Educación y comunicación para el cambio climático en la Escuela Complutense Latinoamericana
en busca de una partitura para la acción climática
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14719Palavras-chave:
Educação Ambiental, Educação, Comunicação, Crise ClimáticaResumo
No âmbito da XXVIII Edição da Escola Complutense Latino-Americana, a Universidad Veracruzana (UV) e a Universidade Complutense de Madrid (UCM), ofereceram na UV dez cursos sobre vários temas relevantes na cidade de Xalapa, Veracruz, México, durante o mês de dezembro de 2021. Uma delas foi “Educação e comunicação sobre a crise climática diante da vulnerabilidade do cotidiano”. O curso foi destinado a estudantes universitários e acadêmicos interessados em se especializar no desenho de estratégias educacionais e de comunicação sobre mudanças climáticas (CC). O seu objetivo foi caracterizar as características gerais dos processos pedagógicos e comunicativos associados à CC, dada a sua complexidade e relevância científica e social, com ênfase na compreensão das causas, impactos e medidas de resposta na vida quotidiana. A duração do curso foi de 50 horas, distribuídas em dez sessões intensivas ao longo de duas semanas. Neste artigo apresentamos alguns resultados desta atividade, com base na análise de dados obtidos através de um desenho quase-experimental pré-teste-pós-teste e no desenvolvimento em grupo de projetos de intervenção para avaliar a pertinência do curso. Partimos do pressuposto de que, dada a complexidade do fenômeno CC, é necessário conhecer as dificuldades epistêmicas e suas possibilidades de transferência para a ação social, ao planejar intervenções pedagógicas e comunicativas. Conclui-se a necessidade de abordar o CC a partir de uma perspectiva crítica, vinculando dados do clima e das ciências sociais, destacando a abordagem regional e até local, se possível, que privilegia uma pedagogia situada que tende a estimular a participação da comunidade em ações capazes de gerar uma eficácia coletiva na vida cotidiana.
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