Vol. 32 No. 03 (2023): Dossiê: Educação, migrações internacionais e o contexto brasileiro

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A pesquisa em educação está em constante mudança. Novos campos de investigação surgem a partir de transformações sociais, econômicas e culturais que atravessam a escola. Uma mudança que tem impactado a educação brasileira é a presença crescente de crianças, adolescentes, jovens e adultos, migrantes e refugiados de diversos países, na educação básica e superior. É nesta conjuntura, e no desafio de pensar os processos educativos para os povos migrantes, que apresentamos o dossiê Educação, Migrações Internacionais e o contexto brasileiro. 

O dossiê foi organizado a partir de dois objetivos: o primeiro consiste em refletir, teórica e empiricamente, sobre a interlocução entre educação e migrações internacionais a partir de três esferas políticas: a nacional, a estadual e a municipal. Assim, os estudos se propõem a pensar o tema tanto de forma ampla como de forma localizada. O segundo objetivo consiste em possibilitar aos leitores e leitoras a compreensão sobre os desafios de se efetivar o direito à educação nos mais diferentes níveis e etapas de ensino, considerando: processos de matrícula, inclusão, formação docente, políticas educacionais, aprendizagem da língua portuguesa, relação escola-família, acesso à educação superior e práticas educativas. 

A partir destas dimensões, o leitor terá acesso a nove artigos e uma entrevista. Contemplamos no conjunto de textos uma diversidade de autores e de contextos geográficos. Tal diversidade aponta o que já é expresso no título deste dossiê: o tema da educação e migrações internacionais não é um tema local ou regional, mas um tema nacional, presente em diversas regiões de nosso país. Esperamos assim que o dossiê possibilite ao leitor uma visão ampla do tema, tendo em mente a complexidade e as particularidades de cada contexto a qual o estudo foi produzido.

Published: 2024-01-09

Apresentação

  • OS EFEITOS DAS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    16-20
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.16478

Dossiê temático

Artigos de fluxo contínuo

  • TRAINING TEACHERS FOR PROFESSIONAL EDUCATION a case study on license courses at ifap / Macapá campus

    Srª Adriana Valeria, Srª Liliane Sanchez
    251-271
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14591
  • POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO SISTEMA ESTADUAL DO PARÁ

    Roberto Adriano Sales Lima, Catia Oliveira Macedo
    272-298
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14588
  • ACTIVE METHODOLOGIES IN TECHNICAL COURSES IN NURSING what research says in brazilian postgraduate courses

    Carla Daiane Silva Rodrigues, Roberta Pasqualli
    298-316
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14959
  • MOVEMENT EXTENSION PROJECT Physical Education in Early Childhood Education in Pandemic Times

    Luciana Toaldo Gentilini Avila
    317-335
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14326
  • THE SOCIAL SPORTS PROJECT PLAYS AURORA FROM THE PERSPECTIVE OF SCHOOL CHILDREN AND FAMILIES

    Lucas Ressler dos Santos, Diego Matheus Schaab, Denise Bolzan Berlese, Magale Konrath
    336-352
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14396
  • O BULLYING COMO MOTIVAÇÃO PARA DEBATES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA

    Thales do Amaral Santos, Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
    353-376
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14858
  • BULLYING AS A MOTIVATION FOR DEBATES ABOUT GENDER AND SEXUALITY AT SCHOOL

    Thales Santos, Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
    377-399
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.16546