A EDUCAÇÁO HOLÍSTICA E A INTEGRALIDADE DO INDIVÍDUO NO PROCESSO FORMATIVO ESCOLAR:

um olhar de educadores participantes do Programa Fulbright Distiguished Awards in Teaching - DAI

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.16353

Mots-clés :

educação integral, internacionalização da educação, educação holística, complexidade

Résumé

Este artigo aborda a crescente valorização das competências não acadêmicas no processo educativo e a busca por uma abordagem holística na educação formal, que vai além da mera transmissão de conhecimentos cognitivos. A pesquisa teve origem no programa Fulbright Distinguished Awards in Teaching (Fulbright DAI), durante o qual educadores de diversos países compartilharam experiências e perspectivas sobre essa temática. O objetivo geral é avaliar o nível de prática e familiaridade desses educadores com a abordagem holística, utilizando um questionário semiestruturado. A metodologia adotada é qualitativa, com estudo bibliográfico exploratório para embasar teoricamente a pesquisa e aplicação do questionário a 13 educadores representando 10 países do programa Fulbright DAI. O artigo visa estimular reflexões sobre a integralidade no processo educacional, apresentando perspectivas internacionais que destacam a importância da escola na formação abrangente dos alunos. Percebemos que os educadores enfrentam barreiras para implementar mudanças significativas de forma a promover uma educação integral. No entanto, há o desejo da ressignificação da educação em seus contextos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Mari Avelino Souza dos Santos, Colégio Pedro II

Mestranda em Práticas de Educação Básica pelo Colégio Pedro II, especialista em Ensino de Leitura e Produção Textual, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Ensino de Língua Inglesa e Uso de Novas Tecnologias, pela Universidade Estácio de Sá, e em Orientação Educacional, pela Faculdade Internacional Signorelli. Professora e Orientadora Educacional na SEEDUC-RJ.

Rogerio da Costa Neves, Colégio Pedro II

Possui graduação em Letras Inglês e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)(1989) e mestrado em TESOL pela University of Pennsylvania (2000), doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem tendo tido como orientadora Maria Antonieta Alba Celani. Professor Titular efetivo do Colégio Pedro II. Professor do Mestrado Profissional em Educação Básica do Colégio Pedro II (MPPEB)(PROPGPEC), . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos da complexidade, formação de professores, livro didático, ensino de leitura, ensino de leitura em língua estrangeira (inglês), leitura e metacognição

Références

LAHON, S. Role of Holistic Education on Students' Optimum Possible Development. Social Science Journal of Gurgaon College, Volume IV, 2012. Disponível em: https://gargaoncollege.ac.in/pdf/publications/1/pub_more/52.pdf. Acesso em: 19 out 2022.

MAHMOUDI, S., JAFARI, E., NASRABADI, H. A., & LIAGHATDAR, M. J. Holistic education: An approach for the 21st century. International Education Studies, 5(2), 178-186, 2012.

MILLER, J. Holistic learning and spirituality in education: Breaking new ground. State University of New York Press, 2005.

MILLER, J. P. Caring for new life: Essays on holistic education. Brandon, VT: Foundation for Educational Renewal, 2000.

MILLER, J. P. Chapter 13 of Holistic Education in South America, Bhutan, and the Asia Pacific Network in holistic education, 2013.

Disponível em: https://her.journals.publicknowledgeproject.org/index.php/her/article/view/1210/1108 Acesso em: 14 nov 2022.

MILLER, J. P. The Holistic Curriculum. 3rd ed. University of Toronto Press, 2019.

Miseliunaite, B., Kliziene, I., & Cibulskas, G. Can Holistic Education Solve the World’s Problems: A Systematic Literature Review. Sustainability, 14, 9737, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su14159737. Acesso em: 20 nov 2022.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2nd ed. São Paulo : Cortez; Brasília, DF : UNESCO, 2000.

MORIN, E. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo/Brasília: Cortez/Unesco, 2003.

MORIN, E. Educação planetária: conferência na Universidade São Marcos, São Paulo, Brasil, 2005.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3rd ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.

MORIN, E. Ensinar a Viver: Manifesto para mudar a educação. 1st ed. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2015.

MORIN, E; CIURANA, E.R.; MOTTA, R.D. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo/Brasília: Cortez/Unesco, 2003.

MORIN, E; LE MOIGE, J. A Inteligência da complexidade. São Paulo: Petrópolis, 2000.

WALLON, H. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1989.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70. 1995.

WALLON, H. As Origens do Caráter da Criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.

WITMER, J. M. Pathways to personal growth. Developing a sense of worth and competence in a holistic education approach. ERIC Clearing ouse.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-16

Comment citer

dos Santos, M. A. S., & Neves, R. da C. (2024). A EDUCAÇÁO HOLÍSTICA E A INTEGRALIDADE DO INDIVÍDUO NO PROCESSO FORMATIVO ESCOLAR:: um olhar de educadores participantes do Programa Fulbright Distiguished Awards in Teaching - DAI. Momento - Diálogos Em Educação, 33(3), 403–421. https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.16353