Contribuição dos saberes Kaiowá e Guarani da Reserva Indígena Te’yikue em Mato Grosso do Sul para a Educação Ambiental e Justiça Climática
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14847Palavras-chave:
educação ambiental, justiça climática, saberes tradicionais indígenas, guarani e kaiowáResumo
Buscou-se compreender de que forma os saberes Kaiowá e Guarani da Reserva Indígena Te’yikue, no município de Caarapó, em Mato Grosso do Sul, podem contribuir com a Educação Ambiental e Justiça Climática. Considerou-se a abordagem das Sociedades Sustentáveis, bem como a articulação desta epistemologia indígena no processo de fortalecimento da Rede Internacional de Pesquisadores em Justiça Climática e Educação Ambiental (REAJA). Os resultados da pesquisa expressam que os indígenas possuem modos de bem viver sustentáveis. Assim, é preciso que os responsáveis pelas políticas públicas deem audiência aos saberes indígenas, inclusive com políticas específicas que garantam a existência dos povos originários e suas epistemologias.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Justiça Climática. Saberes Tradicionais Indígenas. Guarani e Kaiowá.
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