Experiências em educações ambientais nos encontros de dois geógrafos ecologistas
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.13243Palavras-chave:
Educação Ambiental, Formação de Educadores Ambientais, Movimento Social, Ecologistas, PolíticaResumo
Perante um intenso processo de sucateamento das instituições e políticas públicas de proteção ao meio ambiente e de educação ambiental no Brasil, por parte de uma governança “negacionista” e detratora das organizações científicas e das defesas das minorias, inclusive as organizações estatais, esse texto relata a experiência do encontro de dois geógrafos, professores e ecologistas, de duas regiões distintas. Tendo como foco principal as atividades realizadas durante a presença do educador paulista na cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo, durante uma série de eventos ligados a um Programa de Pós-Graduação em Educação, esse texto se divide em duas seções, sendo a primeira o relato do pesquisador anfitrião e organizador das atividades, o segundo relato, o do professor visitante. As perspectivas das educações ambientais que pautam as discussões do artigo além de se situar, filosófica e politicamente, às margens das redes institucionais, inclusive dos programas oficiais de pautas “progressistas”, são combativas às ações “ecofóbicas”, predatórias e beligerantes dos governos das extremas direitas, instaurados recentemente no Brasil
Palavras-chave: Educação Ambiental; Formação de Educadores Ambientais; Movimento Social; Ecologistas; Política.
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