Vamos ao manguezal? Produção de um vídeo documentário para a conscientização da comunidade escolar sobre a preservação da biodiversidade
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11343Palavras-chave:
aula de campo, espaços educativos não formais, manguezalResumo
O ser humano e a natureza são indissociáveis, formam um todo integrado, mas para que isso se efetive, as questões socioambientais precisam ser conhecidas e compartilhadas. Esta pesquisa foi realizada em uma escola do ensino fundamental II, no município de Vitória, localizada a 8 km do Manguezal da UFES e a 700 metros da Praia de Camburi. Sua motivação decorreu do fato de muitos dos alunos desta escola desconhecerem a importância do manguezal, um dos principais ecossistemas do Estado do Espírito Santo. Para o desenvolvimento do estudo, escolhemos seis estudantes para avaliarem a percepção ambiental da comunidade escolar e produzir um vídeo educativo e compartilhar com os demais estudantes da escola. O material educativo foi exibido em dezembro de 2017 oferecendo nova oportunidade de aprendizagem sobre o ecossistema manguezal, imprescindível para a vida marinha, e a possibilidade de mudança na percepção ambiental dos alunos. As práticas desenvolvidas revelaram-se adequadas para os propósitos da educação ambiental, tendo em vista a probabilidade de provocar mudanças nos modos de ver e nas atitudes dos alunos sobre a relevância do manguezal.Downloads
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