PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO:

um estudo sobre critérios de avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17057

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Critérios Avaliativos, Projeto de Vida

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar como os professores do componente curricular Projeto de Vida, no contexto do Novo Ensino Médio, estruturam e conduzem suas atividades avaliativas. A investigação busca compreender a existência de critérios claros nesses processos, verificando a incorporação desses critérios tanto no material didático quanto na prática docente. Para isso, adota-se uma abordagem metodológica qualitativa, que recorre à pesquisa bibliográfica para conceituar o componente obrigatório e os critérios de avaliação da aprendizagem a partir da literatura acadêmico-científica, e à pesquisa documental para a análise de materiais didáticos e notas de quatro docentes, sendo dois da rede pública e dois da rede privada. Embora o Projeto de Vida possua características neoliberais, o estudo revelou que os professores não utilizam critérios claros para avaliar a complexidade e subjetividade deste componente curricular, destacando a necessidade de critérios mais transparentes para garantir uma avaliação justa e formativa.

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Biografia do Autor

Alessandra Paiva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Professora da Faculdade Método de São Paulo (Famesp). Membro do Grupo de estudo ABC da Educação - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre impacto das avaliações de larga escala em escolas inseridas em regiões de alta vulnerabilidade social do Grande ABC Paulista. E-mail de contato: alessandra.pereira@uscsonline.com.br.

Marco Wandercil, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Professor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Líder do Grupo de estudo ABC da Educação - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre impacto das avaliações de larga escala em escolas inseridas em regiões de alta vulnerabilidade social do Grande ABC Paulista. E-mail de contato: marco.wandercil@gmail.com

Paulo Sérgio Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Líder do Gupo de Pesquisas em Avaliação Educacional e Desempenho (GPAED-CNPq). 

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Paiva, A., Wandercil, M., & Garcia, P. S. (2024). PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: : um estudo sobre critérios de avaliação . Momento - Diálogos Em Educação, 33(3), 357–380. https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17057