O PROCESSO DE INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

estratégias de crianças e adolescentes migrantes no Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.16004

Palavras-chave:

Inclusão Educacional, Filhos de Trabalhadores Migrantes, Ambiente Escolar, Psicossociologia da Educação, Comunicação e Educação

Resumo

Neste estudo qualitativo realizado com 11 crianças e adolescentes migrantes latino-americanos estudantes da rede de educação básica da cidade do Rio de Janeiro, temos como objetivo entender como o grupo cria estratégias de inclusão no ambiente escolar. A partir disso, buscamos compreender as pistas mais amplas que essas estratégias podem oferecer sobre a experiência migratória dessa comunidade no Brasil. Inicialmente, debatemos a diferença entre incluir e integrar migrantes. Em seguida, propomos uma metodologia intercultural, não adultocêntrica e baseada na Psicologia Sócio-Histórica para a análise do fenômeno migratório. Finalmente, identificamos e discutimos três estratégias de inclusão mobilizadas pelos participantes na interação com seus pares, professores e, além disso, com o contexto social brasileiro: a demarcação da diferença, a tentativa de se diluir no grupo e a demanda por equidade. Essas estratégias nos dão indícios sobre primeiras impressões no Brasil, dificuldades de inclusão na escola e os desafios de aprender a língua portuguesa.

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Biografia do Autor

Gabriela Azevedo de Aguiar, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

Coordenadora da Estratégia de Desenvolvimento Territorial – Campus Maré, Assessoria de Relações Institucionais / Gabinete da Presidência (FIOCRUZ). Doutora e Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS) pelo Instituto de Psicologia (UFRJ). Psicóloga (PUC-SP). Membro do grupo de pesquisa Diaspotics – Migrações Transnacionais e Comunicação Intercultural.

João Paulo Rossini, Université du Québec à Montréal

Doutorando em Comunicação na Université du Québec à Montréal (UQÀM), Canadá. Mestre em Migrações Transnacionais pela Université de Lille e em Sociologia – Diversidade Cultural pela Université libre de Bruxelles. Membro do grupo de pesquisa Diaspotics – Migrações Transnacionais e Comunicação Intercultural.

Adriana M. Assumpção, Universidade Estácio de Sá

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordena o Grupo de Pesquisa Estudos em Educação, Cultura e Tecnologia (GECULT). Membro do grupo de pesquisa Diaspotics – Migrações Transnacionais e Comunicação Intercultural.

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Publicado

2024-01-09

Como Citar

Azevedo de Aguiar, G., Rossini Teixeira Coelho, J. P. ., & de Assumpção, A. M. (2024). O PROCESSO DE INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR : estratégias de crianças e adolescentes migrantes no Rio de Janeiro . Momento - Diálogos Em Educação, 32(03), 40–62. https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.16004

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