FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

uma revisão integrativa

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16437

Mots-clés :

Formação docente, Educação Sexual, Educação Básica

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições das formações de professores em gênero e sexualidade no contexto da Educação Básica. Para isso, realizamos uma revisão integrativa de artigos publicados no Portal de Periódicos CAPES e na Plataforma SciELO. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados oito artigos publicados em periódicos brasileiros entre 2012 e 2022. Os resultados evidenciaram que a formação continuada dos professores é essencial para a promoção de uma educação mais inclusiva e para enfrentar as resistências encontradas na discussão de sexualidade e gênero nas escolas. As formações proporcionam uma maior compreensão e sensibilidade em relação à diversidade de gênero e sexualidade, além de estimular reflexões críticas sobre práticas pedagógicas e encorajar educadores/as a revisitar suas crenças e métodos.

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Tiago Zeferino dos Santos, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2014). Licenciado em História pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011). E-mail: tiagozefe@gmail.com.

Luciano Daudt da Rocha, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Doutor em História Global pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Licenciado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001). E-mail: luciano.rocha@animaeducacao.com.br.

Natanael de Medeiros, Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE)

Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2023). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Barriga Verde (2017). E-mail: psi.natanael@gmail.com.

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Publié-e

2024-07-18

Comment citer

Santos, T. Z. dos, Rocha, L. D. da, & de Medeiros, N. (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma revisão integrativa. Momento - Diálogos Em Educação, 33(2), 315–336. https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16437