FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
uma revisão integrativa
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16437Mots-clés :
Formação docente, Educação Sexual, Educação BásicaRésumé
Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições das formações de professores em gênero e sexualidade no contexto da Educação Básica. Para isso, realizamos uma revisão integrativa de artigos publicados no Portal de Periódicos CAPES e na Plataforma SciELO. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados oito artigos publicados em periódicos brasileiros entre 2012 e 2022. Os resultados evidenciaram que a formação continuada dos professores é essencial para a promoção de uma educação mais inclusiva e para enfrentar as resistências encontradas na discussão de sexualidade e gênero nas escolas. As formações proporcionam uma maior compreensão e sensibilidade em relação à diversidade de gênero e sexualidade, além de estimular reflexões críticas sobre práticas pedagógicas e encorajar educadores/as a revisitar suas crenças e métodos.
Téléchargements
Références
BARBOSA, Dianise Mello; GUIZZO, Bianca Salazar. Gênero e Sexualidade: interfaces entre as diretrizes curriculares e práticas pedagógicas. Revista de iniciação científica da ULBRA, Canoas, n. 12, 2014. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/ic/article/view/1049. Acesso em: 3 dez. 2023.
BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O MÉTODO DA REVISÃO INTEGRATIVA NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS. Gestão e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 121–136, 2011. DOI: 10.21171/ges.v5i11.1220. Disponível em: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1220. Acesso em: 6 dez. 2023.
BRANCALEONI, Ana Paula Leivar; OLIVEIRA, Rosemary Rodrigues de. Silêncio! Não desperte os inocentes: sexualidade, gênero e educação sexual a partir da concepção de educadores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. esp2, p. 1445–1462, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v10i6.8330. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8330. Acesso em: 6 dez. 2023.
CHAVES, Jacqueline Cavalcanti; KERTZMAN, Nina Queiroz. EDUCAÇÃO EM GÊNERO E SEXUALIDADE: a palavra, a escuta e o afeto na formação de professoras e professores. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 30, n. 02, p. 345–369, 2021. DOI: 10.14295/momento.v30i02.13199. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13199. Acesso em: 3 dez. 2023.
CHIÉS, Paula Viviane. Fui Eu Que Falei Isto?... A tomada de consciência e as mudanças de paradigmas pessoais de gênero. In: ATHAYDE, P. F. A.; WIGGERS, I. D. Produção de conhecimento na Educação Física: pesquisas e parcerias do Centro da Rede Cedes no Distrito Federal. Ijuí: Ed. Unijuí, 2020. (Coleção Educação Física). p. 121-135.
COSTA, Ana Paula; VIANNA, Claudia Pereira. A formação docente em gênero e a crítica ao patriarcado: subordinações e resistências de mulheres professoras. Poiésis: revista científica em educação, v. 12, n. ju/dez. 2018, p. 410-428, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.19177/prppge.v12e222018410-428. Acesso em: 05 dez. 2023.
DOS SANTOS, Beatriz Rodrigues Lino; SOUZA, Marcos Lopes de. Novos olhares sobre gênero e sexualidade: transformações advindas de um curso de formação docente. Retratos da Escola, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 159–176, 2020. DOI: 10.22420/rde.v14i28.1105. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1105. Acesso em: 5 dez. 2023.
FERRARI, Anderson; CASTRO, Roney Polato de. “Quem está preparado pra isso?”... Reflexões sobre a formação docente para as homossexualidades. Práxis Educativa, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 295–317, 2013. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.8i1.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/4020. Acesso em: 6 dez. 2023.
FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação Sexual na escola: desafios e conquistas dos educadores. In: FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação sexual: saberes necessários para quem educa. Curitiba: CRV, 2018a. Cap. 9, p. 219-241.
FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Formação de educadores sexuais: adiar não é mais possível. 2 ed. Londrina: Eduel, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GANONG, Lawrence. Integrative reviews of nursing research. Research in Nursing & Health. New York, v. 10, n.11, p. 1-11. 1987. Disponível em: https://doi.org/10.1002/nur.4770100103
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. “Temos um problema em minha escola: um garoto afeminado demais.” Vigilância de gênero, heteronormatividade e heterossexismo no cotidiano escolar: notas sobre a pedagogia do armário. In: MAIO, E. R.; CORREA, C. M. A. (Org.). Gênero, direitos e diversidade sexual: trajetórias escolares. Maringá: Eduem, 2013. p. 175-190.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. (Org.) O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
MARTINS, Aline Madalena; CRUZ, Tânia Mara. Experiências docentes de formação continuada sobre gênero e sexualidade no ensino fundamental. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1203–1221, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.63461. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/63461. Acesso em: 5 dez. 2023.
NARDI, Henrique H., QUARTIERO, Eliana. Educando para a diversidade: desafiando a moral sexual e construindo estratégias de combate à discriminação no cotidiano escolar. Sexualidad, Salud y Sociedade – Revista Latinoamericana, n.11, p.59-87, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1984-64872012000500004. Acesso em: 5 dez. 2023.
NOGUEIRA, Daniela Macias. Gênero e sexualidade na educação. In: I Simpósio sobre Estudos de Gênero e Políticas Públicas, Londrina, Universidade Estadual de Londrina, 2010. Anais... Disponível em: http://www.uel.br/eventos/gpp/pages/arquivos/2.DanielaNogueira.pdf. Acesso em: 3 dez. 2023.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
Organização das Nações Unidas (ONU). Princípios de Yogyakarta: Princípios sobre a aplicação da legislação internacional de direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero. 2007.
SOARES, Zilene Pereira; MONTEIRO, Simone Souza. Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafios. Educar em Revista, [S.l.], v. 35, n. 73, p. 287-305, abr. 2019. ISSN 1984-0411. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61432. Acesso em: 05 dez. 2023.
QUINALHA, Renan. Movimento LGBTI+: Uma breve história do século XIX aos nossos dias. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
RAMOS, Hugo Souza Garcia. GÊNERO E SEXUALIDADE EM CARTAZ NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS. RevistAleph, v. 28, n. 28, 17 ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/39188. Acesso em: 26 nov. 2023.
ROSSI, Celia Regina; VILARONGA, Carla Ariela Rios; GARCIA, Osmar Arruda; LIMA, Maria Tereza Oliveira. GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE ASSUNTOS DA DIVERSIDADE SEXUAL. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 27, n. 88, p. 6–34, 2012. DOI: 10.21527/2179-1309.2012.88.6-34. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/365. Acesso em: 5 dez. 2023.
SANTOS, Sandro Prado; DIAS, Danielly Ferreira. Memórias da trajetória de professoras no âmbito do curso de extensão "Sexualidade Infantil e Relações de Gênero": reflexões, dificuldades e contribuições na prática pedagógica. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/REE-v11n22012-20802. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20802. Acesso em: 5 dez. 2023.
SCOTT, Joan. Gênero uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. v. 20, n. 2. Porto Alegre, 1995.
SILVA, Edna Coimbra da; FELDKERCHER, Nadiane. A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 172–187, 2018. DOI: 10.14295/momento.v27i2.8036. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8036. Acesso em: 6 dez. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Momento - Diálogos em Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.