Políticas de Currículo da Educação Ambiental no contexto de uma escola pública de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11740

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Políticas Educacionais. Currículo.

Resumo

Nesta pesquisa buscamos compreender de que modo professores recontextualizam duas políticas educacionais nacionais de Educação Ambiental (EA) – Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA) - e deliberam sobre a construção do currículo escolar que insere a EA em uma escola pública de Pernambuco. Utilizando o referencial teórico-metodológico do ciclo de produção de políticas curriculares segundo Stephen Ball e seus colaboradores e intérpretes brasileiros, procuramos responder aos objetivos dessa pesquisa acerca dos principais significados de EA, concepções de currículo e propostas de ensino acionadas pelos professores no processo de construção de um plano de ação em EA.

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Biografia do Autor

Everaldo Nunes de Farias Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE

Doutor em Ensino das Ciências e Matemática pela UFRPE Professor do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE Lattes:http://lattes.cnpq.br/8504203629992863

Carmen Roselaine de Oliveira Farias, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação pela UFSCar Professora do Departamento de Biologia-UFRPE Coordenadora do Programa de Pós Gradução em Ensino das Ciências Lattes: http://lattes.cnpq.br/9470714866674296

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Publicado

2020-08-21

Como Citar

Nunes de Farias Filho, E., & de Oliveira Farias, C. R. (2020). Políticas de Currículo da Educação Ambiental no contexto de uma escola pública de Pernambuco. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(3), 263–282. https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11740