: Sentidos De Professoras. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Vitória da Conquista, 2021.
CORDEIROS, Regimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de Cordeiros, Cordeiros, 2019.
CRESWELL, J. W. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. Ed, 2010.
CRUSOÉ. Nilma Margarida de Castro. Prática pedagógica interdisciplinar na escola: sentidos atribuídos pelas professoras. 1. Ed Curitiba, PR: CRV, 2014.
Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de Metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos. 2ª Ed. São Paulo: Editora Morais, 1994.
MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria método e criatividade. 17ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MINAYO. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.
MINAYO, M. C. S. Técnicas de pesquisa: entrevista como técnica privilegiada de comunicação. In: O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010. p. 261- 297.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Momento - Diálogos em Educação 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.