PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO:
um estudo sobre critérios de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17057Palavras-chave:
Avaliação da Aprendizagem, Critérios Avaliativos, Projeto de VidaResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar como os professores do componente curricular Projeto de Vida, no contexto do Novo Ensino Médio, estruturam e conduzem suas atividades avaliativas. A investigação busca compreender a existência de critérios claros nesses processos, verificando a incorporação desses critérios tanto no material didático quanto na prática docente. Para isso, adota-se uma abordagem metodológica qualitativa, que recorre à pesquisa bibliográfica para conceituar o componente obrigatório e os critérios de avaliação da aprendizagem a partir da literatura acadêmico-científica, e à pesquisa documental para a análise de materiais didáticos e notas de quatro docentes, sendo dois da rede pública e dois da rede privada. Embora o Projeto de Vida possua características neoliberais, o estudo revelou que os professores não utilizam critérios claros para avaliar a complexidade e subjetividade deste componente curricular, destacando a necessidade de critérios mais transparentes para garantir uma avaliação justa e formativa.
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