v. 37 n. 3 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo

A imagem mostra uma estrada reta e ao seu lado esquerdo e à frente encontra-se o mar.
Publicado: 2020-08-21

Editorial

  • Editorial

    Paula Corrêa Henning, Juliana Corrêa Pereira Schlee
    01-08
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11871

Artigos

  • Análise das práticas de Educação Ambiental das cervejarias do Rio Grande do Sul

    Samuel Vinícius Bonato
    9-26
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7323
  • Educación ambiental crítica: evaluación de proyecto de fortalecimiento de un colectivo de jóvenes en una escuela de Puerto Iguazú, Argentina

    Analía Bardelás, Marcela Stuker Kropf
    27-49
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.10968
  • O engajamento de juventudes na gestão das águas: desafios e perspectivas na bacia hidrográfica do rio Capibaribe

    Symone Maria Pancracio Falcão, Micaella Raíssa Falcão de Moura, Romildo Morant de Holanda
    50-68
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11221
  • Enfrentamentos sociopolíticos e diversidade: uma discussão entre Educação Ambiental Crítica e Teoria Queer

    Rhuann Carlo Viero Taques, Patricia Neumann, Adriana Massaê Kataoka
    69-91
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11374
  • As canções de Antônio Baiano na promoção da Educação Ambiental: expressão de luta, religiosidade e amor pela natureza

    Luciene Francisco Vieira, Wender Faleiro
    92-115
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11056
  • Trote ecológico no Campus sede da Universidade Federal do Pará, Belém-PA, Brasil: memória e percepção de um legado

    Maria da Conceição Gonçalves Ferreira, Gilmar Wanzeller Siqueira
    116-137
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.9340
  • Como os estudantes percebem a sustentabilidade na educação superior? Um estudo qualiquantitativo sobre a Universidade Federal do Cariri – CE

    Jeferson Antunes, Verônica Salgueiro do Nascimento, Zuleide Fernandes de Queiroz
    138-161
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.9798
  • A centralidade da Educação Ambiental no Projeto Pedagógico Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA.

    Maria Emília dos Santos Gonçalves, Damián Sánchez Sánchez
    162-183
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.10892
  • Experiencia de Educación Ambiental para la Sostenibilidad con el Enfoque, Ciencia, Tecnología y Sociedad

    Luis Gerarvit Vasquez, Carelia Rayen Hidalgo Lopez, Diana Mujica
    184-207
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11316
  • Pertencimento: um elo conectivo entre o ser humano, a sociedade e a natureza

    Débora Gisele Graúdo dos Santos, Mauro Guimarães
    208-223
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.10918
  • Aprendizagem inclusiva: mapas táteis como ferramenta de sensibilização sobre a conservação da natureza

    Lia Maris Orth Ritter Antiqueira, Leticia Helena Vieira da Silva, Thais Camargo Augusto
    224-240
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.10969
  • Educação pela cidade e a formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais

    Manuella Teixeira Santos, Elinete Oliveira Raposo, Nadia Magalhães da Silva Freitas
    241-262
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11243
  • Políticas de Currículo da Educação Ambiental no contexto de uma escola pública de Pernambuco

    Everaldo Nunes de Farias Filho, Carmen Roselaine de Oliveira Farias
    263-282
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11740
  • Vamos ao manguezal? Produção de um vídeo documentário para a conscientização da comunidade escolar sobre a preservação da biodiversidade

    Carlos Roberto Pires Campos, Mariana Aguiar Correia Lima Gonçalves
    283-304
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11343
  • Do discurso ecoteológico às práticas de educação ambiental das Campanhas da Fraternidade realizadas pela Igreja Católica no Brasil

    Aldemir Inácio de Azevedo, Cláudia Mirella Pereira Ramos, Elber Willames de Souza
    305-327
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11014
  • Epistemologias da floresta: ecologia e modos de vida integrados com a natureza

    Otávio Augusto Chaves Rubino dos Santos, Allene Carvalho Lage
    328-348
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11007

Seção Especial: XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (FIM)

  • Da colonialidade à sociedade de risco: a posição da Educação Ambiental em frente a esse diálogo

    Elisângela Lazzari, Sérgio Botton Barcellos
    349-364
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.10928
  • Pedagogia das Ruas como práxis de resistência

    Alvaro Luis Avila da Cunha
    365-378
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.10954
  • “Mulher pesca sim!” Desigualdade, invisibilidade e conflitos socioambientais em contextos lagunares no Rio Grande do Sul

    Liza Bilhalva Martins da Silva, Gianpaolo Knoller Adomilli
    379-399
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11006
  • Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de Ciências

    Eduarda da Silva Lopes, Franciele Siqueira Radetzke, Roque Ismael Da Costa Güllich
    400-415
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.10964