Trilhas interpretativas ecológicas e a conservação da biodiversidade na Educação Ambiental

Uma abordagem presente em publicações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14242

Palavras-chave:

Meio ambiente, Áreas naturais, Abordagens práticas, Educação Ambiental

Resumo

O presente artigo teve por objetivo realizar uma pesquisa investigativa acerca dos artigos publicados nos últimos dez anos (2009-2019) sobre a temática das trilhas interpretativas ecológicas envolvendo conservação e preservação da biodiversidade local. E através da Educação Ambiental que se utilizaram dos instrumentos das trilhas interpretativas ecológicas para aprimorar a sensibilização coletiva referente à importância da preservação das áreas naturais. Realizou-se uma revisão bibliográfica sistematizada por meio das plataformas do Google Acadêmico, Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Plataforma ResearchGate e Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Scopus. A análise se deu a partir de 41 artigos selecionados, que buscavam apresentar a abordagem presente na Educação Ambiental nos últimos dez anos. A metodologia empregada foi a investigativa bibliográfica quantitativa, abarcando o resultado dos principais métodos de abordagem na preservação da biodiversidade e dos biomas brasileiros. A partir dos resultados pode-se concluir que a inter-relação com a biodiversidade, ecologia e educação ambiental, encontrados nos artigos estudados, demonstraram que a utilização de práticas relacionadas com a educação ambiental, por meio de trilhas interpretativas ecológicas ocorreram, predominantemente, na biodiversidade da Mata Atlântica. Conclui-se que o contato direto com as áreas naturais foi o método presente na maioria dos artigos pesquisados, apresentando resultados satisfatórios, não limitando, assim, a Educação Ambiental ao um simples método teórico.

 

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Biografia do Autor

Anderson De Vechi, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Biologia Comparada, no Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada, na UEM (2020), Mestre em Ensino de Ciências Ambientais UEM (2018), Graduado em Licenciatura Plena em Ciências pela UEM - Universidade Estadual de Maringá (2005), Graduado em Ciências Biológicas pela UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste (2009), Graduado em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco de Goioerê (2019), Graduado em Biologia Bacharelado pela UNINGÁ (2021). Especialista em: Educação e Gestão Ambiental UNIVALE (2010), Educação do Campo Lato Sensu UFPR (2011), Ensino de Física e Experimentação Didática UEM (2011), Mídias na Educação UNICENTRO (2015) e Ensino de Ciências UTFPR (2016). Goioerê, PR, Brasil, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4556-7997 - E-mail: andersondevechi1@gmail.com

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade do Minho (UMinho/PT, 2016) e em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018). Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2011). Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (USP, 2007). Especialista em Educação pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campo Mourão/PR, 2004). Graduado em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2002). Maringá, PR, Brasil, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1116-0777 – E-mail: juniormagalhaes@hotmail.com

Mariza Barion Romagnolo, UEM - Universidade Estadual de Maringá

 Doutora em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (1997), Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1993). Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Laboratório de Vegetação Ripária, Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7529-3624 – E-mail: mbromagnolo@gmail.com

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

De Vechi, A. ., de Oliveira Magalhães Júnior, C. A. ., & Barion Romagnolo, M. . (2022). Trilhas interpretativas ecológicas e a conservação da biodiversidade na Educação Ambiental: Uma abordagem presente em publicações. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–29. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14242