Uma pesquisa fenomenológica no contexto climático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14598

Palavras-chave:

Fenomenologia, Educação Ambiental, colapso climático, Covid-19

Resumo

O texto apresenta algumas reflexões sobre as potencialidades de atividades pedagógicas, sobre o clima, junto a estudantes do ensino fundamental de uma escola da rede pública no sul de Santa Catarina – Brasil, durante a pandemia da Covid-19 em 2021. A Cartografia do Imaginário, em seus elementos Bachelardianos, sustentou a pesquisa Fenomenológica. Aprofundamentos atinentes aos conceitos, às causas e consequências dos problemas regionais e globais referentes à questão climática, agravada pela ação humana, estiveram presentes nas atividades e discussões promovidas na escola. As manifestações a partir da arte, expressas em desenhos e poemas, retrataram eventos climáticos relevantes e a pandemia; contudo ainda carecem de aprofundamentos de conhecimentos e sinalizam a necessidade de processos formativos, contínuos, críticos e participativos na interface escola-comunidade acerca do tema.

 

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Biografia do Autor

Fátima Elizabeti Marcomin, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC; Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Doutora em Ciências (Ecologia e Recursos Naturais) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Membro do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte - GPEA. Professora aposentada pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. E-mail: fatimaelizabetimarcomin@gmail.com  

Lidiane Gil Becker, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Mestra em Educação PPGE pela mesma instituição. Doutoranda em Educação PPGE -IE da Universidade Federal de Mato Grosso. E-mail: lidiane.gil@gmail.com 

Tatiani do Carmo Nardi , Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduada em Pedagogia (UFMT). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT). Pesquisadora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA). E-mail: tatianicnardi@gmail.com

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Marcomin, F. E., Becker, L. G. ., & Nardi , T. do C. . (2022). Uma pesquisa fenomenológica no contexto climático . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–23. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14598

Edição

Seção

Educação Ambiental e Justiça Climática