Experiências em educações ambientais nos encontros de dois geógrafos ecologistas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.13243

Keywords:

Educação Ambiental, Formação de Educadores Ambientais, Movimento Social, Ecologistas, Política

Abstract

Perante um intenso processo de sucateamento das instituições e políticas públicas de proteção ao meio ambiente e de educação ambiental no Brasil, por parte de uma governança “negacionista” e detratora das organizações científicas e das defesas das minorias, inclusive as organizações estatais, esse texto relata a experiência do encontro de dois geógrafos, professores e ecologistas, de duas regiões distintas. Tendo como foco principal as atividades realizadas durante a presença do educador paulista na cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo, durante uma série de eventos ligados a um Programa de Pós-Graduação em Educação, esse texto se divide em duas seções, sendo a primeira o relato do pesquisador anfitrião e organizador das atividades, o segundo relato, o do professor visitante. As perspectivas das educações ambientais que pautam as discussões do artigo além de se situar, filosófica e politicamente, às margens das redes institucionais, inclusive dos programas oficiais de pautas “progressistas”, são combativas às ações “ecofóbicas”, predatórias e beligerantes dos governos das extremas direitas, instaurados recentemente no Brasil

Palavras-chave: Educação Ambiental; Formação de Educadores Ambientais; Movimento Social; Ecologistas; Política.

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Author Biographies

Soler Gonzalez, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professor Adjunto do Centro de Educação (Ufes). Professor permanente do Programa de pós-graduação do mestrado profissional em Educação (PPGME/Ufes). Líder do Grupo de Pesquisa Territórios de aprendizagens autopoiéticas ? Cnpq. Coordenador do projeto de ensino, pesquisa e extensão Narradores da maré.

Rodrigo Barchi, Universidade IbirapueraUniversidade de Sorocaba

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba, Especialista em Educação Ambiental pela USP/ São Carlos, Especialista em Gestão da Educação Pública pela Unifesp, licenciado em Geografia pela Universidade de Sorocaba e Pedagogia pela Universidade da Cidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Ibirapuera, sendo membro do Grupo de Pesquisa Subjetividade, Educação Escolar e Políticas Educacionais. É professor e pesquisador nas áreas de Filosofia da Educação e Ecologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia, Educação Ambiental, Políticas Públicas em Educação e Meio Ambiente, Geopolítica, Geografia do Brasil e Geral, Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia para Ensino Fundamental e Médio, Teoria do Currículo, Formação de Professores, Fundamentos e Teorias da Educação Brasileira. Foi coordenador do Curso de Geografia da Universidade de Sorocaba, coordenador de Subprojeto Pibid - Geografia, coordenador de Pedagogia da Faculdade de Sorocaba (UNIBR) e colaborador do CIIIE (Centro Internacional e Interdisciplinar de Investigação e Ensino Aplicado), promovido pelo convênio entre la Alice Salomon Hochschule Berlin (ASH), a Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca (UABJO), a Universidade de Sorocaba (UNISO) e a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), financiado pelo DAAD (Deutscher Akademischer Astauschidienst - Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico)

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Published

2022-08-03

How to Cite

Gonzalez, S., & Barchi, R. (2022). Experiências em educações ambientais nos encontros de dois geógrafos ecologistas. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(1), 1–26. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.13243