“O QUE ME DÓI É VER AS CRIANÇAS NAS CAÇAMBAS”

criações docentes e desigualdades em tempos de Covid-19

Authors

  • Ana Gabriela da Silva Vieira Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Eduardo Garralaga Melgar Junior Universidade Federal de Rio Grande e Prefeitura Municipal de Pelotas
  • Marcio Caetano Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0002-4128-8229

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13168

Keywords:

Pobreza, Educação escolar pública, Acesso à tecnologia

Abstract

The emergency situations inaugurated with the COVID-19 pandemic forced us to conjecture about the dynamics of sociabilities and the ways in which they are constituted in life amidst the lethality of the SARS-CoV-2 virus and the necropolitics in Brazil. In several cities across the country, the alternative found was remote learning and, in others, given the digital exclusion, schools instituted possible educational practices in order to maintain bonds with children. With attention to this scenario, our objective is to interrogate the teaching experiences, in unequal socioeconomic contexts that characterize the city of Pelotas, in the interior of the state of Rio Grande do Sul, about student access to remote teaching technologies or possible educational practices proposed by “Secretaria Municipal de Educação e Deporto – SMED”. For this, informal dialogues were carried out with professors and directive pedagogical teams, through instant conversation applications. The considerations show that the pandemic accentuated the drama experienced by impoverished populations, laying bare the violent scenario of neoliberal necropolitics that dismantled social policies in recent years.

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Author Biographies

Ana Gabriela da Silva Vieira, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutoranda em Educação na linha de Epistemologias Descoloniais, Educação Transgressora e Práticas de Transformação do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Educação na linha de Epistemologias Descoloniais, Educação Transgressora e Práticas de Transformação do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Possui Graduação em História -Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas. Integra o Grupo de Pesquisa Políticas do Corpo e Diferenças -POC'S.

Eduardo Garralaga Melgar Junior, Universidade Federal de Rio Grande e Prefeitura Municipal de Pelotas

Doutor em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (FURG). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa (2010) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pampa (2014). Atualmente é orientador educacional da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jeremias Fróes, Pelotas/RS e integra o Grupo de Pesquisa Políticas do Corpo e Diferenças -POC's. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, língua estrangeira para crianças, formação de professores, educação e tecnologia da informação e comunicação.

Marcio Caetano, Universidade Federal de Pelotas

Pós-doutor Educação, com apoio do PNPD-CAPES, pelo o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador do Centro de Memória LGBTI João Antônio Mascarenhas (UFPEL/UFES). Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), orienta investigações desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educaçãoda mesma Instituição. Os seus temas de interesse e pesquisa são: 1. currículos e culturas; 2. masculinidade(s) e 3. população lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual e 4. estudos decoloniais e subalternos.

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Published

2021-11-19

How to Cite

Vieira, A. G. da S. ., Melgar Junior, E. G., & Caetano, M. (2021). “O QUE ME DÓI É VER AS CRIANÇAS NAS CAÇAMBAS”: criações docentes e desigualdades em tempos de Covid-19. Momento - Diálogos Em Educação, 30(02), 133–153. https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13168

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