v. 27 n. 2 (2022): Revista Ambiente & Educação

					Visualizar v. 27 n. 2 (2022): Revista Ambiente & Educação
Publicado: 2022-12-26

Editorial

  • Editorial

    Alana das Neves Pedruzzi, Laryssa Louzada de Assis, Taís dos Santos Lopes Corrêa
    1 - 10
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.15040

Artigos

  • Mapeamento de trabalhos sobre temas socioambientais indicativos de pesquisas em Ensino de Ciências

    Eril Medeiros da Fonseca, Leandro Duso
    1 - 29
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13081
  • A Educação em comunidades tradicionais no sul do Amapá o caso da RESEX Cajari e da Reserva do Rio Iratapuru

    José Bittencourt da Silva, João Paulo da Conceição Alves
    1 - 23
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14550
  • Trilhas interpretativas ecológicas e a conservação da biodiversidade na Educação Ambiental Uma abordagem presente em publicações

    Anderson De Vechi, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Mariza Barion Romagnolo
    1 - 29
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14242
  • Os pressupostos históricos da Educação Ambiental e a crise ambiental atual

    Alexandre Macedo Pereira, Iohanna Maria de Assis Estevam Lucena Figueiredo, Andrei Rufino da Silva
    1 - 29
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14095
  • Recifes de coral A importância da tecnologia e dos jogos didáticos no processo de Educação Ambiental no Ensino Básico

    Adriano Dias de Campos Silva, Leonardo Lara de Carvalho
    1 - 35
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14084
  • Relação entre florestas e produção de água diálogos entre conhecimento tradicional quilombola e conhecimento científico como referência para a educação escolar

    Maria Aparecida da Silva Andrade, Rosiléia Oliveira de Almeida
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13988
  • A Educação Ambiental nos ventos do Ecoturismo um olhar a partir das práticas

    Maria José Farias da Silva, Carmen Roselaine de Oliveira Farias, Rita Paradeda Muhle
    1 - 26
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13540
  • Diálogos entre a Educação Ambiental e a aprendizagem baseada em problemas uma proposta de intervenção sobre o uso da água com estudantes do Ensino Fundamental

    Daniela Faria de Souza, Francisca Marli Rodrigues de Andrade
    1 - 34
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13459
  • Análise de livros didáticos da EJA sob o olhar da Educação Ambiental Crítica existe transversalidade?

    Fabíola Andrade, Teo Bueno de Abreu, Pedro Hollanda Carvalho
    1 - 29
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13386
  • Educação Ambiental no Ensino Superior reflexões sobre uma disciplina a partir da produção discente

    Daniel Fonseca de Andrade, Tainá Figueroa Figueiredo, Aline Silva Machado
    1 - 26
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13309

Educação Ambiental e Justiça Climática

  • A epistemologia das ruas nas fotopoéticas da pandemia

    Michèle Sato, Celso Sanchez, Déborah L. Moreira dos Santos
    1 - 25
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14608
  • Diálogos em Educação Ambiental e Clima

    Araceli Serantes-Pazos, Marcos Sorrentino
    1 - 20
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14870
  • Educação Ambiental e incêndios no Pantanal em 2020 “Foi um choque de pôr juízo em doido”

    Elni Elisa Willms, Izabele Joana Silva Nogueira
    1 - 19
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14850
  • Contribuição dos saberes Kaiowá e Guarani da Reserva Indígena Te’yikue em Mato Grosso do Sul para a Educação Ambiental e Justiça Climática

    Heitor Queiroz de Medeiros, Lídio Cavanha Ramires
    1 - 21
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14847
  • Clima, desastres e a ciência cidadã na convivência entre o ver e o não ver

    Giselly Rodrigues das Neves Silva Gomes, Rachel Trajber, Victor Marchezini
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14735
  • O arco-íris é meu ambiente as aprendizagens e as narrativas de militantes LGBTQIA+ sobre a crise climática

    Regina Aparecida da Silva, Romário Custodio Jales, Victor Hugo de Oliveira Henrique
    1 - 25
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14728
  • Educar para la Emergencia Climática: un imperativo ético y práctico

    Pablo Ángel Meira Cartea, Joaquim Jose Marques Ramos Pinto
    1 - 28
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14722
  • Educación y comunicación para el cambio climático en la Escuela Complutense Latinoamericana en busca de una partitura para la acción climática

    Edgar Javier González Gaundiano, Laura Bello-Benavides
    1 - 24
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14719
  • O ensino de ciências em tempos de pandemia algumas reflexões

    Débora Eriléia Pedrotti, Jakeline Modesta Almeida Fachin
    1 - 21
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14717
  • Forças criadoras do imaginário feminino frente à crise climática

    Denize Aparecida Rodrigues de Amorim, Rosana Manfrinate, Lúcia Shiguemi Izawa Kawahara
    1 - 24
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14716
  • Natureza, povos ciganos e justiça climática relações interculturais e ambientais

    Priscilla Amorim, Aluízio de Azevedo Silva Júnior
    1 - 23
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14696
  • Migraciones climáticas y tácticas de resistencia

    Barbara Mellado, Roberta Moraes Simione, Cristiane Carolina de Almeida Soares
    1 - 16
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14659
  • Educomunicação socioambiental e pandemia o que você vê da janela da sua casa sobre o meio ambiente?

    Marcela Cristiane Ribeiro Brito, Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, Thiago Cury Luiz
    1 - 22
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14602
  • Uma pesquisa fenomenológica no contexto climático

    Fátima Elizabeti Marcomin, Lidiane Gil Becker, Tatiani do Carmo Nardi
    1 - 23
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14598