Vol. 32 Núm. 03 (2023): Dossiê: Educação, migrações internacionais e o contexto brasileiro

					Ver Vol. 32 Núm. 03 (2023): Dossiê: Educação, migrações internacionais e o contexto brasileiro

A pesquisa em educação está em constante mudança. Novos campos de investigação surgem a partir de transformações sociais, econômicas e culturais que atravessam a escola. Uma mudança que tem impactado a educação brasileira é a presença crescente de crianças, adolescentes, jovens e adultos, migrantes e refugiados de diversos países, na educação básica e superior. É nesta conjuntura, e no desafio de pensar os processos educativos para os povos migrantes, que apresentamos o dossiê Educação, Migrações Internacionais e o contexto brasileiro. 

O dossiê foi organizado a partir de dois objetivos: o primeiro consiste em refletir, teórica e empiricamente, sobre a interlocução entre educação e migrações internacionais a partir de três esferas políticas: a nacional, a estadual e a municipal. Assim, os estudos se propõem a pensar o tema tanto de forma ampla como de forma localizada. O segundo objetivo consiste em possibilitar aos leitores e leitoras a compreensão sobre os desafios de se efetivar o direito à educação nos mais diferentes níveis e etapas de ensino, considerando: processos de matrícula, inclusão, formação docente, políticas educacionais, aprendizagem da língua portuguesa, relação escola-família, acesso à educação superior e práticas educativas. 

A partir destas dimensões, o leitor terá acesso a nove artigos e uma entrevista. Contemplamos no conjunto de textos uma diversidade de autores e de contextos geográficos. Tal diversidade aponta o que já é expresso no título deste dossiê: o tema da educação e migrações internacionais não é um tema local ou regional, mas um tema nacional, presente em diversas regiões de nosso país. Esperamos assim que o dossiê possibilite ao leitor uma visão ampla do tema, tendo em mente a complexidade e as particularidades de cada contexto a qual o estudo foi produzido.

Publicado: 2024-01-09

Apresentação

  • OS EFEITOS DAS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    16-20
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.16478

Dossiê temático

Artigos de fluxo contínuo