A EDUCAÇÁO HOLÍSTICA E A INTEGRALIDADE DO INDIVÍDUO NO PROCESSO FORMATIVO ESCOLAR:

um olhar de educadores participantes do Programa Fulbright Distiguished Awards in Teaching - DAI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.16353

Palavras-chave:

educação integral, internacionalização da educação, educação holística, complexidade

Resumo

Este artigo aborda a crescente valorização das competências não acadêmicas no processo educativo e a busca por uma abordagem holística na educação formal, que vai além da mera transmissão de conhecimentos cognitivos. A pesquisa teve origem no programa Fulbright Distinguished Awards in Teaching (Fulbright DAI), durante o qual educadores de diversos países compartilharam experiências e perspectivas sobre essa temática. O objetivo geral é avaliar o nível de prática e familiaridade desses educadores com a abordagem holística, utilizando um questionário semiestruturado. A metodologia adotada é qualitativa, com estudo bibliográfico exploratório para embasar teoricamente a pesquisa e aplicação do questionário a 13 educadores representando 10 países do programa Fulbright DAI. O artigo visa estimular reflexões sobre a integralidade no processo educacional, apresentando perspectivas internacionais que destacam a importância da escola na formação abrangente dos alunos. Percebemos que os educadores enfrentam barreiras para implementar mudanças significativas de forma a promover uma educação integral. No entanto, há o desejo da ressignificação da educação em seus contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mari Avelino Souza dos Santos, Colégio Pedro II

Mestranda em Práticas de Educação Básica pelo Colégio Pedro II, especialista em Ensino de Leitura e Produção Textual, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Ensino de Língua Inglesa e Uso de Novas Tecnologias, pela Universidade Estácio de Sá, e em Orientação Educacional, pela Faculdade Internacional Signorelli. Professora e Orientadora Educacional na SEEDUC-RJ.

Rogério Neves, Colégio Pedro II

Possui graduação em Letras Inglês e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)(1989) e mestrado em TESOL pela University of Pennsylvania (2000), doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem tendo tido como orientadora Maria Antonieta Alba Celani. Professor Titular efetivo do Colégio Pedro II. Professor do Mestrado Profissional em Educação Básica do Colégio Pedro II (MPPEB)(PROPGPEC), . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos da complexidade, formação de professores, livro didático, ensino de leitura, ensino de leitura em língua estrangeira (inglês), leitura e metacognição

Referências

LAHON, S. Role of Holistic Education on Students' Optimum Possible Development. Social Science Journal of Gurgaon College, Volume IV, 2012. Disponível em: https://gargaoncollege.ac.in/pdf/publications/1/pub_more/52.pdf. Acesso em: 19 out 2022.

MAHMOUDI, S., JAFARI, E., NASRABADI, H. A., & LIAGHATDAR, M. J. Holistic education: An approach for the 21st century. International Education Studies, 5(2), 178-186, 2012.

MILLER, J. Holistic learning and spirituality in education: Breaking new ground. State University of New York Press, 2005.

MILLER, J. P. Caring for new life: Essays on holistic education. Brandon, VT: Foundation for Educational Renewal, 2000.

MILLER, J. P. Chapter 13 of Holistic Education in South America, Bhutan, and the Asia Pacific Network in holistic education, 2013.

Disponível em: https://her.journals.publicknowledgeproject.org/index.php/her/article/view/1210/1108 Acesso em: 14 nov 2022.

MILLER, J. P. The Holistic Curriculum. 3rd ed. University of Toronto Press, 2019.

Miseliunaite, B., Kliziene, I., & Cibulskas, G. Can Holistic Education Solve the World’s Problems: A Systematic Literature Review. Sustainability, 14, 9737, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su14159737. Acesso em: 20 nov 2022.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2nd ed. São Paulo : Cortez; Brasília, DF : UNESCO, 2000.

MORIN, E. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo/Brasília: Cortez/Unesco, 2003.

MORIN, E. Educação planetária: conferência na Universidade São Marcos, São Paulo, Brasil, 2005.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3rd ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.

MORIN, E. Ensinar a Viver: Manifesto para mudar a educação. 1st ed. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2015.

MORIN, E; CIURANA, E.R.; MOTTA, R.D. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo/Brasília: Cortez/Unesco, 2003.

MORIN, E; LE MOIGE, J. A Inteligência da complexidade. São Paulo: Petrópolis, 2000.

WALLON, H. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1989.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70. 1995.

WALLON, H. As Origens do Caráter da Criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.

WITMER, J. M. Pathways to personal growth. Developing a sense of worth and competence in a holistic education approach. ERIC Clearing ouse.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

dos Santos, M. A. S., & Neves, R. da C. (2024). A EDUCAÇÁO HOLÍSTICA E A INTEGRALIDADE DO INDIVÍDUO NO PROCESSO FORMATIVO ESCOLAR:: um olhar de educadores participantes do Programa Fulbright Distiguished Awards in Teaching - DAI. Momento - Diálogos Em Educação, 33(3), 403–421. https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.16353