A Educação Ambiental nos ventos do Ecoturismo

um olhar a partir das práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13540

Palavras-chave:

Educação Ambiental, História ambiental, Práticas pedagógicas, Educação básica

Resumo

Este trabalho é o recorte de uma pesquisa de mestrado concluída que tratou da educação ambiental em um contexto ecoturístico no interior de Pernambuco (Brasil). A pesquisa foi realizada no município de Bonito, cujo processo de valorização da natureza local voltada para o ecoturismo tem sugerido mudanças em práticas de educação ambiental nas escolas. Por meio de uma descrição que leva em conta a narrativa histórica do ambiente local e uma observação atenta às práticas pedagógicas, procuramos estabelecer relações entre a política de ecoturismo assumida pela administração local e as práticas de educação ambiental em duas escolas municipais. Os resultados constituem um quadro sintético e panorâmico de uma aliança entre práticas educacionais e ecoturísticas, cujos sentidos enaltecem o contato direto com a natureza.

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Biografia do Autor

Maria José Farias da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora no Ensino Fundamental II e Ensino Médio na Rede Municipal de Ensino em Bonito/PE (SEDUC).  Mestra no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Graduada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico de Vitória (UFPE-CAV).

Carmen Roselaine de Oliveira Farias, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação (UFSCar-2008) com estágio sanduíche em Lisboa (CIE-UL) no âmbito do Programa CAPES/GRICES. Realizou entre 2009 e 2010 estágio de pós-doutorado no PPGE da PUCRS no âmbito do PNPD/CAPES. Em 2022 iniciou estágio de pós-doutorado no PPGECT/UFSC com uma pesquisa sobre escrita acadêmica e implicações na autoria, autonomia e formação. Desde 2010 é professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Campus de Recife, lotada na Área de Ensino das Ciências Biológicas. Mestra em Educação para a ciência (UNESP-2003), especialista em Direito Ambiental (UNIMEP-2005) e graduada em Direito (FURG-1998).

Rita Paradeda Muhle, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da PUCRS. Doutorado Sanduíche na University of Saskatchewan (Canadá). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PUCRS. Bióloga graduada pela PUCRS (Bacharel e Licenciatura), Especialista em Diversidade e Conservação da Fauna pela UFRGS. Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) da UFRPE.

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Farias da Silva, M. J., de Oliveira Farias, C. R. ., & Paradeda Muhle, R. (2022). A Educação Ambiental nos ventos do Ecoturismo: um olhar a partir das práticas. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–26. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13540