“O QUE ME DÓI É VER AS CRIANÇAS NAS CAÇAMBAS”

criações docentes e desigualdades em tempos de Covid-19

Autores/as

  • Ana Gabriela da Silva Vieira Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Eduardo Garralaga Melgar Junior Universidade Federal de Rio Grande e Prefeitura Municipal de Pelotas
  • Marcio Caetano Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0002-4128-8229

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13168

Palabras clave:

Pobreza, Educação escolar pública, Acesso à tecnologia

Resumen

Las situaciones de emergencia inauguradas con la pandemia COVID-19 obligaron a conjeturar sobre la dinámica de las sociabilidades y las formas en que se constituyen la vida en medio de la letalidad del virus SARS-CoV-2 y la necropolítica en curso en Brasil. En varias ciudades del país, la alternativa encontrada fue el aprendizaje a distancia y, en otras, ante la exclusión digital, las escuelas instituyeron posibles prácticas educativas para mantener lazos con las/os estudiantes. Con atención a este escenario, nuestro objetivo es interrogar las experiencias docentes, en contextos socioeconómicos desiguales que caracterizan a la ciudad de Pelotas, en el interior del estado de Rio Grande do Sul, sobre el acceso de los estudiantes a las tecnologías de enseñanza remota o las posibles prácticas educativas propuestas por la “Secretaria Municipal de Educação e Deporte – SMED”. Para eso, se realizaron diálogos informales con profesoras/es y equipos pedagógicos directivos, a través de aplicativos de conversación instantánea. Las consideraciones muestran que la pandemia acentuó el drama vivido por las poblaciones empobrecidas, dejando al descubierto el escenario violento de la necropolítica neoliberal que desmanteló las políticas sociales en los últimos años.

 

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Biografía del autor/a

Ana Gabriela da Silva Vieira, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutoranda em Educação na linha de Epistemologias Descoloniais, Educação Transgressora e Práticas de Transformação do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Educação na linha de Epistemologias Descoloniais, Educação Transgressora e Práticas de Transformação do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Possui Graduação em História -Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas. Integra o Grupo de Pesquisa Políticas do Corpo e Diferenças -POC'S.

Eduardo Garralaga Melgar Junior, Universidade Federal de Rio Grande e Prefeitura Municipal de Pelotas

Doutor em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (FURG). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa (2010) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pampa (2014). Atualmente é orientador educacional da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jeremias Fróes, Pelotas/RS e integra o Grupo de Pesquisa Políticas do Corpo e Diferenças -POC's. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, língua estrangeira para crianças, formação de professores, educação e tecnologia da informação e comunicação.

Marcio Caetano, Universidade Federal de Pelotas

Pós-doutor Educação, com apoio do PNPD-CAPES, pelo o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador do Centro de Memória LGBTI João Antônio Mascarenhas (UFPEL/UFES). Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), orienta investigações desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educaçãoda mesma Instituição. Os seus temas de interesse e pesquisa são: 1. currículos e culturas; 2. masculinidade(s) e 3. população lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual e 4. estudos decoloniais e subalternos.

Citas

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Publicado

2021-11-19

Cómo citar

Vieira, A. G. da S. ., Melgar Junior, E. G., & Caetano, M. (2021). “O QUE ME DÓI É VER AS CRIANÇAS NAS CAÇAMBAS”: criações docentes e desigualdades em tempos de Covid-19. Momento - Diálogos Em Educação, 30(02), 133–153. https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13168

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