Enfrentamentos sociopolíticos e diversidade: uma discussão entre Educação Ambiental Crítica e Teoria Queer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11374

Palavras-chave:

Capitalismo, Cultura Visual, Queer.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir pontos de convergência entre a teoria e subjetividades queer e a Educação Ambiental Crítica. O método foi o de ensaio. Os resultados destacam os enfrentamentos sociopolíticos que, por meio de culturas visuais queer ou por políticas educativas ambientais, contrapõem e subvertem elementos considerados como imutáveis de um sistema socioeconômico homogeneizante e seus desdobramentos. Ambas convergem para a problematização do sistema socioeconômico e da constituição de sujeitos homogêneos. Ambas defendem a diversidade e a singularidade de modos de ser e viver. Considera-se que as subjetividades queer e a Educação Ambiental Crítica colaboram para dar visibilidade ao que intencionalmente é ocultado e, assim, contribuem com a promoção de reflexões e ações que questionam e enfrentam os movimentos de uniformização da vida.

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Biografia do Autor

Rhuann Carlo Viero Taques, Universidade Estadual do Centro Oeste

Acadêmico do curso de Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Centro Oeste/Unicentro, Laboratório de Educação Ambiental.

Patricia Neumann, Universidade Estadual do Centro Oeste/Unicentro

Graduada em Psicologia pela FAG com ênfase em Psicologia e Processos Educativos. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste/Unicentro

Adriana Massaê Kataoka, Universidade Estadual do Centro Oeste/Unicentro

Pós doutora em Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá. Docente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Centro Oeste

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Publicado

2020-08-21

Como Citar

Taques, R. C. V., Neumann, P., & Kataoka, A. M. (2020). Enfrentamentos sociopolíticos e diversidade: uma discussão entre Educação Ambiental Crítica e Teoria Queer. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(3), 69–91. https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11374