EDUCAÇÃO, MIGRAÇÃO E OS SENTIDOS DA ESCOLA PARA FAMÍLIAS HAITIANAS

Autores

  • Cláudia Valente Cavalcante Pontifícia Universidade Católica de Goiás https://orcid.org/0000-0001-9521-6784
  • Daniela Colella Zuniga Ludovico Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.16034

Palavras-chave:

Migration. Education. School meanings. Family. Haitians.

Resumo

O artigo decorre de estudos investigativos sobre um grupo específico de haitianos na Região Metropolitana de Goiânia e sua relação com a escola. Parte-se do princípio que a educação é um direito humano, garantido a pessoas em situação de refúgio e imigração, o qual é regulamentado por documentos internacionais dos quais o Brasil é signatário e possui legislação própria acerca desse direito. Entende-se que os fluxos migratórios contemporâneos estão cada vez mais complexos, as distintas sociedades têm sido impactadas por esses movimentos e a escola é tida como um lócus importante para a integração e inclusão destes grupos sociais. Objetiva-se nesse artigo compreender os sentidos que as famílias haitianas atribuem à escola e suas estratégias de integração e inclusão social e cultural. Por meio de questionários e entrevistas conclui-se, com o estudo, que as famílias haitianas buscam integração social e socialização por meio da escola, mas, para além disso, atribuem à escola a possibilidade de alcançar níveis escolares mais elevados, como o ingresso na educação superior, com fins de inclusão social e transformação de suas condições socioculturais e materiais.

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Biografia do Autor

Cláudia Valente Cavalcante, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora Adjunta no Programa de Pós-graduação stricto senso em Educação da PUC Goiás. Vice-lider do Grupo de Pesquisa Juventude e Educação. E-mail de contato: clavalente@pucgoias.edu.br

 

Daniela Colella Zuniga Ludovico , Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Graduada em Pedagogia pela PUC Goiás e Direito pela PUC São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa Juventude e Educação. E-mail de contato: danicludovico@gmail.com

 

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Publicado

2024-01-09

Como Citar

Cavalcante, C. V., & Colella Zuniga Ludovico , D. (2024). EDUCAÇÃO, MIGRAÇÃO E OS SENTIDOS DA ESCOLA PARA FAMÍLIAS HAITIANAS . Momento - Diálogos Em Educação, 32(03), 149–169. https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.16034